Memoria Globo

TRAMA PRINCIPAL

Uma operação secreta comandada pelo delegado Valadares (Antonio Fagundes) levou o grupo a se infiltrar no morro e se misturar aos moradores para coletar informações sobre o tráfico. A operação está em andamento quando o governo ameaça invadir o local com forças militares, o que leva o chefe da quadrilha, Playboy (Cauã Reymond), a cortar as comunicações da favela. A atitude deixa os policiais sem contato com o delegado Valadares e os cinco são obrigados a se esconder na pizzaria de Doca, uma espécie de base do grupo na favela.

Quando o plano dá erradoMas tudo vai por água abaixo quando um assistente de Valadares, Pixixo (Izak Dahora), entra na favela de moto e é interceptado pelos homens de Playboy. O policial consegue escapar, mas deixa para trás uma mochila com documentos sobre os policiais infiltrados. Depois de suas identidades serem descobertas por Playboy, os policiais têm a cabeça colocada a prêmio e a única chance de se salvarem é fugir do morro antes da invasão.

Antônio Fagundes e Alcemar Vieira em em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Paprica/ Globo — Foto: Globo

Antônio Fagundes e Alcemar Vieira em cena na minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.

A tensão aumenta quando o governo reúne suas tropas para invadir a favela. Valadares fica cada vez mais angustiado por não conseguir falar com seus homens. Enquanto isso, Playboy manda seus capangas interrogarem moradores nas ruas e nas casas em busca de informações sobre os policiais. Sabendo que Carlinhos é apaixonado por Letícia (Aisha Jambo) irmã do traficante Senegal (Jefferson Brasil), Playboy tem a ideia de expor a moça como isca para descobrir o esconderijo dos policiais. Carlinhos tenta resgatar a namorada e Senegal manda invadir a pizzaria. Todos morrem no tiroteio, exceto Letícia e Mariana (Mariana Nunes). Playboy foge. Ao saber que nenhum policial sobreviveu, Valadares desaba no chão, chorando a morte do filho Samuel.As últimas cenas mostram a tomada do Complexo do Alemão, seguidas por imagens de manifestações no Brasil.

Antonio Fagundes e Caio Blat em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Globo — Foto: Globo

Delegado Valadares (Antônio Fagundes), Samuel (Caio Blat) Minissérie Alemão, Os Dois Lados do Complexo, 2016/ Globo.

Mc Smith em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Globo — Foto: Globo

Cenas gravadas no Complexo do Alemão. Minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.

Imagens reais

A série é um desdobramento do longa-metragem “Alemão”, da produtora RT Features com direção de José Eduardo Belmonte, enriquecida por cenas reais da cobertura da invasão do Complexo feita pela Globo. Belmonte elaborou a versão para a TV com um novo roteiro. O diretor  rodou cenas inéditas no próprio Alemão e nas comunidades de Rio das Pedras e Chapéu Mangueira e contou com o apoio do Jornalismo da Globo na seleção e cessão das imagens que fizeram o Brasil parar em frente à TV, em novembro de 2010, como as da fuga de centenas de traficantes armados feitas pelo Globocop. O trabalho jornalístico rendeu a Globo o prêmio Emmy Internacional na categoria “Notícia” em 2011.

Milhem Cortaz e Marcelo Mello Jr em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Paprica/ Globo — Foto: Globo

Branco (Milhem Cortaz) e Carlinhos (Marcelo Melo Jr). Minissérie Alemão, Os Dois lados do Complexo, 2016/ Globo.

Carlinhos e Letícia

Quando os policiais se reúnem na pizzaria, sentem falta de Carlinhos (Marcello Melo Jr.) e desconfiam do parceiro. Carlinhos é o último a chegar e é imediatamente confrontado por Branco (Milhem Cortaz), que o considera o traidor por ser namorado de Letícia (Aisha Jambo), irmã de Senegal (Jefferson Brasil), o braço-direito de Playboy (Cauã Reymond). Ele nega qualquer culpa, e ainda assim é algemado. Carlinhos revela para Samuel (Caio Blat) que seu desejo é abandonar a polícia e fugir com Letícia para um sítio.

Playboy sabe que Carlinhos é apaixonado por Letícia e convence Senegal a usar a própria irmã como isca. O bandido a coloca em um carro e passeia pela favela ameaçando-a e usando as caixas de som para que Carlinhos o ouça de onde quer que esteja. Após uma discussão na pizzaria, Carlinhos é finalmente autorizado por Branco a resgatar Letícia e os dois partem para o confronto com os traficantes.

Mariana e sua ligação com Playboy

Moradora do Alemão, Mariana (Mariana Nunes) trabalha como faxineira na pizzaria de Doca (Otávio Muller). Um dia, ela decide deixar o filho em casa para ir buscar o dinheiro da sua faxina na pizzaria. Como a porta está fechada, ela entra com sua chave e desce até o porão, onde é capturada por Branco (Milhem Cortaz). Mesmo depois das explicações de Doca, Branco impede Mariana de sair, temendo que ela os delate. O clima piora quando todos descobrem que ela foi mulher de Playboy (Cauã Reymond) e é mãe de seu filho.Na guerra entre policiais e traficantes, Branco diz a Senegal (Jefferson Brasil) que eles estão com Mariana, por quem Playboy ainda é apaixonado, e que o chefe do tráfico só voltará a vê-la se ele os libertar. Com ameaça de invasão na pizzaria, Samuel (Caio Blat) entrega à Mariana uma mochila com o mapa da favela e todas as informações coletadas pelo grupo, além de seu colar de estimação. Ele pede à moça que faça o material chegar às mãos de seu pai, o Delegado Valadares (Antonio Fagundes).Mariana é libertada e, no caminho de casa, é interceptada pelos policiais que estão participando

Otávio Muller e Mariana Nunes em Alemão, os dois lados do complexo, 2016. Globo — Foto: Globo

Doca (Otávio Muller) e Mariana (Mariana Nunes). Minissérie Os Dois Lados do Alemão, 2016/ Globo.

da operação no Complexo do Alemão. Ao verem os documentos, encaminham a moça até a sede da polícia. Em segurança, a moça revela o paradeiro dos policias infiltrados na favela. Depois disso, ela volta para casa e reencontra o filho.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)