Por Memória Globo

William Andrade/Globo

Xuxa em Xuxa 20 Anos, 2006 — Foto: William Andrade/Globo

Xuxa estreou na emissora em 1986, com o programa Xou da Xuxa e, desde então, esteve à frente de diversos infantis da emissora. Xuxa 20 Anos destacou os melhores momentos dos programas de Xuxa, suas músicas e outros sucessos, misturando depoimentos, imagens de arquivo e apresentação de números musicais. O programa teve início com a chegada de crianças a um teatro. Como em um espetáculo, as crianças da plateia assistiam ao especial junto com o telespectador. O show começava narrando um pouco da história de Xuxa: seu nascimento, o apelido que ganhou do irmão, a mudança do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro e o início da carreira como modelo. Em seguida, o público assistia a cenas que marcaram a trajetória da apresentadora, como a chegada ao estúdio em uma nave espacial e a despedida característica, com “beijinho, beijinho e tchau, tchau”.  

Abertura do programa Xuxa 20 anos (2006).

Abertura do programa Xuxa 20 anos (2006).

Um bloco do especial foi dedicado ao 'Xou da Xuxa' (1986), o primeiro programa de Xuxa na Globo. Paquitas de várias gerações participaram desse bloco. Ao lado da apresentadora, relembraram momentos marcantes dos anos que passaram juntas, como os apelidos de algumas delas: Sorvetão (Andréia Faria), Catu (Ana Paula Guimarães) e Catuxa (Juliana Baroni). As 21 ex-assistentes de palco de Xuxa, ao lado das Irmãs Metralha (Mariana e Roberta Richard), cantaram e dançaram ao som de Ilariê, uma das canções mais famosas de Xuxa. Outro bloco relembrou o 'Planeta Xuxa' (1997), atração dedicada ao público adolescente com foco nas apresentações de músicos e bandas de sucesso. Essa parte do especial contou com a participação de Ivete Sangalo, que chegou a substituir a apresentadora naquele programa, durante sua licença-maternidade. Relembrando o quadro de maior destaque do Planeta Xuxa, Intimidade, Xuxa entrevistou o humorista Renato Aragão. Em seguida, a apresentadora fez uma entrevista com ela mesma.

Xuxa em Xuxa 20 Anos, 2006 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

Os demais blocos do programa foram dedicados às homenagens e a outros programas comandados por Xuxa. A apresentadora Angélica foi uma das convidadas que prestou sua homenagem à rainha dos baixinhos. As duas assistiram a trechos de programas antigos da Globo nos quais estiveram juntas. Familiares também deram depoimentos sobre a apresentadora. Um dos momentos marcantes de 'Xuxa 20 Anos' foi a parte em que Sasha, filha de Xuxa, cantou a música Lua de Cristal, outro grande sucesso da carreira da apresentadora. Sasha cantou acompanhada pela mãe e por crianças da Fundação Xuxa Meneghel. Também participaram do programa os atores-mirins Maria Mariana, Eike Duarte, Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Debby Lagranha, Brunno Abrahão e David Lucas. Juntos, eles cantaram Parabéns para a apresentadora.

Xuxa em Xuxa 20 Anos, 2006 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

CURIOSIDADES

Capa do DVD Xuxa 20 anos - memoriaglobo/arte-aberta-xuxa-20-anos.jpg — Foto: Acervo/Globo


O especial 'Xuxa 20 Anos' ganhou edição em DVD, lançado sob os selos Globo Marcas e Som Livre. O DVD faz uma retrospectiva da vida da artista desde quando recebeu o apelido do irmão, Blad Meneghel – nome com o qual se tornou conhecida em vários países; passa por todos os programas já comandados por ela; e chega até o programa' TV Xuxa' (2005). Como num túnel do tempo, o público pode rever a cena que se repetiu por muitas manhãs: Xuxa saindo de uma nave rosa.


Texto: Márcio Araújo | Direção: Marcelo Zambelli | Direção-geral: Jorge Fernando | Data de exibição: 14/10/2006 | Horário: 16h30

FICHA TÉCNICA

Cenografia: Cris Delamare
Figurinos: Marcelo Cavalcante e Marina Alcântara
Coreografias: Fly e Caio Nunes

FONTES

Boletim de Programação da Globo, 14/10/2006; 21/12/2006.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)