As externas de 'Tiradentes, Nosso Herói' foram todas feitas na cidade de Ouro Preto, em locais como as escadarias da igreja de Nossa Senhora do Carmo, local onde foi gravado o primeiro número musical do especial, Sinhá Olímpia, de Daltony Nóbrega e Lafayette Galvão, interpretado pela própria Tânia Alves. Outros locais que serviram de cenário para a história foram a Casa dos Inconfidentes, a sede da Prefeitura de Ouro Preto e o Horto Florestal da cidade. Para finalizar o especial, foram mostradas imagens da prisão dos inconfidentes e o julgamento de Tiradentes.
Apenas um número musical do infantil não foi gravado em Ouro Preto. Durante um dia, a equipe esteve em Congonhas, também em Minas Gerais, cidade onde estão as estátuas dos profetas esculpidas por Aleijadinho. Lá, no então recém-inaugurado Parque da Cachoeira, Milton Nascimento cantou Coração de Estudante, composição dele em parceria com Wagner Tiso.
Utilizando o recurso do newsmate, equipamento que possibilita o truque de superposição de imagens, Olímpia aparece voando em cena e, com rápidos gestos de chapéu, faz surgir e desaparecer os principais personagens da história: Tiradentes (Cláudio Cavancanti), Joaquim Silvério dos Reis (César Macieira), o Visconde de Barbacena, Tomás Antônio Gonzaga (Tunai) e Cláudio Manoel da Costa (Paulo Mello), entre outros.
O autor, ator e diretor Lafayette Galvão, estudioso da obra de Aleijadinho, foi o responsável pela pesquisa de texto do programa, além de ter composto três canções para o especial: Quem Cochicha, Sinhá Olímpia e Meu Rico Dinheirinho, todas em parceria com Daltony Nóbrega. Além disso, ele interpretou o Visconde de Barbacena na trama.