Memoria Globo

Um Don Juan nordestino atrai mulheres por onde passa. Não importa se são casadas ou solteiras. Leandro Dantas (Cauã Reymond) pode ter a mulher que quiser, mas, como previu uma vidente, não pode se apaixonar por nenhuma. A paixão seria sua sentença de morte. Seduz as mulheres sem nenhum apego até que conhece Antônia (Isis Valverde). O amor entre os dois devasta a vida do casal de maneira irreversível. 

Leandro Dantas passa anos em São Paulo ao lado da mãe, Carolina (Cassia Kis), uma prostituta. Quando ela vai presa, o rapaz volta para a cidade onde nasceu, no sertão, à beira do rio São Francisco. Com a experiência de sommelier adquirida na capital paulista, consegue emprego na vinícola Vieira Braga, comandada por Jaime Favais (Murilo Benício), maior produtor de vinho da região. Carolina volta à cidade tempos depois, quando o rapaz já está estabelecido.

Uma série de: George Moura, Sérgio Goldenberg, Flávio Araújo e Teresa FrotaSupervisão de texto: Maria Adelaide AmaralDireção-geral: José Luiz VillamarimDireção de núcleo: Ricardo WaddingtonPeríodo de exibição: 06/01/2014 – 17/01/2014Nº de episódios: 10Horário: 23h

Abertura da minissérie Amores Roubados (2014).

Abertura da minissérie Amores Roubados (2014).

CURIOSIDADES

A Emparedada da Rua Nova, romance de Carneiro Vilela e fonte de inspiração para a minissérie, retrata a sociedade pernambucana do século XIX. A trama original é ambientada em 1864, quando ainda havia escravidão no Brasil, e o Nordeste desfrutava dos ecos do ciclo da cana de açúcar. George Moura, autor da minissérie, leu o romance, pela primeira vez, nos anos 1980. Em 1996, durante as gravações de O Rei do Gado, Moura, então assistente de direção da novela, sugeriu ao diretor José Luiz Villamarim uma adaptação do livro para a TV. O desafio foi trazer a história para a contemporaneidade, sem deixar de mostrar que o sertão ainda mantém certos conceitos arcaicos de honra e moral.George Moura optou por algumas mudanças no final da história. No original de Carneiro Vilela, Antônia engravida de Leandro e não pode, de acordo com a moral da época, ficar sem marido. Jaime, então, propõe-lhe um casamento de conveniência com João, no original, seu primo legítimo. João aceita a proposta, mas Antônia se rebela. Jaime, então, empareda a filha dentro de um cômodo da própria casa. Tal final, no entanto, não seria compatível com a realidade atual.

Na minissérie, Jaime morre, e tudo o que conquistou ao longo da vida é herdado pelo filho do homem que matou. O romance A Emparedada da Rua Nova estava fora de catálogo há quase 30 anos e foi relançado pela Companhia Editora de Pernambuco no período em que a minissérie foi ao ar. Cerca de 70% das gravações da minissérie foram em externas. A ideia era tirar os atores e toda a equipe técnica de seu habitat natural para ajudá-los a mergulhar no universo de Amores Roubados.Além de A Emparedada da Rua Nova, o diretor-geral José Luiz Villamarim usou como referência: o livro Esculpir o Tempo, de Andrei Tarkovski, que ajudou a estabelecer o tempo dramático da minissérie; e os filmes Paris, Texas (1984), de Wim Wenders; O Céu que nos Protege (1990), de Bernardo Bertolucci; O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz; Central do Brasil (1998), de Walter Salles; As Horas (2001), de Stephen Daldry; e filmes do diretor Glauber Rocha. 

GALERIA DE FOTOS

Galeria de fotos Amores Roubados

20 fotos
Galeria de fotos Amores Roubados

Dira Paes, Cauã Reymond em Amores Roubados, 2014. Estevam Avellar/ Globo — Foto: Globo

Jesuíta Barbosa e Cassia Kis Magro em Amores Roubados, 2014. Estevam Avellar/ Globo — Foto: Globo

Irandhir Santos em Amores Roubados, 2014. Estevam Avellar/ Globo — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)