A Era do Rádio
A evolução dos programas de rádio e sua importância para a época são mostradas como pano de fundo da trama principal. Circulam nesse ambiente Pipo (Gerson Abreu), um técnico da rádio amigo do músico e apresentador Mário Lopes (Thiago Lacerda), e Soraya (Malu Valle), que apresenta um programa de sucesso no qual é uma espécie de conselheira sentimental, respondendo indagações de suas ouvintes.
Aquarela do Brasil: La Guardia ameaça deixar a Rádio Carioca
O Samba
Representando o núcleo do samba, que começava a ganhar as rádios cariocas, a minissérie apresentou Bemol (Norton Nascimento), um compositor de sambas muito procurado por artistas renomados e também amigo de Mário Lopes (Thiago Lacerda). Bemol tem Celeste (Chica Xavier) por sua mãe e gosta de Neide (Adriana Lessa), que mora com um de seus dois filhos, o pequeno Pitu (André Luiz Miranda).
Aquarela do Brasil: Bemol compõe para Neide
A Guerra
O drama dos refugiados de guerra também é abordado pela história, que retrata a luta de Bella Landau (Daniela Escobar), uma jovem que é salva de um campo de concentração nazista por Axel Bauer (Felipe Kannemberg), oficial do exército de Hitler que se apaixonara por ela. Ele foge como desertor e vem com sua amada para o Brasil. A tragédia dos judeus que foram vítimas do Holocausto ou que fugiam de seus países de origem para tentar vida nova em outros locais também é tratada com sensibilidade pelo autor.
Aquarela do Brasil: Bella decide ficar no Brasil