Por Memória Globo

Acervo Globo

Nascida em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel começou a carreira como modelo em 1979, aos 16 anos. Dois anos depois, iniciou a carreira de apresentadora, voltando-se para o público infantil. Seu primeiro programa foi 'Clube da Criança', dirigido por Maurício Sherman em 1983, na antiga Rede Manchete. Sherman foi o responsável pela descoberta da apresentadora.

Além da televisão, Xuxa também tem atuação no cinema, e seus filmes já foram assistidos por mais de 30 milhões de pessoas. O campeão de bilheteria é 'Lua de Cristal', de 1990, visto por 4 milhões de espectadores.

Tanto as Paquitas quanto os Paquitos formavam conjuntos musicais e chegaram a lançar discos. Muitas das meninas que foram paquitas da Xuxa tornaram-se atrizes e entraram para o elenco da emissora, como Juliana Baroni e Letícia Spiller, que interpretou papéis de destaque em novelas como 'Quatro por Quatro' (1994), 'Suave Veneno' (1999), 'Esplendor' (2000), Sabor da Paixão (2002) 'Senhora do Destino' (2004) e' Duas Caras' (2007). Entre os Paquitos, Marcelo Faustini e Cláudio Heinrich também despontaram como atores na TV Globo. O segundo estrelou o seriado 'Malhação' (1995) e, entre outras novelas, atuou como protagonista de 'Uga Uga' (2000).

Paquitas do 'Xou da Xuxa' — Foto: Acervo/Globo

No Dia do Índio, Xuxa recebe índios Xavantes em seu programa. Na sequência, ela canta com as Paquitas 'Brincar de Índio'.

No Dia do Índio, Xuxa recebe índios Xavantes em seu programa. Na sequência, ela canta com as Paquitas 'Brincar de Índio'.

No Natal de 1986, a apresentadora recebeu seu oitavo disco de platina, prêmio concedido a cada 250 mil cópias vendidas. O LP 'Xou da Xuxa', da gravadora Som Livre, já havia vendido até então mais de dois milhões de cópias, batendo o recorde sul-americano de vendagem de um só disco. Xuxa vendeu mais do que o cantor Roberto Carlos naquele ano. Nos anos seguintes, a apresentadora ainda lançou mais seis discos, como 'Xou da Xuxa' 2 e 3, além de ter gravado dois LPs com suas músicas traduzidas para o espanhol, que chegaram a vender 2,4 milhões de cópias. Até hoje, Xuxa vendeu mais de 26 milhões de discos, recebeu 214 discos de ouro, 76 de platina, 11 de diamante e 4 de diamante duplo. O disco 'Xou da Xuxa 3' entrou para o Guiness como o disco infantil mais vendido, com mais de três milhões de cópias. Entre os sucessos estavam as canções 'Ilariê' (de Ceinha, Cid Guerreiro e Dito) e 'Brincar de Índio' (Michael Sullivan e Paulo Massadas).

'Xou da Xuxa' comemorativo de Natal — Foto: Acervo Globo

Foram lançados diversos produtos com a marca de Xuxa, como bonecas, roupas e acessórios, e crianças de diferentes níveis sociais começaram a se vestir igual à apresentadora. As botas de couro brancas e as chuquinhas para prender os cabelos viraram febre entre crianças e adolescentes.

No embalo do sucesso, Xuxa lançou a grife Bicho Comeu, direcionada ao público infantojuvenil.

Sucesso no exterior

O sucesso brasileiro do 'Xou da Xuxa' e da apresentadora estendeu-se às crianças de outras nacionalidades. A partir de 1991, uma versão do programa em língua espanhola – 'El Show de Xuxa' – era transmitida para 17 países da América Latina pela emissora argentina Telefe. O programa, líder de audiência no horário, ficou no ar por volta de dois anos. Cerca de dois milhões de crianças norte-americanas também assistiam ao programa – 'El Show' –, que era exibido aos sábados e domingos pela rede Univisión. Em 1992, Xuxa lançou o 'Xuxa Park', infantil apresentado pela Tele 5 espanhola. Um programa homônimo, 'Xuxa Park', seria lançado pela Rede Globo em 1994.

Em 1993, com um contrato assinado com a produtora norte-americana MTM Enterprises, Xuxa foi para os Estados Unidos. A versão americana de seu programa – 'Xuxa' –, falada em inglês, foi lançada naquele país em setembro do mesmo ano. Com meia hora de duração, o infantil continha brincadeiras, números musicais e quadros educativos. O programa era transmitido diariamente por um pool formado por cerca de 100 emissoras, que cobriam 85% do território norte-americano. Nessa época, a rede Univisión deixou de exibir 'El Show de Xuxa'.

Em 1990, Xuxa foi convidada pela Academia de Ciências e Artes dos Estados Unidos para entregar o prêmio Emmy, na categoria de melhor programa infantil, e apresentar uma de suas canções na festa de premiação.

Xuxa no 'Xou da Xuxa' — Foto: Acervo Globo

Xuxa comandou outras atrações infantis na Rede Globo, como 'Bobeou Dançou' (1989), 'Paradão da Xuxa' (1992), 'Xuxa' (1993), 'Xuxa Park' (1994), 'Xuxa Hits' (1995), 'Planeta Xuxa' (1997), 'Xuxa no Mundo da Imaginação' (2002), 'TV Xuxa' (2005) e 'Conexão Xuxa' (2007).

Xuxa e Sasha em 'Xuxa no mundo da imaginação' — Foto: Acervo Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)