Webdoc sobre a minissérie Quem Ama não Mata com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
'Quem Ama Não Mata' aborda as dificuldades nas relações amorosas através da história de cinco casais de classe média com visões diferentes sobre casamento, amor e fidelidade. Os protagonistas, a dona de casa Alice (Marília Pêra) e o dentista Jorge (Cláudio Marzo), casados há oito anos, parecem um casal perfeito. No entanto, a união está em crise por não conseguirem ter um filho. Jorge descobre que é estéril e, decepcionado, não revela o fato a Alice, que sofre por não conseguir engravidar. A relação se torna cada vez mais difícil devido à falta de diálogo e eles chegam a ser violentos um com o outro. Um assassinato liga as tramas: já no primeiro capítulo, o telespectador fica sabendo que houve um crime, mas ignora quem é a vítima: Jorge ou Alice. O mistério é revelado apenas no último capítulo, quando descobre-se que Jorge é o assassino.
Fantástico: A origem da frase "Quem Ama Não Mata", que deu nome à minissérie (1982)
Autoria: Euclydes Marinho | Colaboração: Denise Bandeira e Tânia Lamarca | Direção: Daniel Filho e Dennis Carvalho | Produção do núcleo: Daniel Filho | Período de exibição: 12/07/1982 – 06/08/1982 | Horário: 22h | Nº de capítulos: 20
Tramas paralelas
Laura e Raul
A relação de Laura (Susana Vieira), irmã de Alice, e Raul (Paulo Villaça) é outra trama da história. Ela é naturalista, mora em Mauá, na Serra da Mantiqueira (RJ), acredita em astrologia e trabalha como tradutora. Antes de conhecer Raul, Laura foi casada duas vezes. Mãe de duas meninas, Júlia (Denise Dumont) e Ângela (Monique Curi), tem um relacionamento tumultuado com ambas. Ele é o oposto dela: um homem de negócios, que vive viajando a trabalho. Também já teve outros relacionamentos amorosos, mas se encanta por Laura assim que a conhece e se apaixona loucamente. Laura tenta manter sua independência a todo preço e gosta da relação nada convencional que tem com Raul: cada um em seu canto. Ele, por sua vez, considera o casamento a única opção possível para a felicidade dos dois e sofre com a recusa de Laura, que não quer dividir o mesmo teto com um homem pela terceira vez.
Cena em que Laura (Susana Vieira) e Alice (Marília Pêra) conversam sobre gravidez.
Chico e Júlia
Júlia (Denise Dumont) é namorada de Chico (Daniel Dantas), a quem ama, mas acaba se envolvendo com Lucas (Buza Ferraz). Juntos, Júlia e Chico buscam uma saída para enfrentar a presença de uma nova pessoa entre eles. Ao contrário de Alice e Jorge, os dois conversam muito, com total sinceridade e franqueza, na tentativa de recuperar a confiança que tinham um no outro. Eles brigam, discutem, fazem as pazes e procuram, de todas as formas, revigorar e fortalecer a relação estremecida.
Cena em que Chico (Daniel Dantas) e Júlia (Denise Dumont) fazem as pazes após ela o ter traído.
Odete e Fonseca
Já o casal Odete (Tânia Scher) e Fonseca (Hugo Carvana) vive entre tapas e beijos. Emergentes, ele morre de ciúmes da mulher e tenta controlar e vigiar todos os seus passos. Odete, por sua vez, é uma mulher alegre e expansiva e não suporta ser cerceada. Apesar das inúmeras e fortes discussões, os dois se amam e sabem que uma relação a dois é mesmo feita de altos e baixos.
Cena em que Odete (Tânia Scher) e Fonseca (Hugo Carvana) discutem.
General Flores e Dona Carmem
Tamanha instabilidade nos relacionamentos dos personagens tem como contraponto o casamento tranquilo e feliz dos pais de Alice e Laura, o general Flores (Dionísio Azevedo) e Dona Carmem (Norma Geraldy). Dona Carmem é uma simpática professora de piano, que sofre com os problemas das filhas e netas. Nem ela nem o marido compreendem o estilo de vida que as filhas têm, mas estão sempre ao lado delas para o que der e vier.
Cena com o casal general Flores (Dionísio Azevedo) e dona Carmem (Norma Geraldy).
Fonte