Abertura da minissérie 'Hoje é Dia de Maria' (2005).
Inspirada em texto do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini, a trama recorreu a elementos folclóricos e míticos, presentes em contos populares compilados por Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Sílvio Romero, para contar as aventuras da doce Maria (Carolina Oliveira).
Autoria: Luiz Fernando Carvalho e Luís Alberto de Abreu | Direção: Luiz Fernando Carvalho | Direção de núcleo: Luiz Fernando Carvalho | Período de exibição:11/01/2005 – 21/01/2005 | Horário:23h | Nº de capítulos: 8
TRAMAS
Na fase em que Maria (Letícia Sabatella) está crescida, a história ganha outros dois personagens: os irmãos saltimbancos Quirino (Daniel Oliveira) e Rosa (Inês Peixoto). Maria se junta aos dois, e eles passam a levar alegria para o povo em troca de moedas. Tudo parecia correr bem até que Quirino se apaixona por Maria. Ele sofre de ciúmes ao vê-la nos braços de Amado (Rodrigo Santoro).
BASTIDORES
A minissérie foi toda gravada em um grande domo, ou cúpula, construído na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no antigo palco onde foi realizado o Rock in Rio III. O espaço, com formato circular, como uma representação do globo terrestre, foi todo reciclado para a produção.
TRILHA SONORA
Tim Rescala foi responsável pela produção musical da minissérie. Além de composições inéditas, ele fez novos arranjos para canções de Villa-Lobos e para obras de Guerra Peixe, Francisco Mignone, Alceu Boquino, entre outros.
Fonte: