Por Memória Globo

Eduardo França/Globo

Ney Latorraca em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

ERNESTO GATTAI (Ney Latorraca) - Italiano, teimoso e atrevido, tem instinto pioneiro e paixão por automóveis. É o 'anarquista, 'ma non troppo' de que fala a autora. Tem muita afeição pela esposa, Angelina (Débora Duarte) e os filhos Zélia (Daniele Rodrigues), Remo (Marcos Frota), Wanda (Christiane Rando), Vera (Lilia Vizzacchero) e Tito (Afonso Nigro).

Débora Duarte em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

DONA ANGELINA (Débora Duarte) - Mulher de Ernesto (Ney Latorraca), mãe de Zélia (Daniele Rodrigues), Remo (Marcos Frota), Wanda (Christiane Rando), Vera (Lilia Vizzacchero) e Tito (Afonso Nigro). Sensível e romântica, gosta muito de poesias. Não é uma boa dona de casa e está sempre disposta a retrucar o marido.

Afonso Nigro, Daniele Rodrigues e Lilian Vizzacchero em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

ZÉLIA GATTAI (Daniele Rodrigues) - Filha mais nova de Ernesto (Ney Latorraca) e Angelina (Débora Duarte). Inteligente e cheia de imaginação, é uma menina inquieta e indomável. Não perdoa justificativas e considera que sua mãe gosta mais dos outros filhos, Remo (Marcos Frota), Wanda (Christiane Rando), Vera (Lilian Vizzacchero) e Tito (Afonso Nigro). Seu grande ídolo é o pai.

TITO GATTAI (Afonso Nigro) - Arteiro e impávido, está sempre aprontando confusões. É o artista da família, bom no desenho e também no canto.

VERA GATTAI (Lilian Vizzacchero) - Na visão da autora, é a preferida da mãe, Angelina (Débora Duarte). Bonita e afobada, tem bom faro para descobrir novos acontecimentos.

Débora Duarte, Zenaide Pereira, Ney Latorraca, Afonso Nigro, Daniele Rodrigues, Lilian Vizzacchero, Christiane Rando, Gianni Ratto e Marcos Frota em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

REMO GATTAI (Marcos Frota) - Filho mais velho de Ernesto (Ney Latorraca) e Angelina (Débora Duarte). Simpático e namorador, gosta de aproveitar a vida. Assíduo frequentador do Parque Antártica, foge das reuniões nas 'Classes Laboriosas'. Trabalha na oficina do pai, meio a contragosto.

WANDA GATTAI (Christiane Rando) - Equilíbrio da família, resolve questões práticas e está sempre pronta a ajudar. Voluntariosa, enfrenta a mãe, Angelina (Débora Duarte), mas também a apoia. Voluntariosa e independente, tem conflitos com o pai, Ernesto (Ney Latorraca).

VOVÔ EUGÊNIO (Giani Ratto) - O Nonno, pai de Angelina (Débora Duarte). Viúvo, passa a morar na casa dos Gattai. Italiano de Cadore, no Veneto, veio para o Brasil como imigrante para trabalhar nas plantações de café. Teve uma vida sofrida e uma sábia visão do mundo.

MARIA NEGRA (Zenaide Pereira) - Contratada para cuidar de Zélia (Daniele Rodrigues). Tem apenas 17 anos, mas é responsável e altiva, reagindo até mesmo contra Angelina (Débora Duarte).

Cão Flox, Ney Latorraca e Paulo Hesse em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

AMADEU STRAMBI (Paulo Hesse) - Chofer da praça. Vizinho dos Gattai, é muito amigo da família.

DONA ADA (Barbara Fazzio) - A viúva turca que mora em frente à casa dos Gattai. Mãe de Marie (Christiane Tricerri), Salma (Vera Barbosa) e Leone (Christina Medeiros). Procura casar as três moças a qualquer preço, visando bons partidos.

MARIE (Christiane Tricerri), SALMA (Vera Barbosa) e LEONE (Christina Medeiros) - As três filhas de Dona Ada (Barbara Fazzio).

TIO IBRAHIM (Homero Kossac) - Proprietário de uma mansão de estilo mourisco na Avenida Paulista. Cunhado e protetor de Dona Ada (Barbara Fazzio) e suas filhas.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)