Por Memória Globo

Eduardo França/Globo

Adaptação do livro de memórias homônimo de Zélia Gattai, a minissérie retrata, com bom humor, os sonhos e as dificuldades da família da escritora na São Paulo dos anos 20, que se industrializava e atraía levas de imigrantes estrangeiros. Com ideias anarquistas e apaixonado por automóveis, o toscano Ernesto Gattai (Ney Latorraca) é dono de uma oficina mecânica e trabalha como motorista particular de famílias ricas. Em São Paulo, ele conhece Angelina Da Col (Débora Duarte), uma católica de Veneto, Itália, que veio com a família para o Brasil para trabalhar na colheita de café, substituindo a mão de obra escrava. Os dois se apaixonam, se casam e têm cinco filhos: Remo (Marcos Frota), Vanda (Lilian Vizzacchero), Vera (Christiane Rando), Tito (Afonso Nigro) e a caçula Zélia (Daniele Rodrigues), narradora da história. O núcleo se completa com Nonô (Gianni Ratto), pai de Angelina, e Maria Negra (Zenaide Pereira), babá de Zélia. Além da vida em família, a minissérie mostra a trajetória de Ernesto Gattai em sua condição de trabalhador pobre e militante do movimento anarquista. A narrativa é marcada pelo panorama histórico do Brasil na época.

Autoria: Walter George Durst | Direção: Walter Avancini, Hugo Barreto e Silvio Francisco | Direção geral: Walter Avancini | Produção do núcleo: Walter Avancini | Período de exibição: 07/05/1984 – 17/05/1984 | Horário: 22h | Nº de capítulos: 9

Abertura da minissérie Anarquistas, Graças a Deus (1984).

Abertura da minissérie Anarquistas, Graças a Deus (1984).

BASTIDORES

'Anarquistas, Graças a Deus' foi concebida originalmente como novela para o horário das 18h. A emissora também cogitou lançar a história às 20h, indo ao ar após o término de Sol de Verão, cujo final foi antecipado por causa da morte do ator Jardel Filho. A equipe chegou a gravar a trama como novela, mas o programa só foi exibido um ano depois e em formato de minissérie. O elenco de Anarquistas, Graças a Deus teve aulas para exercitar o sotaque do norte da Itália, uma exigência do diretor Walter Avancini.

Débora Duarte e Ney Latorraca em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

‘Anarquistas’ tinha um elenco incrível. Débora Duarte que fazia a Angelina, os filhos todos, e tinha um sogro também, que era o Gianni Ratto, que ficava num pé de goiaba. O Ernesto é um personagem maravilhoso. Ele é a primeira pessoa que faz o rali São Paulo-Santos. Ele acredita que vai mudar a vida dele, e vai mudar o país. E muda mesmo, através da história dele, e a história é contada através do olhar da Zélia Gattai. É genial, merecia fazer sucesso mesmo. E lança um gênero dentro da Globo, que são os seriados, pelas mãos do Walter Avancini e do George Durst. "
— Ney Latorraca

PRÊMIOS

Pela minissérie, o diretor Walter Avancini recebeu o prêmio Presença da Itália no Brasil, em 1985, entregue durante as comemorações da Festa Nacional Italiana, em São Paulo, no Círculo Italiano. Os atores Ney Latorraca, Débora Duarte e Daniele Rodrigues também foram homenageados na cerimônia.

Afonso Nigro, Daniele Rodrigues e Lilian Vizzacchero em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

TRILHA SONORA

A trilha sonora produzida pelo maestro Júlio Medaglia reunia canções italianas tradicionais, na voz de intérpretes como Mario Lanza e Plácido Domingo.

Cão Flox, Ney Latorraca e Paulo Hesse em Anarquistas, Graças a Deus, 1984 — Foto: Eduardo França/Globo

GALERIA DE FOTOS

Anarquistas, Graças a Deus

10 fotos
Galeria de fotos da minissérie 'Anarquistas, Graças a Deus'

CENAS MARCANTES

Cena em que Zélia (Daniele Rodrigues) conversa com um anarquista (Luiz Guilherme) abrigado em sua casa.

Cena em que Zélia (Daniele Rodrigues) conversa com um anarquista (Luiz Guilherme) abrigado em sua casa.

Cena em que Ernesto Gattai (Ney Latorraca) casa-se com Angelina Da Col (Débora Duarte).

Cena em que Ernesto Gattai (Ney Latorraca) casa-se com Angelina Da Col (Débora Duarte).

Anarquistas, Graças a Deus: Ernesto desbrava a floresta

Anarquistas, Graças a Deus: Ernesto desbrava a floresta

Cena em que, após o proprietário solicitar a casa, a família Gattai parte: os filhos Vanda (Lilian Vizzacchero), Vera (Christiane Rando), Tito (Afonso Nigro) e Zélia (Daniele Rodrigues) e os pais, Ernesto (Ney Latorraca) e Angelina (Débora Duarte).

Cena em que, após o proprietário solicitar a casa, a família Gattai parte: os filhos Vanda (Lilian Vizzacchero), Vera (Christiane Rando), Tito (Afonso Nigro) e Zélia (Daniele Rodrigues) e os pais, Ernesto (Ney Latorraca) e Angelina (Débora Duarte).

FONTES

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Débora Duarte (14/02/2011), Hugo Barreto (19/10/2001) e Ney Latorraca (18/06/2007); Boletim de programação da Rede Globo, números 528, 676; Boletim especial da Rede Globo,número 1; “Anarquistas, Graças a Deus” In: O Globo, 30/01/1984; CARVALHO, Tania. Ney Latorraca: uma celebração. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura Fundação Padre Anchieta, 2004; “Da novela à minissérie” In: Folha de S.Paulo, 10/08/1986; LAGE, Miriam, “A TV que se lê”, JB, 2 set 1985; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 10/2006; http://viaglobal/cedoc (intranet), acessado em 10/2006.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)