Adaptada do romance homônimo de Eça de Queiroz, 'O Primo Basílio' se passa em Lisboa, no final do século XIX, e conta a história do envolvimento amoroso entre dois primos. A narrativa apresenta quatro personagens centrais: Luísa (Giulia Gam), seu primo Basílio (Marcos Paulo), seu marido, Jorge (Tony Ramos), e a empregada Juliana (Marília Pêra). A trama tem início quando Basílio, um jovem burguês rico e exibicionista, recém-chegado de uma viagem à Inglaterra, se envolve com a bela e sonhadora Luísa. Os dois se apaixonam, mas Basílio é obrigado a viajar para o Brasil a negócios. Ele se despede da prima, prometendo voltar em breve para se casarem. Inicialmente, Basílio escreve à Luísa com freqüência. Com o passar do tempo, no entanto, deixa de mandar notícias. Certo dia, Luísa recebe uma carta na qual Basílio termina definitivamente o namoro. Ela fica arrasada com o rompimento e só se recupera anos depois, quando conhece o engenheiro Jorge, com quem se casa.
Abertura da minissérie 'O Primo Basílio' (1988).
Autoria: Gilberto Braga e Leonor Bassères | Direção: Daniel Filho | Período de exibição: 09/08/1988 – 02/09/1988 | Horário: 22h30 | Nº de capítulos: 16
Passados muitos anos, o sedutor Basílio volta a Lisboa, justamente quando Jorge está viajando. Luísa não resiste às suas investidas e os dois se envolvem novamente. O romance é descoberto pela empregada Juliana, que transforma a vida da patroa em um inferno. A serviçal encontra cartas de amor trocadas entre os primos e passa a chantagear Luísa, com o intuito de lucrar com o caso. Como não tem dinheiro, a jovem acaba rendida. Com requintes de maldade, Juliana obriga Luísa a servi-la, invertendo os papéis de patroa e empregada. Luísa sofre pela chantagem de Juliana e, aos poucos, passa a se dar conta de que ama verdadeiramente Jorge, e não Basílio. A constatação faz com que ela entre em crise, pois teme perder o marido, e passe a ser atormentada por uma enorme culpa. Em uma época em que a mulher era absolutamente reprimida, a traição de uma esposa era tida como um grave pecado.
Para piorar a situação da jovem, ela acaba rejeitada por Basílio. Na realidade, muito vaidoso, ele estava seduzido pelo clima de aventura que aquele romance lhe trazia e não verdadeiramente apaixonado pela prima. Luísa conta a Basílio que Juliana descobriu tudo e propõe que fujam juntos, mas ele não aceita a ideia. E, quando percebe que o envolvimento pode ter consequências perigosas, Basílio parte para Paris.
Cansada de tanto tormento, Luísa pede ajuda a Sebastião (Pedro Paulo Rangel), melhor amigo de Jorge. Ela lhe conta toda a verdade e o que vem sofrendo com a chantagem de Juliana. Com a ajuda da polícia, Sebastião invade a casa de Luísa e exige que a criada entregue as cartas comprometedoras. Desesperada e consciente de que não terá escapatória, Juliana sofre um derrame e morre.
Sem a empregada e o amante, tudo volta ao normal na vida de Luísa, inclusive seu casamento com Jorge, a quem ela promete dedicar-se até o fim dos seus dias.Mas o sofrimento de Luísa continua. Ao chegar em casa, depois de uma viagem, Jorge recebe uma carta de Basílio endereçada a sua mulher. Como ela está doente, com pneumonia, ele abre e lê a correspondência. Aos poucos, as palavras de amor de Basílio se transformam num tormento para o contido Jorge. Quando Luísa se recupera, Jorge revela saber tudo sobre o romance entre ela e Basílio. As palavras do marido a deixam desesperada. O sentimento de culpa atormenta Luísa, que adoece. Jorge fica sensibilizado, diz que a ama e que esquecerá o adultério. Mas, sem responder aos medicamentos, ela piora a cada dia. Luísa morre nos braços do marido, que pede a mulher que o perdoe.
BASTIDORES E CURIOSIDADES
A minissérie contou com a direção de fotografia de Edgar Moura, conhecido por sua vasta experiência em cinema. Uma minuciosa pesquisa precedeu a elaboração dos figurinos do elenco central, a cargo de Beth Filipecki. Para a jovem Luísa, foram escolhidas roupas em tons alegres e tecidos leves, vaporosos, enquanto a empregada Juliana vestia-se com cores escuras, marcando a oposição entre as duas personagens.
TRILHA SONORA
O Primo Basílio teve direção musical de Roger Henri. A trilha sonora incluía um tema composto por Wagner Tiso, 'O Fado da Leopoldina', com letra de Eça de Queiroz, interpretada por Beth Goulart, que fazia o papel de Leopoldina na história.
WEBDOC – EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a minissérie 'O Primo Basílio' com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
GALERIA VÍDEOS
'O Primo Basílio' (1988): cena com Luísa (Giulia Gam) e seu primo, Basílio (Marcos Paulo).
'O Primo Basílio' (1988): cena em que Luísa (Giulia Gam) namora Jorge (Tony Ramos).
'O Primo Basílio' (1988): cena em que as empregadas Juliana (Marília Pêra) e Joana (Louise Cardoso) conversam. Juliana demonstra sua personalidade amarga.
'O Primo Basílio' (1988): cena em que Juliana (Marília Pêra), de posse das cartas que provam o romance de Luísa (Giulia Gam) com seu primo (Marcos Paulo), faz chantagem com a patroa, exigindo 600 mil réis pelo seu silêncio. Com Leopoldina (Beth Goulart).
'O Primo Basílio' (1988): cena em que Luísa (Giulia Gam), sem ter como pagar o que Juliana (Marília Pêra) cobrou-lhe pelo silêncio quanto ao caso que teve com o primo (Marcos Paulo), faz o serviço da empregada. Com Joana (Louise Cardoso) e Jorge (Tony Ramos).
'O Primo Basílio' (1988): cena em que Luísa (Giulia Gam), por estar doente, corta rente o cabelo.
'O Primo Basílio' (1988): cena em que Jorge (Tony Ramos) descobre a traição de Luísa (Giulia Gam).
Fonte: