TRAMA PRINCIPAL
Uma operação secreta comandada pelo delegado Valadares (Antonio Fagundes) levou o grupo a se infiltrar no morro e se misturar aos moradores para coletar informações sobre o tráfico. A operação está em andamento quando o governo ameaça invadir o local com forças militares, o que leva o chefe da quadrilha, Playboy (Cauã Reymond), a cortar as comunicações da favela. A atitude deixa os policiais sem contato com o delegado Valadares e os cinco são obrigados a se esconder na pizzaria de Doca, uma espécie de base do grupo na favela.
Quando o plano dá erradoMas tudo vai por água abaixo quando um assistente de Valadares, Pixixo (Izak Dahora), entra na favela de moto e é interceptado pelos homens de Playboy. O policial consegue escapar, mas deixa para trás uma mochila com documentos sobre os policiais infiltrados. Depois de suas identidades serem descobertas por Playboy, os policiais têm a cabeça colocada a prêmio e a única chance de se salvarem é fugir do morro antes da invasão.
Antônio Fagundes e Alcemar Vieira em cena na minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.
A tensão aumenta quando o governo reúne suas tropas para invadir a favela. Valadares fica cada vez mais angustiado por não conseguir falar com seus homens. Enquanto isso, Playboy manda seus capangas interrogarem moradores nas ruas e nas casas em busca de informações sobre os policiais. Sabendo que Carlinhos é apaixonado por Letícia (Aisha Jambo) irmã do traficante Senegal (Jefferson Brasil), Playboy tem a ideia de expor a moça como isca para descobrir o esconderijo dos policiais. Carlinhos tenta resgatar a namorada e Senegal manda invadir a pizzaria. Todos morrem no tiroteio, exceto Letícia e Mariana (Mariana Nunes). Playboy foge. Ao saber que nenhum policial sobreviveu, Valadares desaba no chão, chorando a morte do filho Samuel.As últimas cenas mostram a tomada do Complexo do Alemão, seguidas por imagens de manifestações no Brasil.
Delegado Valadares (Antônio Fagundes), Samuel (Caio Blat) Minissérie Alemão, Os Dois Lados do Complexo, 2016/ Globo.
Cenas gravadas no Complexo do Alemão. Minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.
Imagens reais
A série é um desdobramento do longa-metragem “Alemão”, da produtora RT Features com direção de José Eduardo Belmonte, enriquecida por cenas reais da cobertura da invasão do Complexo feita pela Globo. Belmonte elaborou a versão para a TV com um novo roteiro. O diretor rodou cenas inéditas no próprio Alemão e nas comunidades de Rio das Pedras e Chapéu Mangueira e contou com o apoio do Jornalismo da Globo na seleção e cessão das imagens que fizeram o Brasil parar em frente à TV, em novembro de 2010, como as da fuga de centenas de traficantes armados feitas pelo Globocop. O trabalho jornalístico rendeu a Globo o prêmio Emmy Internacional na categoria “Notícia” em 2011.
Branco (Milhem Cortaz) e Carlinhos (Marcelo Melo Jr). Minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.
Carlinhos e Letícia
Quando os policiais se reúnem na pizzaria, sentem falta de Carlinhos (Marcello Melo Jr.) e desconfiam do parceiro. Carlinhos é o último a chegar e é imediatamente confrontado por Branco (Milhem Cortaz), que o considera o traidor por ser namorado de Letícia (Aisha Jambo), irmã de Senegal (Jefferson Brasil), o braço-direito de Playboy (Cauã Reymond). Ele nega qualquer culpa, e ainda assim é algemado. Carlinhos revela para Samuel (Caio Blat) que seu desejo é abandonar a polícia e fugir com Letícia para um sítio.
Playboy sabe que Carlinhos é apaixonado por Letícia e convence Senegal a usar a própria irmã como isca. O bandido a coloca em um carro e passeia pela favela ameaçando-a e usando as caixas de som para que Carlinhos o ouça de onde quer que esteja. Após uma discussão na pizzaria, Carlinhos é finalmente autorizado por Branco a resgatar Letícia e os dois partem para o confronto com os traficantes.
Mariana e sua ligação com Playboy
Moradora do Alemão, Mariana (Mariana Nunes) trabalha como faxineira na pizzaria de Doca (Otávio Muller). Um dia, ela decide deixar o filho em casa para ir buscar o dinheiro da sua faxina na pizzaria. Como a porta está fechada, ela entra com sua chave e desce até o porão, onde é capturada por Branco (Milhem Cortaz). Mesmo depois das explicações de Doca, Branco impede Mariana de sair, temendo que ela os delate. O clima piora quando todos descobrem que ela foi mulher de Playboy (Cauã Reymond) e é mãe de seu filho.Na guerra entre policiais e traficantes, Branco diz a Senegal (Jefferson Brasil) que eles estão com Mariana, por quem Playboy ainda é apaixonado, e que o chefe do tráfico só voltará a vê-la se ele os libertar. Com ameaça de invasão na pizzaria, Samuel (Caio Blat) entrega à Mariana uma mochila com o mapa da favela e todas as informações coletadas pelo grupo, além de seu colar de estimação. Ele pede à moça que faça o material chegar às mãos de seu pai, o Delegado Valadares (Antonio Fagundes).Mariana é libertada e, no caminho de casa, é interceptada pelos policiais que estão participando
Doca (Otávio Muller) e Mariana (Mariana Nunes). Minissérie Os Dois Lados do Alemão, 2016/ Globo.
da operação no Complexo do Alemão. Ao verem os documentos, encaminham a moça até a sede da polícia. Em segurança, a moça revela o paradeiro dos policias infiltrados na favela. Depois disso, ela volta para casa e reencontra o filho.