Por Memória Globo

Jorge Baumann/Globo

Zé do Burro (José Mayer) é de uma família de posseiros, que luta contra latifundiários, cujo principal representante é Tião Gadelha (Carlos Eduardo Dolabella). Alheio a esses conflitos, Zé vive num mundo à parte com seu fiel companheiro Nicolau. E, ao ver o animal em estado grave e sem responder a nenhum medicamento, decide fazer uma promessa a Iansã (Santa Bárbara, no catolicismo): caso o burro sobreviva, ele carregará uma cruz de madeira desde a sua roça, em Monte Santo, no interior da Bahia, até a igreja de Santa Bárbara, em Salvador.

Cena em que Zé do Burro (José Mayer) conversa com a esposa (Denise Milfont) sobre os preparativos para cumprir a promessa feita à Iansã.

Cena em que Zé do Burro (José Mayer) conversa com a esposa (Denise Milfont) sobre os preparativos para cumprir a promessa feita à Iansã.

Com a recuperação de Nicolau, Zé começa a pagar a promessa, acompanhado da mulher, Rosa (Denise Milfont). Ao chegar à porta da igreja, Zé do Burro é impedido de entrar por padre Olavo (Walmor Chagas) sob o argumento de que a promessa foi feita em um terreiro de candomblé. Ele, entretanto, recusa-se a partir sem cumprir o prometido, afirmando que é um homem íntegro e fiel a Deus. Zé ganha o apoio da população, especialmente dos seguidores de candomblé, e passa a ser visto como mártir e santo.

O Pagador de Promessas: Zé do Burro é impedido de cumprir sua promessa

O Pagador de Promessas: Zé do Burro é impedido de cumprir sua promessa

Diante da situação, o presbitério se reúne sob a liderança de dom Germano (Mário Lago). Alguns padres vêem uma conotação política em sua atitude e criticam o suposto sincretismo religioso do peregrino. Outros defendem que Zé do Burro é apenas um homem do povo que quer cumprir uma promessa.

José Mayer e Diogo Vilela em O Pagador de Promessas, 1987 — Foto: Jorge Baumann/Globo

O último capítulo se passa no dia de Santa Bárbara, quando Zé se mistura à multidão durante uma procissão para tentar entrar no templo. Mas padre Olavo fecha as portas para ele novamente. A polícia cerca a igreja, e inicia-se um grande tumulto. O inescrupuloso policial Zarolho (Emiliano Queiroz) agita a multidão e insiste em prender Zé do Burro, que não se deixa levar. Em meio a uma briga em plena escadaria da Igreja de Santa Bárbara, Zé do Burro é atingido por um tiro, morrendo sem pagar sua promessa. A população local, sensibilizada com o drama do posseiro, decide entrar na igreja com a cruz levando o corpo de Zé do Burro.

Cena em que Zé do Burro (José Mayer) é morto.

Cena em que Zé do Burro (José Mayer) é morto.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)