Por Memória Globo

Acervo/Globo

Em 2008, 'TV Xuxa' ganhou um novo cenário, mais versátil, capaz de rapidamente se transformar em palco para uma entrevista ou para a disputa de um game. Comandada por Eliane Heringer e J. Cláudio Ferreira, a equipe de cenógrafos deu prioridade aos efeitos de luz num cenário de poucos elementos, em que se destacavam a letra X estilizada e dois telões posicionados estrategicamente para serem vistos simultaneamente por convidados, plateia e público de casa. Foram usadas cerca de 30 variações de luz para imprimir o clima adequado a cada um dos quadros e momentos do programa.

Aliado ao trabalho da cenografia, a equipe de produção de arte encabeçada por Márcia Rossi optou por trabalhar com pouco mobiliário e alterar os adereços de acordo com os quadros. No Elenco X, por exemplo, os acessórios utilizados precisavam ter tamanho proporcional ao das crianças. Já as provas do Família Nota 10 exigiam a confecção de objetos muito diferenciados, que iam da criação de um quebra-cabeça com os monumentos do Brasil até o desenho de um dado inflável.

Em 18 de abril de 2009, 'TV Xuxa' iniciou sua nova temporada com um cenário reformulado, em forma de arena, assinado pelo cenógrafo Fernando Schmidt. 

Na temporada de 2011, o programa ganhou um cenário com capacidade para cerca de 400 pessoas. O palco passou a ter um formato italiano, com a disposição frontal da plateia, além de monitores de LCD distribuídos pelo espaço. O ambiente  ganhou cores azuis e roxas para adquirir um tom de suavidade e leveza. 

Uma das grandes novidades do programa em 2012 foi o cenário novo, que ganhou um formato 360 graus, permitindo uma maior proximidade da apresentadora e dos convidados com a plateia.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)