A história é conduzida por Olímpia (Tânia Alves), personagem real da história de Ouro Preto. Considerada patrimônio da cidade, Olímpia era uma mulher alegre, adorada pelos habitantes de Ouro Preto, que conhecia todos os recantos da cidade mineira e sabia muito sobre a história da região. Há quem diga que seu fantasma pode ser visto à noite, percorrendo e zelando pela cidade que tanto amou. É Olímpia quem ajuda as crianças Aretha, Fabiano Vannucci e Paulo Vignolo a fazerem um trabalho escolar sobre a Inconfidência Mineira. Usando poderes mágicos, ela transporta a narrativa para o século XVIII, levando o trio a locais da cidade onde aconteceram importantes fatos históricos. Juntos, todos passam a acompanhar de perto a luta dos mineiros pela liberdade. No Horto Florestal de Ouro Preto, por exemplo, Olímpia e as crianças veem as primeiras imagens de Tiradentes (Cláudio Cavalcanti). Fardado e sem barba, ele comanda os soldados que guardam um carregamento de ouro que será enviado para Portugal.
Criação: Federico Padilla, Lafayette Galvão e Augusto César Vannucci | Pesquisa e redação: Lafayette Galvão | Direção-geral: Augusto César Vannucci | Data de exibição: 20/04/1984 | Horário: 21h20
Abertura do programa 'Tiradentes, Nosso Herói' (1984).
Angustiado, Tiradentes não esconde sua revolta com os crescentes impostos cobrados pelo Visconde de Barbacena (Lafayette Galvão). As expressões portuguesas usadas pelo Visconde deixam as crianças espantadas, mas Olímpia esclarece tudo através da canção Língua Enrolada, de Wagner Tiso e Milton Nascimento, cantada por Tânia Alves e pelas crianças. Essa sequência do programa também foi pontuada pela música Nosso Herói, de Tavinho Moura e Fernando Brant, interpretada por Beto Guedes. Outro momento do programa mostra a chegada das crianças à Casa dos Inconfidentes, lugar que possivelmente serviu para as reuniões do grupo. A história da Inconfidência Mineira também é apresentada com foco no romance entre Tomás Antônio Gonzaga e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão – os fictícios Dirceu e Marília, personagens clássicos da literatura. Na Ponte dos Suspiros, Zizi Possi e Tunai interpretam os personagens e revivem essa parte da história cantando a música que leva o nome da ponte, uma composição de Lô Borges e Márcio Borges.
A alegria de Olímpia desaparece quando Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira) delata seus companheiros e a história começa a mudar. Nessa sequência, o grupo MPB-4 interpreta a canção Traição, de Tunai e Sérgio Natureza. Participaram ainda do programa João Bosco, a dupla Kleiton e Kledir, e Gonzaguinha, que interpretou a canção Sonhos Brasis (Inconfidências), composta por ele especialmente para o especial. .
O autor, ator e diretor Lafayette Galvão, estudioso da obra de Aleijadinho, foi o responsável pela pesquisa de texto do programa, além de ter composto três canções para o especial: Quem Cochicha, Sinhá Olímpia e Meu Rico Dinheirinho, todas em parceria com Daltony Nóbrega. Além disso, ele interpretou o Visconde de Barbacena na trama.
Vídeos
'Tiradentes, nosso herói' (1984): cena em que Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira) trai Tiradentes (Cláudio Cavalcanti), delatando-o ao Visconde de Barbacena (Lafayette Galvão). Cena com Aretha, Fabiano Vannucci, Paulo Vignolo e Sinhá Olímpia (Tânia Alves), entre outros. O grupo MPB4 canta “Traição”. Lafayette Galvão, estudioso da obra de Aleijadinho, foi também cocriador, pesquisador e redator do programa.
'Tiradentes, nosso herói' (1984): cena em que Tiradentes (Cláudio Cavalcanti) é preso. Cena com Aretha, Fabiano Vannucci, Paulo Vignolo, Olímpia (Tânia Alves), entre outros. Tadeu Franco canta “Coração Civil”.
'Tiradentes, nosso herói' (1984): cena em que Tiradentes (Cláudio Cavalcanti) revela sua insatisfação a Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira). Com Aretha, Fabiano Vannucci, Paulo Vignolo, Sinhá Olímpia (Tânia Alves) e o Visconde de Barbacena (Lafayette Galvão), entre outros. Kleiton e Kledir cantam “Meu Rico Dinheirinho”, composta por Lafayette Galvão (também cocriador, pesquisador e redator do programa) e Daltony Nóbrega.
'Tiradentes, nosso herói' (1984): cena em que Sinhá Olímpia (Tânia Alves) recebe as crianças Aretha, Fabiano Vannucci e Paulo Vignolo, que estão em busca de dados para uma pesquisa escolar sobre Tiradentes (Cláudio Cavalcanti). Com Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira) e o Visconde de Barbacena (Lafayette Galvão), entre outros. Tânia Alves canta 'Sinhá Olímpia', composta por Lafayette em parceria com Daltony Nóbrega.
'Tiradentes, nosso herói' (1984): cena em que Sinhá Olímpia (Tânia Alves) começa a narração da história de Tiradentes (Cláudio Cavalcanti). Cena com Aretha, Fabiano Vannucci, Paulo Vignolo e Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira), entre outros. Gonzaguinha canta 'Sonhos Brasis'.
Sinhá Olímpia (Tânia Alves) conta a trajetória de Tiradentes (Cláudio Cavalcanti). Cena com Aretha, Fabiano Vannucci, Paulo Vignolo. João Bosco canta 'Liberdade'.
Aretha, Fabiano Vannucci e Paulo Vignolo procuram Sinhá Olímpia (Tânia Alves). Beto Guedes canta 'Nosso Herói'.
Milton Nascimento encerra o especial cantando 'Coração de Estudante'.
FONTES
Boletim de Programação da Rede Globo, número 588; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; www.infantv.com.br, acessado em 08/2010. |