Por Memória Globo

Acervo / Globo
Abertura do programa Xuxa Especial – 10 anos (1996).

Abertura do programa Xuxa Especial – 10 anos (1996).

A apresentadora estreou na Globo em 1986, com o programa 'Xou da Xuxa'. Recebeu o título de “rainha dos baixinhos” devido ao carisma e à empatia com as crianças. “Baixinhos” era a forma carinhosa pela qual a apresentadora se referia ao seu principal público. O especial fez um retrospecto da carreira da apresentadora, destacando os melhores momentos de seus programas, suas músicas e outros sucessos. Xuxa 10 Anos contou com a participação de Renato Aragão, que conduziu a atração, desempenhando o papel de entrevistador. Xuxa falou sobre sua vida profissional e pessoal. O público assistiu a cenas marcantes dos programas 'Xou da Xuxa' (1986) e 'Xuxa Park' (1994), além de trechos dos especiais de Natal e de comemoração do Dia das Crianças protagonizados pela apresentadora.

Supervisão-geral: Marlene Mattos | Direção de produção: Aluizio Augusto | Núcleo: Walter Lacet | Data de exibição: 04/07/1996 | Horário: 21h40

NÚMEROS MUSICAIS

Ao longo do especial, Xuxa voltou no tempo para relembrar a época em que chegava diariamente ao 'Xou da Xuxa' em uma nave espacial toda iluminada. Na época, ela cantava suas músicas de sucesso junto com o auditório e os personagens que a auxiliavam no programa, como as Paquitas, o Dengue e o Praga. Outra parte marcante do programa foi a exibição de um clipe com diversas canções interpretadas por Xuxa, como Dança da Xuxa (Prêntice, Ronaldo Monteiro de Souza), Lua de Cristal (Michael Sullivan), Milagre da Vida (Jane Leitzke) e Ilariê (Cid Guerreiro, Dito e Ceinha).O especial contou com a participação de ex-Paquitos e Paquitas, como Letícia Spiller, Andréa Veiga, Andréia Faria e Juliana Baroni, além de Mariana e Roberta Richard, de Aline Barros, da dançarina Bombom e do grupo You Can Dance. Junto com a apresentadora, eles cantaram a música Turma da Xuxa.No clipe Valeu!, Xuxa recebeu a homenagem de toda a sua equipe. 

PRODUÇÃO

A maior parte do especial foi gravada em estúdio, mas o programa também teve cenas externas. O clipe da música Ilariê, por exemplo, foi rodado em Salvador (BA) e contou com a participação de crianças do grupo Olodum. O especial mostrou ainda algumas cenas no circo de Beto Carrero, em Santa Catarina.

CURIOSIDADES

'Xuxa Especial – 10 Anos' foi reapresentado cerca de dez dias após sua exibição, em julho de 1996. 

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Ronaldo Santos e Vivian Perl
Direção de musicais: José Mário
Direção: Ignácio Coqueiro
Direção de fotografia: Peter Gasper
Diretora assistente: Ângela Mattos
Gerência de produção: Paula Bezerra
Coordenação de produção: José Correa, Marny Elwis
Equipe de produção: Eliana Marcatti, Lenice Coelho, Heleno Moura, Eduardo Miranda, Mário Tomás | Coreografia: Oswaldo Berry
Figurino: Willis Ribeiro
Cenografia: João Cardoso, Lueli Antunes
Produção de arte: Denise Carvalho

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, número 1225; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)