A trama desenvolve-se a partir da ótica das mulheres da família do líder dos farrapos, Bento Gonçalves (Werner Schünemann), tendo como pano de fundo as batalhas contra as tropas do Império.
O romance entre Rosário (Mariana Ximenes) e o oficial caramuru Estêvão (Thiago Fragoso) ganha destaque. Capitão do exército imperial, ele protege Rosário, que é perseguida por oficiais de sua tropa e os dois se apaixonam. Estêvão fica gravemente ferido e Rosário o leva para a estância onde ele fica sob seus cuidados. Ao se recuperar, Estêvão parte, prometendo voltar.
A minissérie foi gravada em Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, além de contar com externas no Rio de Janeiro.
A minissérie marcou a estreia de Camila Morgado na TV Globo. Chegaram à Rede Globo dezenas de cartas e e-mails pedindo que a personagem terminasse a história ao lado de seu grande amor, Garibaldi.
'A Casa das Sete Mulheres' foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o Grande Prêmio da Crítica, entre outros.
Canções interpretadas por Jorge Vercilo, Agnaldo Rayol, Gal Costa, Zizi Possi, Flávio Venturini, Milton Nascimento, Leila Pinheiro e Marcus Vianna marcaram a trilha sonora de 'A Casa das Sete Mulheres'.