Memoria Globo
Entrevista exclusiva do ator Nelson Xavier ao Memória Globo em 06/07/2015, sobre interpretar o médium Chico Xavier.

Entrevista exclusiva do ator Nelson Xavier ao Memória Globo em 06/07/2015, sobre interpretar o médium Chico Xavier.



Baseada no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, a minissérie relata os 92 anos de vida do médium mineiro Francisco de Paula Cândido, o Chico Xavier, que ficou conhecido como o grande divulgador da doutrina espírita no Brasil. Minissérie mostra várias passagens da vida do personagem, começando pela infância, quando começou a ver e ouvir espíritos.

Autoria: Marcel Souto Maior e Marcos BernsteinDireção: Daniel FilhoPeríodo de exibição:25/01/2011 – 28/01/2011Horário: 23hN° de capítulos: 4 

TRAMA PRINCIPAL

Baseada no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, a minissérie relata os 92 anos de vida do médium mineiro Francisco de Paula Cândido, o Chico Xavier, que ficou conhecido como o grande divulgador da doutrina espírita no Brasil. Minissérie mostra várias passagens da vida do personagem, começando pela infância, quando começou a ver e ouvir espíritos.Chico (Matheus Costa) ficou órfão de mãe aos cinco anos de idade. O pai, João Cândido Xavier (Luís Melo), não podia criar os nove filhos e os distribuiu entre os parentes. Durante dois anos, Chico foi criado pela madrinha Rita de Cássia (Giulia Gam), que o maltratava sob todo tipo de pretexto. Entre suas maldades, açoitava o menino com uma vara de marmelo, espetava garfos em sua barriga e o fazia lamber a ferida na perna de seu filho adotivo Moacir, como uma simpatia para a cura da doença. Ao longo desse tempo, Chico conversava com o espírito da falecida mãe, Maria (Letícia Sabatella), que o aconselhava a ser paciente e resignado.O pai se casou novamente e voltou a reunir os filhos. Chico e os irmãos ganharam o carinho e a proteção da madrasta Cidália (Giovanna Antonelli), que ainda deu à luz mais seis filhos. Chico entrou para a escola pública e fez todo o curso primário, mas abandonou os estudos para se dedicar somente ao trabalho. Apesar de católico fervoroso, continuou a ter visões e a conversar com espíritos, para incompreensão de seus familiares e de seu padre confessor. Na idade adulta, após acompanhar o sofrimento de uma irmã, vítima de obsessão espiritual, Chico Xavier (agora interpretado por Ângelo Antonio) é apresentado ao espiritismo e passa a estudar a doutrina. Ele funda um centro espírita e se inicia na prática da psicografia, adotando o sobrenome paterno e tendo como mentor Emmanuel (André Dias), seu guia espiritual. Chico Xavier passa a trabalhar incessantemente, psicografando os livros que lhe são ditados pelos espíritos e doando sua vida para ajudar as pessoas, o que nem sempre é bem compreendido por sua família.Chico Xavier deixa a cidade natal de Pedro Leopoldo, onde já se tornara uma celebridade, e muda-se para Uberaba, abrindo a Casa da Prece, que passa a ser frequentada por milhares de pessoas em busca de consolo, curas e mensagens.

Abertura da minissérie Chico Xavier (2011).

Abertura da minissérie Chico Xavier (2011).

Galeria de fotos Chico Xavier

4 fotos
Galeria de fotos Chico Xavier

Entre as obras psicografadas pelo médium estão poesias ditadas por espíritos de poetas brasileiros e portugueses, o que causa grande polêmica entre os literatos: alguns referendam os textos como verídicos, outros acusam o médium de embusteiro. Mas todo o dinheiro arrecadado da venda dos livros e outras doações foram revertidos pelo médium a hospitais e instituições beneficentes. Adorado por muitos e acusado de charlatanismo por outros, ele ganha fama nacional e internacional e vira alvo de matérias jornalísticas investigativas. Nessa fase, Chico Xavier é interpretado por Nelson Xavier.

Na década de 1970, já mais velho, Chico Xavier participa de um debate ao vivo no programa Pinga-Fogo, da extinta TV Tupi, sendo assistido por milhões de telespectadores, que acompanham sua trajetória, ao mesmo tempo em que sua mediunidade é colocada à prova.

É este programa que serve como fio condutor da trama, misturando a história do médium ao drama pessoal do diretor de TV Orlando (Tony Ramos) e de sua esposa, Glória (Christiane Torloni). Os dois sofrem pela morte prematura do filho, vítima de um disparo de arma de fogo. Os pais estão convictos de que o amigo do filho, que estava com ele no momento da tragédia, é o responsável por sua morte. Ao ouvir falar dos poderes do médium, Glória vai à sua procura na Casa da Prece. Orlando, no entanto, ateu e  muito amargurado, não acredita no espiritismo e não dá ouvidos à mulher. Mas, nos bastidores do programa, Chico Xavier entrega ao diretor uma carta psicografada do rapaz, o que muda os rumos do julgamento sobre sua morte. Na carta, que os pais chegam à conclusão de que só pode ter sido mesmo ditada pelo filho, devido a detalhes só compartilhados pela família, o jovem exime o amigo de qualquer responsabilidade, e conta que a arma foi disparada por acaso enquanto eles brincavam com o objeto. A carta é usada e aceita como defesa no julgamento, com a assinatura do remetente certificada por um grafólogo, e livra o outro jovem da prisão, em uma decisão inédita da Justiça brasileira.

Chico Xavier psicografou 412 livros (sempre negando a autoria e nunca recebendo direitos autorais), vendeu mais de 40 milhões de exemplares, e foi traduzido para 33 idiomas.

PRIMEIRO CAPÍTULO E ÚLTIMO CAPÍTULO

Primeiro bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Primeiro bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Primeiro bloco do último capítulo da minissérie.

Primeiro bloco do último capítulo da minissérie.

Segundo bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Segundo bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Segundo bloco do último capítulo da minissérie.

Segundo bloco do último capítulo da minissérie.

Terceiro e último bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Terceiro e último bloco do primeiro capítulo da minissérie.

Terceiro e último bloco do último capítulo da minissérie.

Terceiro e último bloco do último capítulo da minissérie.

CURIOSIDADES

A minissérie foi uma extensão do filme Chico Xavier, lançado nos cinemas em abril de 2010. A versão para a TV apresentou cenas inéditas e novos personagens, contando com uma hora a mais de conteúdo do que o filme original. 

Produção da Globo Filmes, Chico Xavier alcançou 3,4 milhões de espectadores nos cinemas. Assim como O Bem-Amado, foi realizado tendo-se em vista sua exibição como uma microssérie, daí já contar com cenas adicionais, filmadas com o objetivo de serem acrescentadas à versão para a TV.

No encerramento da minissérie, enquanto passam os créditos, são exibidas imagens reais do verdadeiro Chico Xavier no programa Pinga-Fogo, relatando um episódio que faz a plateia gargalhar, sobre seu medo de morrer em um acidente de avião. 

FONTES

Boletins de Programação da Rede Globo 13/01/2011; 24/01/2011; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); BORTOLOTI, Marcelo. “’Chico Xavier’ se torna mais pessoal na TV” In Folha de S. Paulo, 23/01/2011; www.wikipedia.com; www.chicoxavierofilme.com.br/site.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)