Abertura da minissérie Dercy de Verdade (2012).
Dercy, batizada Dolores Gonçalves Costa, nasceu em Santa Maria Madalena, região serrana do Rio de Janeiro. Ainda criança, Dolores (Luiza Périssé) sofreu ao ser abandonada pela mãe, que deixou a família ao descobrir a infidelidade do marido, Manuel (Walter Breda). A rejeição materna deixou marcas profundas em Dolores por toda a vida. Irreverente, ousada e sonhadora, a menina cresceu e enfrentou o mundo com sua língua afiada. E aprendeu a se defender da provocação da família e da vizinhança, que não tolerava a maneira como a garota se vestia, andava e falava.
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Vídeo produzido pelo Memória Globo com cenas de passagens da humorista Dercy Gonçalves por programas da Globo.
Autor: Maria Adelaide Amaral | Colaboração: Leticia Mey | Direção-geral: Jorge Fernando | Direção de Núcleo: Jorge Fernando | Período de exibição: 10/01/2012 – 13/01/2012 | Horário: de terça a sexta-feira, às 23h | N° de capítulos: 4
TRAMA
Ainda jovem, Dolores (Heloísa Périssé) foi expulsa do coro feminino da igreja, apesar da belíssima voz. A justificativa: ela cantava mais alto do que as outras meninas; não tinha modos; e se pintava como uma “mulher da vida”. Em plena década de 1920, as pessoas não entendiam uma garota que cortava os cabelos e se maquiava como Theda Bara e Pola Negri, estrelas que ela admirava. Enquanto trabalhava no cinema da cidade como bilheteira, Dolores desejava ser estrela de Hollywood, apesar de não ter ideia de onde ficava. Ela entendia que Madalena não era seu lugar, mas não sabia como sair dali.
PERSONAGENS
DOLORES/DERCY (Luiza Périssé/Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) – Artista irreverente. Destemida, saiu de uma pequena cidade, no interior do Rio de Janeiro, e conquistou um público fiel em quase um século de trabalho. Ficou conhecida como uma das maiores atrizes da Commedia Del’Art. Casou-se com Pascoal (Fernando Eiras) e Augusto Duarte (Tuca Andrada). Decimar (Bruna Botelho/Samara Felippo) foi fruto de um rápido romance com Valdemar (Cássio Gabus Mendes).
CURIOSIDADES
Dercy de Verdade foi baseada na obra Dercy de Cabo a Rabo, da própria Maria Adelaide Amaral. A autora da biografia foi escolhida pela própria Dercy. Maria Adelaide começou a trabalhar no livro assim que terminou de escrever a novela Sonho Meu (1993). Desde então, passou 15 dias na casa de Dercy, gravando e escrevendo. Publicou a obra em primeira pessoa. A adolescência de Dercy foi representada por Luiza Périssé, que gravou sua participação em Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro. Heloisa Périssé interpretou Dercy em sua juventude e maturidade, que foi dos 17 aos 50 anos de idade. Fafy Siqueira, que foi amiga da comediante, viveu os últimos anos da atriz. A própria Dercy Gonçalves também participou da minissérie. Através de imagens de arquivo da Rede Globo, momentos que fizeram parte da vida da artista foram utilizados nos capítulos e nas aberturas produzidas para cada dia do programa.Para a criação da minissérie, foram analisados 80 anos de vida profissional de Dercy Gonçalves, quase seis décadas de filmes e 70 anos de peças de teatro e shows; além dos trabalhos na televisão. O trabalho de pesquisa foi coordenado por Madalena Prado de Mendonça.
CENAS MARCANTES
Nos fundos de casa, Dercy se maquia no estilo Theda Bara
'Dercy de Verdade' (2012): cena em que Dolores (Heloísa Périssé) – nome de batismo de Dercy Gonçalves -, ainda em sua cidade natal, Madalena, apanha do pai (Walter Breda) por se pintar e é expulsa do coro da igreja pelo padre.
'Dercy de Verdade' (2012): cena em que na porta de casa, Dercy (Heloisa Périssé) assiste à chegada da Companhia de Maria Castro
'Dercy de Verdade' (2012): cena em Dercy Gonçalves (Fafy Siqueira) conversa com Boni (Bruno Boni de Oliveira), Max Wilson (Mário Wilson) e Haroldo Costa (Pratinha) sobre dois de seus programas na Globo: “Dercy de Verdade” e “Dercy Espetacular”. Em seguida são reproduzidas histórias verídicas ocorridas durante um dos programas. Com Lucinha (Maria Carol Rebello).
Fonte: