Abertura da minissérie 'Labirinto' (1998).
Autoria: Gilberto Braga | Colaboradores: Leonor Bassères, Sérgio Marques e Marília Garcia | Direção: Dennis Carvalho, César Rodrigues e Mário Márcio Bandarra | Direção-geral: Dennis Carvalho Luiz Carlos Arutin Direção de núcleo: Wolf Maya Luiz Carlos Arutin Período de exibição:10/11/1998 – 18/12/1998Horário: 22h30 Nº de capítulos: 20
A narrativa gira em torno do assassinato do proeminente empresário Otacílio Martins Fraga (Paulo José), dono do grupo Martins Fraga. Durante uma viagem a Salvador, Leonor (Betty Faria), mulher de Otacílio, é vítima de um sequestro, frustrado graças a André (Fábio Assunção), que detém o bandido. Como forma de agradecer a atitude corajosa do rapaz, Otacílio lhe oferece emprego em uma de suas empresas. No Rio de Janeiro, André reencontra Junior (Marcelo Serrado), filho mais novo de Otacílio e seu amigo de colégio. André conhece ainda Paula Lee (Malu Mader), uma garota de programa ambiciosa por quem acaba se interessando.
Durante uma festa na casa do empresário, André, além de descobrir que Leonor tem um amante, Ricardo (Antonio Fagundes), presencia o assassinato de Otacílio sem ver o rosto do assassino. André se torna o principal suspeito do crime. Em meio a intrigas, Paula, Júnior e sua namorada, Virgínia (Luana Piovani), para provar a inocência de André, tentam descobrir o responsável pela morte de Otacílio. Como parte do plano, Paula se casa com Ricardo para saber mais sobre seu envolvimento no desvio de dinheiro da empresa e, possivelmente, no assassinato do empresário. Descobre-se, então, que, no dia do crime, Otacílio havia recebido um arquivo sobre as fraudes nas finanças da empresa que indicavam que Júnior sabia dos roubos. Exasperado com a situação, ele põe o filho para fora de casa, mas acaba sendo morto por ele. André e Júnior se enfrentam em um duelo final. O filho do empresário morre ao cair num precipício. Cúmplices do assassino, Leonor e Ricardo acabam separados. Ela foge em um helicóptero, deixando seu amante para trás, que morre ao tentar se agarrar ao aparelho. Livre para viver seu amor com André, Paula recebe ainda a herança de seu marido.
TRAMA PARALELA
Além de Junior, Otacílio tem outros três filhos, todos de seu primeiro casamento com a requintada Zuleika (Tetê Medina), que compõem um núcleo da trama. São eles: o medíocre Emiliano (Otávio Müller), casado com a divertida Yolanda (Isabela Garcia), conhecida como Yoyô; a “quase” ninfomaníaca Nietinha (Alice Borges), namorada do aproveitador Ivan (Luciano Szafir), que acha que todos os homens têm segundas intenções com ela; e a discreta Letícia (Helena Fernandes), mulher de Franklin (Raul Gazola), um homem honesto. Yoyô se destaca por ser fútil e deslumbrada com a fama daqueles que saem em colunas sociais. Chega ao ponto de assumir o assassinato do sogro só para ser capa de jornais e acaba sendo enviada pela família para uma clínica de repouso na Suíça.
'Labirinto' (1998): Yolanda (Isabela Garcia) interrompe o discuso do escritor Paulo Coelho, que recebia um prêmio literário, e anuncia que matou Otacílio. A socialite faz de tudo para sair nos jornais e até posa para os fotógrafos.
VÍDEOS
'Labirinto' (1998): André (Fábio Assunção) percebe um homem sequestrando uma mulher. Ele os segue e consegue impedir o sequestro. Por coincidência, Leonor (Betty Faria) é madrasta de um velho amigo de infância de André, Junior (Marcelo Serrado).
'Labirinto' (1998): Leonor (Betty Faria), esposa de Otacílio, entrega um bilhete para Ricardo (Antonio Fagundes). Os dois são amantes e marcam um encontro.
'Labirinto' (1998): André (Fábio Assunção) espera a prima de Junior chegar, mas Paula (Malu Mader) chega antes. O rapaz acha que ela é Priscila, começa uma conversa e fica encantado com a moça. Apenas no final descobre que Paula é a garota de programa chamada para acompanhar um executivo.
'Labirinto' (1998): André (Fábio Assunção) ouve uma discussão entre Leonor e Ricardo e se esconde em um quarto. Otacílio flagrar a mulher e o amigo, o trio discute e Otacílio é assassinado. Ele cai da varanda em meio à multidão que assistia aos fogos no Reveillon em Copacabana.
'Labirinto' (1998): Junior (Marcelo Serrado) confessa o assassinato do pai e ameaça matar André (Fábio Assunção). André consegue soltar o freio de mão do carro e Junior cai em uma ribanceira.
'Labirinto' (1998): No último capítulo, André e Paula fazem planos juntos. A ex-garota de programa revela que ganhou uma herança.
Fonte:
Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Gilberto Braga(06/06/2001), Malu Mader (23/09/2002), Nicette Bruno (25/07/2005) e Stênio Garcia (19/06/ 2002); Boletim de especial programação da Rede Globo, 11/1998; FRANÇA, Carla, “Minisséries da TV Globo” In: O Estado de São Paulo, 29/10/1998; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; www.imdb.com, acessado em 11/2006; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 11/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 11/2006. |