O maquiador David Dupuis foi trazido dos estúdios de Hollywood, sendo responsável pela transformação de Regina Duarte, na época com 52 anos, em uma senhora de 87 anos Para isso, ele fez uso de uma máscara de silicone que imitava o envelhecimento. A maquiagem da personagem levava cerca de cinco horas para ser finalizada.
A cidade cenográfica, construída na Central Globo de Produção, recriou parte do Rio antigo, com a Rua do Ouvidor, uma pracinha de época, além do prédio do teatro Alcazar Lírico e uma casa de chá.
A direção de arte da minissérie procurou reconstituir cuidadosamente os objetos de época em cena. Para que a cidade fosse retratada de 1863 a 1935, detalhes como a mudança nos transportes, o surgimento da luz elétrica e as modas que fizeram parte do período foram mostradas.
Nas cenas em que a Guerra do Paraguai é retratada, armas foram alugadas de colecionadores, e alguns canhões foram fabricados em fibra, para facilitar o manuseio e transporte, já que os originais pesam mais de duas toneladas. A pesquisa teve como base materiais presentes no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Museu de Nacional Belas-Artes, no Museu da Marinha e na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.