Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Baseada nos romances 'O Seringal,' de Miguel Ferrante e 'Terra Caída', de José Potyguara, a minissérie 'Amazônia – de Galvez a Chico Mendes' narra a história do Acre, a última região a ser anexada ao território brasileiro. Durante muitos anos, o estado, antes boliviano, atraiu nordestinos e estrangeiros que deixavam suas cidades em busca de uma vida melhor através da extração do látex. A busca incansável por novas áreas de extração prejudicou a natureza, cada vez mais explorada de forma predatória, e trouxe pobreza para a região. A minissérie conta todo esse processo, ao longo de 100 anos, através de três personagens centrais: Galvez (José Wilker), Plácido de Castro (Alexandre Borges) e Chico Mendes (Cássio Gabus Mendes). Para narrar a minissérie, Gloria Perez misturou dados reais e ficção.

Autoria: Gloria Perez | Direção: Marcelo Travesso, Pedro Vasconcellos, Carlo Milani, Roberto Carminatti e Emilio Di Biasi | Direção-geral: Marcos Schechtman | Período de exibição: 02/01/2007 – 06/04/2007 | Horário: 23h | Número de capítulos: 55

Logo da minissérie Amazônia, 2007 — Foto: Acervo/Globo

TRAMA PRINCIPAL

A história começa em 1899, no Acre, e mostra a vida nos seringais no período áureo da borracha, quando apenas a região era produtora do material e despertava o interesse do mundo inteiro. De um lado, a família do seringueiro Bastião (Jackson Antunes). De outro, a do seringalista Firmino (José de Abreu). Fugindo da seca nordestina, Bastião chega ao Acre com a esperança de conseguir um futuro melhor para sua família. Ele é casado com Angelina (Magdale Alves), com quem tem dois filhos: Delzuite (Daniela Pinto) e Bento (Thiago Oliveira). Bastião se decepciona quando chega ao seringal Santa Rita, propriedade de Firmino, e percebe que a prosperidade que esperava ter não passa de ilusão.

Jackson Antunes e José de Abreu em Amazônia - de Galvez a Chico Mendes, 2007 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

TRAMAS PARALELAS

O coronel Firmino (José de Abreu) é casado com Julia (Malu Valle), mas mantém um caso com Justine (Leona Cavalli), dançarina do cabaré de Lola (Vera Fisher). Justine engravida dele, e Firmino decide deixar o bebê em uma cesta na frente de sua própria casa para que Julia, comovida com a criança abandonada, decida criá-la. Julia sabe que aquele menino é filho de seu marido com Justine, mas decide educá-lo com todo seu amor, e Leandro (Dan Stulbach) cresce como irmão de Tavinho (Paulo Nigro) e Augusto (Pedro Magaldi / Ronaldo Dappes / Humberto Martins / Francisco Cuoco).

José de Abreu, Malu Valle e Leona Cavalli em Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, 2007 — Foto: Christiana Carvalho/Globo

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

A equipe de figurino de 'Amazônia' realizou um trabalho cuidadoso para reproduzir as diferentes fases dos personagens da história. Na primeira fase, que começa no final do século XIX, estão representadas três diferentes comunidades: a aristocracia, os seringueiros e as tribos indígenas. Durante o áureo período da borracha, os seringueiros usavam um uniforme fornecido pelos seringalistas: uma calça, uma camisa de material resistente chamada gandola e um barrete, uma espécie de chapéu.

Vera Fischer em Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, 2007 — Foto: Christiana Carvalho/Globo

CURIOSIDADES

Gloria Perez, filha de acreanos, nasceu no Rio de Janeiro. Com um mês de idade, voltou para o Acre com os pais, e lá morou até os 16 anos. A autora conta que narrar a história de sua terra natal era um sonho antigo. O projeto pôde ser concretizado graças ao desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos que permitem gravar em plena floresta amazônica.

Workshop da minissérie Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, 2006 — Foto: Acervo/Globo

TRILHA SONORA

Na voz de Maria Rita, 'Caminho das Águas', de Rodrigo Maranhão, foi o tema de abertura. Canções de Fafá de Belém, Luiz Melodia, Gonzaguinha, João Donato, Caetano Veloso e Nana Caymmi embalara a trilha sonora de 'Amazônia - De Galvez a Chico Mendes'.

Cássio Gabus Mendes em Amazônia - De Galvez a Chico Mendes, 2007 — Foto: João Miguel Junior/Globo

Fontes

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por Alexandre Pit Ribeiro (18/05/2007), Cássio Gabus Mendes (12/08/2008), Gloria Perez (18/09/2006 e 09/10/2006), Lima Duarte (09/05/2011), Milton Gonçalves (31/03/2008), Osmar Prado (07/12/2010), Regina Casé (16/08/2010); Boletim de programação da Rede Globo, 13/09/2006, 26/09/2006, 10/11/2006, 02/01/2007, 24/01/2007, 06/03/2007; “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes: o glamour das roupas de época: O Globo, 05/11/2006; “A repercussão é o que vale” In: O Globo, 11/03/2007; FERNANDES, Lilian. “A Amazônia fica no Projac” In: O Globo, 03/12/2006; FREIRE, Flávio. “Amazônia é tema de mostra no MAM de São Paulo” In: O Globo, 16/12/2006; “O Acre ganha sua vez” In: O Estado de S.Paulo, 31/12/2006; STREIT, Patrícia. “Aventura amazônica” In: Jornal do Brasil, 17/12/2006; http://amazonia.globo.com, acessado em 03/06/2007; www.teledramaturgia.com.br, acessado em 30/06/2007.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)