Para comandar a atração, Xuxa contava com o auxílio de personagens que logo se tornariam marcas de seus programas, como as Paquitas: Andréa Veiga e Andréia Faria, conhecida como Sorvetão; e Dengue (Roberto Bettini, conhecido como Palhaço Muriçoca) e Praga (Armando Moraes). Eles ajudavam a apresentadora na organização e na animação do auditório. As Paquitas vestiam-se com roupas inspiradas em soldadinhos de chumbo, equilibradas sobre botas brancas, enquanto o Dengue, um enorme mosquito cheio de braços, vestia-se de amarelo e vermelho dos pés à cabeça, e o baixinho Praga usava uma fantasia de tartaruga.
Nos primeiros anos do programa, as brincadeiras e gincanas com as crianças e os números musicais apresentados por Xuxa tomavam a maior parte do programa. Diariamente, a apresentadora dava parabéns aos aniversariantes do dia com a música 'Parabéns da Xuxa' e fornecia dicas de alimentação saudável para as crianças enquanto tomava seu café da manhã ao som de 'Quem Quer Pão'.
Xuxa comanda a brincadeira “Minhocão”, com meninos x meninas.
Xuxa recebe em seu programa o mágico Renan.
Xuxa canta 'Parabéns da Xuxa'.
Ao longo dos anos, o 'Xou da Xuxa' passou a investir em quadros, diversificando as atrações do programa. Em junho de 1989, um quadro marcante foi lançado: o 'Bobeou Dançou', que consistia em uma gincana dirigida aos adolescentes. Exibido no programa de sábado, tinha 20 minutos de duração. Cerca de um mês depois, o quadro passou a ser apresentado como um programa independente, aos domingos, mantendo o nome 'Bobeou Dançou'.
A partir de 22 de abril de 1991, o 'Xou da Xuxa' ganhou novos quadros e dois repórteres-mirins, Raquel Batista e Caíque Benigno. Entre os quadros de destaque desse período estavam 'Nossa Gente Brasileira', com breves entrevistas com famosos e anônimos que se destacavam por suas atitudes, e 'Papo Sério', em que Xuxa entrevistava autoridades e especialistas em diversas áreas. Rosane Collor de Mello e Alceni Guerra foram alguns dos convidados do quadro. Os dois novos repórteres entrevistavam personalidades do meio artístico e esportivo – as entrevistas eram exibidas ao longo do programa.
Além disso, Raquel Batista e Caíque Benigno estavam à frente do quadro 'Xuxa Cidade', em que crianças faziam denúncias sobre problemas de suas ruas e seus bairros. As reclamações eram feitas através de cartas enviadas à produção do programa.
Naquele mesmo ano, o 'Xou da Xuxa' passou a ser transmitido para 17 países da América Latina, onde era chamado de 'El Show de Xuxa'.
Em 1992 estrearam 40 novas brincadeiras, novos quadros e novos desenhos. Entre os quadros, destaque para 'Famoso por Dois Minutos', 'Histórias de uma Infância' e 'O X do Problema'. O público adolescente também ganhou um espaço maior no programa, por meio das 'Competições da Xuxa', brincadeiras voltadas para crianças a partir de 12 anos, que envolviam disputas entre grupos de escolas, condomínios e comunidades. Andréa Veiga, a primeira paquita da Xuxa, era a apresentadora da nova atração. Aos sábados, o 'Xou da Xuxa' abria um espaço para o programa 'Paradão da Xuxa', com destaques para a música popular, a sertaneja, novos cantores e os melhores do mês, com o mesmo cenário utilizado no 'Paradão da Xuxa Especial' exibido no ano anterior. Vários personagens interpretados por Xuxa permaneceram no ar ao longo da existência do programa. Entre os de maior repercussão estavam Vovuxa, uma simpática velhinha que adorava contar histórias e piadas; Madame Caxuxá, uma astróloga que transmitia mensagens sobre higiene e alimentação como se estivesse lendo o horóscopo do dia; Dra. Boluxa, médica que dava conselhos para as crianças de como agir no dia a dia em caso de resfriados e machucados; e Xoxum, sábio chinês que ensinava a transformar jornais e revistas em brinquedos. O Xuxerife também se juntava à turma do 'Xou da Xuxa' para investigar denúncias feitas pelas crianças através de cartas.
Entre os desenhos animados de maior destaque exibidos pelo programa ao longo dos anos estavam 'He-Man', 'She-Ra', 'Scooby Doo', 'Os Flintstones', 'Thundercats' e 'Caverna do Dragão'.
Xuxa interpreta Madame Caxuxá, uma astróloga.
Paquitas
Em 1987, além de Andréa Veiga e Andréia Faria, a Paquita e a Xiquita, Luise Wischermann e Ana Paula Guimarães entraram para o time das Paquitas, como Pituxa e Catuxa. Em 1988, a turma foi novamente ampliada, e Xuxa passou a contar com o trabalho de palco de Xiquitita (Roberta Cipriani), Catuxita (Priscila Miranda Couto), Paquitita (Tatiana Maranhão) e Pituxita (Ana Paula Almeida).
Nos anos seguintes, a equipe de Paquitas sofreu algumas alterações, como a saída de Louise Wischermann e a entrada de Letícia Spiller, em 1989, e a substituição de Andréia Faria por Bianca Rinaldi, em 1990. Nesse mesmo ano, Juliana Baroni também passou a fazer parte do programa, como Catuxa.
As primeiras paquitas revisitam Xuxa no último programa: Andréa Veiga, Andréia Faria (Sorvetão), Ana Paula Guimarães (Catuxa), Letícia Spiller (Pastel) e Tatiana Maranhão (Paquitita).
Letícia Spiller (Pastel), Ana Paula Almeida (Pituxita), Tatiana Maranhão (Paquitita) e Andréia Faria (Sorvetão) cantam 'É Tão Bom' no 3º aniversário do programa.
Bianca Rinaldi é aprovada no teste feito em 27/03/1990 e é a nova paquita Xiquita.
Paquitas e Paquitos cantam música em homenagem à Xuxa.
Estreia do 'Jornal da Xuxa', com Duda Little (Maria Eduarda Esteves e Alves) como repórter do quadro.
Cátia Paganote entrou na equipe em 1989 como Miúxa, e Flávia Fernandes substituiu Tatiana Maranhão em 1991, assumindo o posto de Paquitita. A maioria das meninas foi escolhida por meio de testes e concorreu com milhares de garotas do Brasil inteiro, que sonhavam com a oportunidade de trabalhar ao lado de Xuxa.
Em 1989, foi criada a versão masculina das assistentes de Xuxa – os Paquitos –, formada por Alexandre, Robson, Marcelo Faustini, Gigio, Cláudio Heinrich e Yuri. Além das Paquitas e dos Paquitos, do Dengue e do Praga, Xuxa contava também com as Irmãs Metralha, vividas pelas gêmeas Mariana e Roberta Richard, que ajudavam na coordenação das crianças; com a repórter-mirim Duda Little (Maria Eduarda Esteves e Alves), que, desde o início de 1988, realizava entrevistas para o quadro 'Jornal da Xuxa' com personalidades como o então governador Moreira Franco e o campeão de Fórmula 1 Ayrton Senna; e com os bonecos Moderninho (Reinaldo Waisman) e Frentinha (Marcelo Ribeiro), que sempre estavam ao lado da apresentadora no momento do sorteio de cartas enviadas pelas crianças.