Abertura da minissérie O Canto da Sereia (2013)
Baseada no romance O Canto da Sereia – Um Noir Baiano, de Nelson Motta, a minissérie conta, em quatro capítulos, os bastidores da vida de Sereia (Isis Valverde), uma grande estrela da música pop e do axé, assassinada no alto de um trio elétrico, durante sua apresentação em uma terça-feira de carnaval. Dinheiro, fama, inveja, idolatria, suspense, mistério, amor e ódio se enredam na teia de segredos que constituem essa trama contemporânea, ambientada na cidade de Salvador, na Bahia.
Autoria: George Moura e Patrícia Andrade, com base na obra O Canto da Sereia – Um Noir Baiano, de Nelson Motta | Escrita por: George Moura, Patrícia Andrade e Sergio Goldenberg | Supervisão de texto: Gloria Perez | Direção-geral: José Luiz Villamarim | Núcleo: Ricardo Waddington | Período de exibição: 08/01/2013 – 11/01/2013 | Nº de episódios: 4 | Horário: 23h
GALERIA DE PERSONAGENS
SEREIA (Isis Valverde) – Nascida em Itabuna, sul da Bahia, Sereia Maria de Oliveira é a atual musa do axé no Brasil. Desponta dos barzinhos de Salvador para a glória nacional com o apoio do produtor musical Paulinho de Jesus (Gabriel Braga Nunes), dos publicitários Mara Moreira (Camila Morgado) e Tuta Tavares (Marcelo Médici), e do governador Jotabê (Marcos Caruso). É assassinada durante o carnaval, no alto de seu trio elétrico.
AUGUSTÃO (Marcos Palmeira) – Agostinho Matoso, mais conhecido como Augustão. Tem intuição, raciocínio lógico e carisma de sobra. É segurança de Sereia, e a morte da musa o deixa transtornado. Descobrir quem a matou passa a ser uma questão de honra.
VAVÁ DE ZEFA (Fabio Lago) – Braço direito de Augustão (Marcos Palmeira), com quem divide um escritório num sobrado na Baixa do Sapateiro. Diz-se operador turístico independente, alugando barcos para passeios e organizando programas e excursões.
MARA MOREIRA (Camila Morgado) – Publicitária, conhece Sereia (Isis Valverde) antes de ela se tornar famosa. Quando Paulinho de Jesus (Gabriel Braga Nunes) e Tuta Tavares (Marcelo Médici) têm a ideia de transformar a cantora iniciante em uma grande estrela, Sereia exige que Mara seja sua empresária.
TUTA TAVARES (Marcelo Médici) – Poderoso publicitário baiano, cria as estratégias de marketing que transformam Sereia (Isis Valverde) em uma estrela da noite para o dia. Tuta se considera o criador do mito. Trabalha também para o governador da Bahia, Doutor Juracy Bandeira (Marcos Caruso), o legendário Doutor Jotabê, candidato à reeleição.
PAULINHO DE JESUS (Gabriel Braga Nunes) – Produtor musical que descobre e desenvolve o talento de Sereia (Isis Valverde). Apaixona-se perdidamente pela cantora e vive com ela um romance turbulento que não termina bem.
MÃE MARINA DE OXUM (Fabiula Nascimento) – Mulher corajosa, desde os 23 anos, designada pelos orixás, ocupa o lugar de sua avó como mãe de santo do mais tradicional e poderoso terreiro de Salvador, o Soberana do Mar. Sabe muito sobre a vida de Sereia (Isis Valverde) e de todas as pessoas importantes da cidade.
JORGE DE OGUM (Guilherme Silva) – Casado com Mãe Marina (Fabiula Nascimento), Jorge Luis Santana, ou simplesmente Jorge de Ogum, é o compositor de todos os maiores sucessos de Sereia (Isis Valverde).
DOUTOR JOTABÊ (Marcos Caruso) – Governador do Estado, o doutor Juracy Bandeira está em campanha para a reeleição. Para vencer, ele e o marqueteiro Tuta (Marcelo Médici) investem na carreira da cantora Sereia (Isis Valverde), transformando-a em instrumento de poder.
SÓ LOVE (João Miguel) – Ex-chefe do fã-clube de Sereia (Isis Valverde), homossexual e travesti, é amigo íntimo e secretário particular da cantora, a quem venera como uma deusa. Trabalha como faz-tudo na produtora que cuida da carreira da musa.
MARTA PIMENTA (Margareth Menezes) – Mulher forte, de olhar duro, é a responsável pelas investigações do assassinato de Sereia (Isis Valverde). Mantém uma relação próxima com o governador Jotabê (Marcos Caruso).
SALETE DA SILVA (Marcélia Cartaxo) – Tia de Sereia (Isis Valverde), mora com o marido, Geraldo (AC Costa), em Itabuna. Acolhe a sobrinha quando esta perde os pais em um acidente, mas não a trata bem.
GERALDO (AC Costa) – Casado com Salete (Marcélia Cartaxo), mora com a mulher em Itabuna. Deixa-se seduzir por Sereia (Isis Valverde), passando a viver uma história turbulenta.
TIA CELESTE (Zezé Motta) – Experiente, serena e centrada, é a auxiliar direta de Mãe Marina de Oxum (Fabiula Nascimento). Tem conhecimento de tudo o que se refere ao terreiro Soberana do Mar.
MARQUES (Antonio Fábio) – Escrivão subordinado à delegada Pimenta (Margareth Menezes), toma nota de todos os depoimentos dos suspeitos do assassinato de Sereia (Isis Valverde). É amigo de longa data de Augustão (Marcos Palmeira) e, mediante ajuda financeira, fornece informações ao detetive sobre os rumos da investigação.
DEDÉ (Val Perré) – Maicon Santos, depois de sair da prisão, encontra no terreiro Soberana do Mar um novo lar e um novo nome. É rebatizado como Dedé para esquecer seu passado.
JUAREZ (Frank Menezes) – Dono de um bar frequentado por vários personagens, ouve a conversa de muita gente e “abre o bico” só para os amigos.
A trilha sonora da minissérie, assinada pelo produtor musical Eduardo Queiroz, apresentou canções feitas especialmente para a trama, como o hit No Ouvido da Sereia, cantado pela protagonista em cima do trio elétrico. A canção é de autoria de Quito Ribeiro, o mesmo compositor de Vida de Empreguete e Vida de Patroete, sucessos da novela Cheias de Charme (2012).
FONTES
Boletim de Programação da Rede Globo, 08/01/2013; Central Globo de Documentação (Cedoc); BRAVO, Zean. “O submundo segundo Marcos Palmeira” In O Globo, 09/11/2012; BARROS NETO, Nelson. “Valverde vai de ‘perigueite’ a rainha do axé” In: Folha de S. Paulo, 11/11/2012; BRAVO, Zean. “Purpurina e sangue na avenida” In: O Globo, 11/11/2012; DÉCIMO, Tiago. “Policial baiano” In: O Estado de S.Paulo, 18/11/2012; PEREIRA JR., Alberto. “’Thriler’ baiano ganha versão na Globo” In: Folha de S.Paulo, 05/01/2013; FERNANDO, João. “Isis vai te seduzir” In: O Estado de S.Paulo, 06/01/2013; BRAVO, Zean. “Ela é puro êxtase” In: O Globo, 06/01/2013; KOGUT, Patrícia. “Sereia com voz” In: Coluna Controle Remoto, O Globo, 08/01/2013; AQUINO, Wilson. “A sereia do axé” In: IstoÉ, 09/01/2013; FERNANDO, João. “Uma sereia com pouco encanto” In: O Estado de S.Paulo, 10/01/2013; KOGUT, Patrícia. “’O Canto da Sereia’ estreia com capítulo excelente” In: Coluna Controle Remoto, O Globo, 10/01/2013; GOES, Tony. “Microssérie traz tom melancólico e referências a personagens verídicos” In: Crítica / Série TV. Folha de S.Paulo, 11/01/2013; KOGUT, Patrícia. Crítica. In: Coluna Controle Remoto, O Globo, 14/01/2013; http://tvg.globo.com/programas/sereia/index.html; http://www.premioaciedecinema.com.br/http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,empreguetes-inspiram-trilha-de-nova-minisserie-e-ganham-cd-,958400,0.htm |