Direção: Aloysio Legey, Paulo Netto e Maurício Tavares | Direção-geral: Aloysio Legey | Supervisão: Marlene Mattos | Data de exibição: 24/12/1991 | Horário: 21h40
Com 70 minutos de duração, o programa contava a história de Moleque (Xuxa), um menino de rua que, junto com os amigos, consegue abrigo em um cinema para passar a noite. Fábrica de Ilusões tem início quando Moleque, depois de limpar o vidro de um carro no sinal, recebe um trocado do motorista do veículo. Ele divide o dinheiro com outros meninos de rua, e todos partem em busca de um local para dormir.
O grupo consegue abrigo em um cinema, onde o Velho (Renato Pupo), responsável pela exibição dos filmes, decide colocar no projetor a película Fábrica de Ilusões. Ao ver as imagens, Moleque começa a sonhar e a ficção dá lugar à realidade: o cenário do programa se modifica, transformando-se em uma fábrica de brinquedos, e Moleque se torna o coordenador da fábrica. Ele comanda todas as atividades e, entre truques e surpresas, faz caixas brancas transformarem-se em pacotes coloridos e brilhantes. A fantasia acaba quando a fita se rompe, e tudo volta a ser como antes.
Abertura do programa Xuxa Especial de Natal – Fábrica de Ilusões (1991).
Triste, Moleque cruza com Papai Noel, e o velhinho entrega ao menino sua caixa de amendoim. Ao receber a caixa, Moleque se transforma em Xuxa, que aparece vestida como a gerente da fábrica de brinquedos com a qual o menino sonhou. A ficção é entremeada por números musicais.
Entre os convidados do programa estavam os cantores Milton Nascimento e Simone; os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes – acompanhados pela neta Maria Heloísa, de dez anos –, Elias Gleiser, Sérgio Mallandro, David Pinheiro, além dos integrantes do Xou da Xuxa (1986): Paquitas, Paquitos, Dengue, Praga e as Irmãs Metralha. Além do personagem Moleque, Xuxa apareceu em cena interpretando uma das atrizes do filme Fábrica de Ilusões, caracterizada com cabelos pretos em corte Chanel. E também surgiu como ela mesma, nos números musicais.
ELENCO
Ademir Lemos
David Pinheiro
Elias Gleizer
Glória Menezes
Nádia Maria
Renato Pupo
Sérgio Mallandro
Tarcísio Meira
CURIOSIDADES
O programa foi reapresentado em janeiro de 1992.
NÚMEROS MUSICAIS
Músicas como 'A Dança do Coco' (Augusto Cézar e Carlos Colla), 'Novo Planeta' (Zé Henrique, Marcelo Azevedo, Marcelo Faria, Val Martins e Angel Mattos), 'Lua de Cristal' (Michael Sullivan) e 'Hoje é Dia de Folia' (Nando Cordel) foram apresentadas por Xuxa. Ao lado de Sérgio Mallandro, ela cantou 'Pula Corda' (Chico Roque e Ed Wilson); com Milton Nascimento, interpretou a canção 'Boto Rosa' (Prêntice e Ronaldo Monteiro de Souza).Várias cenas do especial tiveram a participação de um grupo de balé, formado por bailarinas de diversas academias do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade de Elizabeth Oliosi. Cecília Kerche, então primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e Marcelo Misailidis, primeiro bailarino da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, também participaram do programa.
PRODUÇÃO
Para dar vida a Moleque, Xuxa radicalizou o visual: usou um boné e uma peruca para esconder seus cabelos loiros, sujou o rosto de graxa e vestiu-se com short, camiseta listrada e suspensórios. Dos dez clipes musicais exibidos ao longo do programa, três tiveram locações especiais: os clipes das canções A Dança do Cocoe Novo Planeta, realizados na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde Xuxa gravou acompanhada por cerca de 150 crianças; e o da canção Bom Dia (Mário Marcos), gravado em Buenos Aires, na Argentina. As cenas de interior foram feitas no estúdio da Renato Aragão Produções, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA
Roteiro: Aloysio Legey
Produção executiva: Sergio Madureira
Direção de fotografia: Edmundo Tibúrcio e Ediberto Moreira Lima
Cenários: Luiz Antônio Caligiuri
Edição: Cláudio Jardim e Beto Mariano
Equipe de produção: Ângela Correa, Dora Erthal, Rita de Cássia, Alexandre Salcedo, Rosana Lopes Correa e Fernando Costa
Assistente de cenografia: Norma Freihof
Gerência de operações cenográficas: Helio Ferreira
Figurinos Xuxa: Vera Canholato
Figurinos: Helena Brício
Maquiagem: Roberto e Maria de Fátima
Produção de arte: Ana Blota
Pesquisa de arte: Andréa do Canto
Contrarregra: Samuel Ácimo
Gerência de efeitos especiais: Wilson Aquino
Efeitos especiais: Gilson Figueiredo
Imagens externas: Edson Carvalho
Supervisão de externas: Ronaldo Borges
Direção de operações: Pedro Paulo Couto e Aloysio Augusto
Efeitos visuais: Marivaldo Kulschi
Gerência de pós-produção: Maria Lucia Salles
Supervisão de ballet: Elizabeth Oliosi
Coreografia: Diana Tomasetig
Produção musical: Danilo Granato, Edom de Oliveira e Felipe Reis
Direção musical: Mariozinho Rocha
Direção de planejamento e controle: Mario Rogério Ambrosio
FONTES
Boletim de Programação da Rede Globo, número 989; ANDRADE, Patrícia. “O Natal de uma rainha-moleque” In: O Globo, 03/12/1991; ANDRADE, Patrícia. “Os convidados de Moleque” In: OGlobo, 09/12/1991; ANDRADE, Patrícia. “Uma história de sonho e realidade” In: OGlobo, 2/12/1991; HONÔR, Rosângela. “Xuxa reinventa a realidade” In: O Estado de São Paulo, 24 dez 1991; UCHÔA, Cláudio. “Fábrica de ilusões de Xuxa dá tons coloridos ao drama do menor carente” In: Jornal do Brasil, 22/12/1991; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. |