Por Memória Globo

Acervo/Globo

Alexandre Slavieiro, Fiorella Matheis, Didi, Débora Nascimento e Livia Aragão em Uma Noite no Castelo, 2009 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Débora Nascimento, Fiorella Matheis, Livia Aragão e Walney Costa em Uma Noite no Castelo, 2009 — Foto: Frederico Rozario/Globo

Segundo uma antiga lenda, há mil anos uma terrível batalha foi travada entre dois jovens e poderosos guerreiros. De um lado, Landin (Carlos Casagrande), valoroso nobre que conduzia seus súditos com justiça e benevolência. Do outro, Calimero (Walney Costa), ex-braço direito de Landin que, com o passar dos anos, cobiçou o poder do rei e quis tomá-lo para si. Os dois se enfrentam em uma batalha de muitos dias até que Landin derrota o inimigo e funda o reino da Landinóvia. Mas Calimero era tão poderoso que, no momento da derrota, usou seu poder para dividir o tempo e o espaço em dois, fundando paralelamente o reino da Calinóvia. O vilão jurou que em mil anos os mundos se tocariam através de um portal do tempo e que ele se tornaria o senhor dos dois mundos. Landin, por sua vez, afirmou que isso nunca aconteceria, pois enviaria um dos seus herdeiros para derrotá-lo novamente.

No tempo presente, Didi (Renato Aragão), a princesa Lili (Livian Aragão) e o príncipe Guilherme (Alexandre Slavieiro), durante uma festa no castelo, descobrem que o reino da Landinóvia está em perigo. Eles entram em ação para garantir a segurança do povo, governado pelo Rei (Eduardo Galvão) e por sua Rainha (Giovanna Gold), e se deparam com um portal do tempo (um espelho mágico), embarcando em uma viagem repleta de aventuras. Na luta pelo bem, contam com a ajuda do sábio Melquíades (Ricardo Blat) e das guerreiras Zara (Débora Nascimento), Virgínia (Fiorella Matheis) e Esmeralda (Patrícia Werneck).  No final da história, Guilherme consegue derrotar Calimero. O vilão se alimentava do ódio que seus inimigos nutriam por ele. Ao saber disso pela princesa Lili, Guilherme desiste de matá-lo e ele vira poeira. Todos voltam a viver em paz.

Trecho inicial do especial Uma Noite no Castelo. Com Landin (Carlos Casagrande), Calimero (Walney Costa), Didi (Renato Aragão), princesa Lili (Livian Aragão), príncipe Guilherme (Alexandre Slavieiro), rei (Eduardo Galvão) e rainha (Giovanna Gold).

Trecho inicial do especial Uma Noite no Castelo. Com Landin (Carlos Casagrande), Calimero (Walney Costa), Didi (Renato Aragão), princesa Lili (Livian Aragão), príncipe Guilherme (Alexandre Slavieiro), rei (Eduardo Galvão) e rainha (Giovanna Gold).

Argumento: Renato Aragão | Redação final: Paulo Cursino | Direção geral: Marcus Figueiredo | Exibição: 01/01/2009 

FICHA TÉCNICA

Uma Noite no Castelo, 2009 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Elenco:
Alessandra Colasanti – Valeska Dúbio
Alexandre Giorgi – Arauto
Alexandre Slavieiro – Príncipe Guilherme
Carlos Casagrande – Landin
Débora Nascimento – Zara
Eduardo Galvão – Rei
Eduardo Martini – Arsênio Dúbio
Fiorella Matheis – Virgínia
Giovanna Gold – Rainha
Lívian Aragão – Princesa Lili
Luciano Clemente – Adelfo
Patrícia Werneck – Esmeralda
Renato Aragão – Didi
Ricardo Blat – Melquíades
Walney Costa – Calimero

GALERIA DE FOTOS

Galerias Relacionadas

None

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2008/ 01/2009; Sites: http://tvglobo.especiaisdefimdeano.globo.com; http://pt.wikipedia.org, acessados em 01/2009.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)