Memoria Globo

Cleo Pires em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Cleo Pires em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/Globo

ANA TERRA (Cleo Pires / Suzana Pires)Filha de Maneco Terra (Luiz Carlos Vasconcelos) e Henriqueta Terra (Cyria Coentro), Ana Terra (Cleo Pires) tinha uma vida pacata e solitária nos pampas. A moça é irmã de Antônio Terra (José Henrique Ligabue) e vê sua vida transformar com a chegada de Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez). Eles se apaixonam e a jovem fica grávida. Ao descobrir a gravidez da filha, Maneco manda Antônio matar Pedro. Anos depois, a família Terra é atacada por castelhanos. Apenas Ana e seu filho, Pedro Terra (Eduardo Correa), sobrevivem. Os dois se mudam para Santa Fé. Lá, Ana (Suzana Pires) se torna a principal parteira da cidade. Ao longo da trama, a personagem mostra fibra e coragem. 

Marjorie Estiano em o Tempo e o Vento – 2ª Edição, 2014. Globo — Foto: Globo

Marjorie Estiano em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/ Globo.

BIBIANA (Marjorie Estiano/ Fernanda Montenegro/ Janaína Kremer)É neta de Ana Terra (Cleo Pires/ Suzana Pires). Filha dePedro Terra (Rafael Tombini/Cacá Amaral) e Arminda (Luiza Ollé/ Áurea Baptista), Bibiana foi uma moça bonita e se apaixonou à primeira vista pelo Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda). Também foi cortejada por Bento Amaral (Leonardo Medeiros), mas casou-se com o militar. Com ele, teve dois filhos: Bolívar (Igor Rickli)e Anita, que morre ainda bebê. Rodrigo é morto com um tiro nas costas por Bento. Bibiana reúne forças para cuidar de Bolívar. Herdou da avó o gênio teimoso e a aura de matriarca que se acentua com o passar do tempo. Vive outra tragédia ao ver a morte do filho e, mais uma vez, supera o episódio para cuidar do neto Licurgo (Marat Descartes). É Bibiana quem narra a trama. Ao envelhecer, começa a ver o espírito do Capitão. Ela morre após o fim da Revolução Federalista e seu espírito vai embora junto com o de Rodrigo.

Thiago Lacerda em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. Divulgação/Globo — Foto: Globo

Thiago Lacerda em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/Globo

CAPITÃO RODRIGO CAMBARÁ (Thiago Lacerda)Vencedor de muitas batalhas, Rodrigo é um homem destemido, fanfarrão e sedutor. Ele gosta de tocar violão, cantar, jogar cartas e beber. Ao chegar a Santa Fé, o militar se apaixonou à primeira vista por Bibiana (Marjorie Estiano). Tornou-se inimigo da família Amaral após disputar o amor da moça com Bento Amaral (Leonardo Medeiros). Os dois travaram uma luta de adagas e o Capitão foi pego de surpresa com um tiro de Bento. Depois de se recuperar, casou-se com Bibiana e teve dois filhos: Bolívar (Igor Rickli)e Anita, que morreu ainda bebê. Ao lado do cunhado, Juvenal Terra (Cris Pereira/JN Canabarro), montou uma venda. Lutou na Revolução Farroupilha e venceu, mas foi assassinado por Bento.

Marjorie Estiano e Leonardo Medeiros em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Marjorie Estiano e Leonardo Medeiros em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/ Globo.

BENTO AMARAL (LEONARDO MEDEIROS)Filho de Ricardo Amaral Neto (Paulo Goulart), Bento era apaixonado por Bibiana (Marjorie Estiabo). Duelou com o Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda) por causa da jovem. Quase morreu na disputa, mas trapaceou dando um tiro no militar. Tornou-se inimigo dos Terra Cambará. Anos depois, conseguiu matar o Capitão com um tiro nas costas.

Paulo Goulart em o Tempo e o Vento – 2ª Edição, 2014. Globo — Foto: Globo

Ricardo Amaral Neto (Paulo Goulart) em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação Globo.

CORONEL RICARDO AMARAL NETO (Paulo Goulart)Filho de Ricardo Amaral (José de Abreu), Coronel Ricardo Amaral Neto é um grande estancieiro e chefe político de Santa Fé. É um homem duro e não aceita a permanência do Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda) na cidade em função da personalidade intempestiva do militar. Morre num duelo contra o militar durante a Revolução Farroupilha.

Cris Pereira e Thiago Lacerda em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Cris Pereira e Thiago Lacerda em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. Divulgação/Globo

JUVENAL TERRA (Cris Pereira/JN Canabarro) – Filho mais velho de Pedro Terra (Rafael Tombini/Cacá Amaral) e Arminda (Luiza Ollé/ Áurea Baptista). Irmão de Bibiana (Marjorie Estiano/Fernanda Montenegro), Juvenal é um homem quieto e trabalhador. Assim que o Capitão Rodrigo Cambará chegou a Santa Fé, ele se tornou amigo do militar. Os dois montaram uma venda. Juvenal se casou com Maruca (Giselle Alvez), com quem teve um filho: Florêncio (Rafael Cardoso/Danny Gris).

Mayana Moura em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Mayana Moura em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. João Cotta/Globo

LUZIA SILVA (Mayana Moura)É a neta de Agnaldo Silva (Carlos Cunha Filho). Foi viver com o avô no Sobrado depois de ter sido educada na Corte. Casou-se com Bolívar (Igor Rickli) e teve um filho, Licurgo (Marat Descartes). Também alimentou um estranho sentimento pelo primo do marido, Florêncio Terra (Rafael Cardoso). É uma mulher de temperamento misterioso e doentio. Gosta da morte e tem uma péssima relação com a sogra Bibiana (Janaína Kremer).

Igor Ricki Mayana Moura em o Tempo e o Vento – 2ª Edição, 2014. Globo — Foto: Globo

Igor Ricki e Mayana Moura em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. Divulgação/ Globo.

BOLÍVAR (Igor Rickli)Filho de Bibiana (Marjorie Estiano) e do Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda), Bolívar é um jovem bonito, corajoso e impetuoso como o pai. Casa-se com Luzia Silva (Mayana Moura) e tem um filho, Licurgo (Marat Descartes). Era amigo de seu primo, Florêncio Terra (Rafael Cardoso), mas, por influência da esposa, se afasta do rapaz após o casamento. É obrigado a ficar de quarentena em casa quando volta de Porto Alegre, cidade devastada pela cólera. Bolívar não cumpre a ordem e é morto pela polícia. 

Rafael Cardoso em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Rafael Cardoso em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. João Cotta/Globo

FLORÊNCIO TERRA (RAFAEL CARDOSO/ DANNY GRIS)É filho de Maruca (Giselle Alvez) e Juvenal Terra (Cris Pereira/JN Canabarro). Sobrinho de Bibiana (Marjorie Estiano/Fernanda Montenegro) e primo de Bolívar (Igor Rickli), Florêncio é um homem de bom caráter. Tímido, ele perde o amor de Luzia Silva (Mayana Moura) para seu primo e melhor amigo Bolívar. É pai de Alice (Elisa Volpatto) e Maria Valéria (Vanessa Lóes). Alice se casa com seu primo Licurgo (Marat Descartes), filho de Luzia e Bolívar. Ele vive no Sobrado com a tia e o genro.

José de Abreu em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

José de Abreu em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/Globo

CORONEL RICARDO AMARAL (José de Abreu) – É um rico estancieiro. É ele quem constrói a cidade de Santa Fé e acolhe Ana Terra (Cleo Pires) com seu filho, Pedro Terra (Eduardo Correa).

Luiz Carlos Vasconcelos e Cleo Pires em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Luiz Carlos Vasconcelos e Cleo Pires em O Tempo e o Vento 2ª Edição. Divulgação/Globo

MANECO TERRA (Luiz Carlos Vasconcelos) – É casado com Henriqueta Terra (Cyria Coentro). Eles são pais de Ana Terra (Cleo Pires) e Antônio Terra (José Henrique Ligabue). Mantém seus princípios com rigor e crueldade. Apesar de desconfiado, recebeu o índio Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez) em sua casa e o deixou ficar na estância porque era trabalhador. Ao saber da gravidez de sua filha, manda Antônio matar Pedro. Morre após sua estância ser atacada por castelhanos.

Luiz Carlos Vasconcelos, Cyria Coentro e Cleo Pires em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Luiz Carlos Vasconcelos, Cyria Coentro e Cleo Pires em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. Divulgação/Globo

HENRIQUETA TERRA (Cyria Coentro) – É esposa de Maneco Terra (Luiz Carlos Vasconcelos). Mãe de Ana Terra (Cleo Pires) e Antônio Terra (José Henrique Ligabue), Henriqueta é uma mulher silenciosa e trabalhadora. É muito amiga da filha. Morre doente, mas consegue ver de perto a infância do neto Pedro Terra (Eduardo Correa).

Suzana Pires, Luiza Ollé e Rafael Tombini em o Tempo e o Vento – 2ª Edição,2014. Globo — Foto: Globo

Suzana Pires, Luiza Ollé e Rafael Tombini em O Tempo e o Vento – 2ª Edição. Divulgação/Globo

PEDRO TERRA (Eduardo Correa/ Rafael Tombini/Cacá Amaral) – É filho de Ana Terra (Cleo Pires) e Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez). Nasce na estância da família Terra após seu avô, Maneco Terra (Luiz Carlos Vasconcelos), mandar matar seu pai para vingar a honra da família. É criado pela mãe e cresce em Santa Fé. Luta em várias guerras e se casa com Arminda (Luiza Ollé/ Áurea Baptista). Juntos eles têm Bibiana (Marjorie Estiano/Fernanda Montenegro) e Juvenal (Cris Pereira/JN Canabarro).

LICURGO (Marat Descartes)É filho único de Bolívar (Igor Rickli) e Luzia Silva (Mayana Moura). É casado com Alice Terra (Elisa Volpatto). Juntos, eles têmRodrigo (Kaic Crescente). Seguindo a tradição, é inimigo da família Amaral. É republicano e tem o Sobrado sitiado pelos maragatos durante a Revolução Federalista.

ANTÔNIO TERRA (José Henrique Ligabue) – É filho de Maneco Terra (Luiz Carlos Vasconcelos) e Henriqueta Terra (Cyria Coentro), e irmão de Ana Terra (Cleo Pires). Para vingar a honra de sua irmã, Antônio mata com um tiro o índio Pedro Missioneiro (Martín Rodriguez) por ter engravidado Ana. Morre após a estância de sua família ser atacada por castelhanos.

ARMINDA (Luiza Ollé/ Áurea Baptista) – É esposa de Pedro Terra (Rafael Tombini/Cacá Amaral), e tem dois filhos com ele: Bibiana (Marjorie Estiano/Fernanda Montenegro) e Juvenal (Cris Pereira/JN Canabarro). É uma mulher calada e trabalhadora.

ALICE TERRA (Elisa Volpatto) – Prima e esposa de Licurgo (Marat Descartes). É uma mulher bonita, mas de personalidade fraca. Mãe de Rodrigo (Kaic Crescente), dá a luz a uma menina, que nasce morta.

MARIA VALÉRIA (Vanessa Lóes) – Cunhada de Licurgo (Marat Descartes) e filha mais velha de Florêncio (Danny Gris). Mulher seca, objetiva e solteira, Maria Valéria é quem coordena o Sobrado desde que Bibiana (Fernanda Montenegro) começou a perder a noção da realidade.

MARCIANO BEZERRA (Leonardo Machado) – É o mercador que leva Ana Terra (Cleo Pires) e Pedro Terra (Eduardo Correa) para Santa Fé.

PADRE LARA (Zé Adão Barbosa) – É um homem de bom coração e se torna amigo do Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda). É ele quem tenta amenizar as disputas entre as famílias Amaral e Terra Cambará.

PADRE ALONZO (César Troncoso) – É um jesuíta espanhol dos Sete Povos. Vivia nas Missões e criou o índio mestiço Pedro Missioneiro (Matheus Costa).

AGNALDO SILVA (Carlos Cunha Filho) – É avô de Luzia Silva (Mayana Moura). Foi um forasteiro que ficou tão rico quanto à família Amaral. Agnaldo se apossou de muitas terras. Construiu o Sobrado em cima da casa da família Terra. Morreu após cair de um cavalo.

RODRIGO (Kaic Crescente) – É o bisneto de Bibiana (Fernanda Montenegro). Filho de Licurgo (Marat Descartes), Rodrigo enxergou o espírito do bisavô, Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda) e da bisavó.

DENTINHO DE OURO (Roberto Birindelli) – É um capanga dos Amaral.

NICOLAU (Luis Franke) – Dono de uma venda em Santa Fé. É nesse comércio que o Capitão Rodrigo conhece Juvenal Terra (Cris Pereira).

PAULA (Fernanda Carvalho Leite) – É esposa de Nicolau (Luis Franke).

FANDANGO (Miguel Ramos) – É um peão do Sobrado.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)