O tema central da minissérie – adaptação da peça homônima de Dias Gomes – é a sobrevivência do homem e sua luta por aquilo em que acredita. O personagem condutor da narrativa é o humilde Zé do Burro (José Mayer), que, inconsolável, assiste ao padecimento de Nicolau, seu burro, vítima de um acidente e decide fazer uma promessa.

Trama Principal

Merece destaque a história de Padre Eloy (Osmar Prado), de Monte Santo. Adorado pela comunidade, ele sofre duras represálias das autoridades locais por apoiar os trabalhadores. Ao longo da trama, morre assassinado.

Tramas Paralelas - Foto: (Jorge Baumann/Globo)

Para compor o personagem Zé do Burro, o ator José Mayer passou um mês em Monte Santo, na Bahia, morando numa casa simples, convivendo e cuidando do burro com o qual contracenava. José Mayer incorporou o personagem de tal forma que as pessoas da cidade chamavam-no de Zé do Burro.

Bastidores

Adaptada para a televisão, O Pagador de Promessas sofreu inúmeros cortes. Embora concebida em 12 capítulos, ficou com apenas oito. A minissérie foi levada ao ar durante a Constituinte, instaurada em 1986, e uma das questões mais delicadas em discussão no Congresso era a reforma agrária.

Curiosidades

A trilha sonora de O Pagador de Promessas merece destaque. Especialmente composta por Egberto Gismonti, as músicas eram interpretadas pela Orquestra Transarmônica D’Amla de Omrac. O tema de abertura era Iluminada.

Trilha Sonora

Autoria: Dias Gomes | Direção: Tizuka Yamasaki | Direção de executiva: Paulo Afonso Grisolli | Supervisão: Daniel Filho; saiba mais.

Ficha Técnica
O Pagador de Promessas