Por Memória Globo

Acervo/Globo

A Era do Rádio

A evolução dos programas de rádio e sua importância para a época são mostradas como pano de fundo da trama principal. Circulam nesse ambiente Pipo (Gerson Abreu), um técnico da rádio amigo do músico e apresentador Mário Lopes (Thiago Lacerda), e Soraya (Malu Valle), que apresenta um programa de sucesso no qual é uma espécie de conselheira sentimental, respondendo indagações de suas ouvintes.

Aquarela do Brasil: La Guardia ameaça deixar a Rádio Carioca

Aquarela do Brasil: La Guardia ameaça deixar a Rádio Carioca

O Samba

Representando o núcleo do samba, que começava a ganhar as rádios cariocas, a minissérie apresentou Bemol (Norton Nascimento), um compositor de sambas muito procurado por artistas renomados e também amigo de Mário Lopes (Thiago Lacerda). Bemol tem Celeste (Chica Xavier) por sua mãe e gosta de Neide (Adriana Lessa), que mora com um de seus dois filhos, o pequeno Pitu (André Luiz Miranda).

Aquarela do Brasil: Bemol compõe para Neide

Aquarela do Brasil: Bemol compõe para Neide

A Guerra

O drama dos refugiados de guerra também é abordado pela história, que retrata a luta de Bella Landau (Daniela Escobar), uma jovem que é salva de um campo de concentração nazista por Axel Bauer (Felipe Kannemberg), oficial do exército de Hitler que se apaixonara por ela. Ele foge como desertor e vem com sua amada para o Brasil. A tragédia dos judeus que foram vítimas do Holocausto ou que fugiam de seus países de origem para tentar vida nova em outros locais também é tratada com sensibilidade pelo autor.

Aquarela do Brasil: Bella decide ficar no Brasil

Aquarela do Brasil: Bella decide ficar no Brasil

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)