Lúcia Helena e Fernando, em crise conjugal, resolvem viajar com a família para fugir da violência da cidade. Fernando é um arquiteto com aspirações literárias que não consegue concluir o primeiro livro. Os planos da família são interrompidos pela chegada da jovem e maliciosa Anita.
Marta (Vera Holtz), irmã mais velha de Lúcia Helena, é uma mulher cheia de preconceitos, que não alimenta esperanças em relação à sua vida sentimental. Aos poucos, porém, revela-se seu irresistível desejo por homens negros.
Presença de Anita contou com locações em Vassouras (RJ), que serviu como cenário para a fictícia Florença, e em Valença (RJ), onde foram gravadas as cenas externas da fazenda de Marta (Vera Holtz).
A trilha sonora de Presença de Anita contou com músicas em francês, escolhidas pelo autor. A música de abertura, Ne me quittes pas, cantada por Maysa, ganhou três variações – alegre, melancólica e romântica –, idealizadas pelo produtor musical Alberto Rosenblit.
Autoria: Manoel Carlos | Direção: Edgard Miranda | Direção-geral: Ricardo Waddington e Alexandre Avancini | Direção de núcleo: Ricardo Waddington; veja mais.