Por Memória Globo

Geraldo Modesto/Memória Globo

Blitz Contra o Gênio do Mal, 1984 — Foto: Geraldo Modesto/Memória Globo

Com linguagem semelhante às histórias em quadrinhos, 'Blitz contra o Gênio do Mal' é uma trama de aventura em que um vilão, Kid Babalu (Oswaldo Loureiro), deseja aproveitar-se do sucesso do grupo Blitz. Inconformado com a popularidade da banda entre o público infantojuvenil, Kid Babalu decide sequestrar os músicos e trancafiá-los numa masmorra. 

Texto e roteiro: Maria Carmem Barbosa | Direção: Luiz Haroldo e Alexandre Braz | Direção-geral: Maurício Tavares | Supervisão geral: Aloysio Legey | Data de exibição: 14/09/1984 | Horário: 21h20 

Abertura do programa “Blitz contra o Gênio do Mal”.

Abertura do programa “Blitz contra o Gênio do Mal”.

A banda cover criada por Kid Babalu (Oswaldo Loureiro), de orelhas pontudas, canta “Charme de Artista”.

A banda cover criada por Kid Babalu (Oswaldo Loureiro), de orelhas pontudas, canta “Charme de Artista”.

PRODUÇÃO

Além de utilizar imagens gravadas durante um show da Blitz no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o especial teve grande parte de suas cenas feitas em externas na Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, Rio de Janeiro; em Barra de Guaratiba, e na praia de Grumari, também no Rio. Com diversos números musicais e cenas de perseguição, o programa contou com a participação de Patricya Travassos, do grupo Banduendes Por Acaso Estrelados, e de Tião Macalé.

NÚMEROS MUSICAIS

As músicas apresentadas no programa foram: Weekend (R. Barreto/ Evandro Mesquita); Ridícula (Evandro Mesquita/ Ricardo Barreto); Charme de Artista (Ricardo Barreto/ Bernardo Vilhena); Meu Amor, que Mau Humor (Evandro Mesquita/ Antônio Pedro); Apocalipse Now (Evandro Mesquita/ Ricardo Barreto); Casablanca (Hupfeld); Volta ao Mundo (Evandro Mesquita/ Patricya Travassos/ Chacal); Noviça Rebelde (Rodgers/ Hammerstein); Biquíni de Bolinha Amarelinha (Hervê Cordovil); O Tempo Não Vai Passar (Ricardo Barreto/Evandro Mesquita/ Fernando Negreiros); Betty Frígida (Patricya Travassos/ Antônio Pedro/ Ricardo Barreto/ Evandro Mesquita); Você Não Soube me Amar (Ricardo Barreto/ Evandro Mesquita/ Guto/ Zeca Mendigo).

FICHA TÉCNICA

Elenco:
Antônio Pedro Fortuna
Evandro Mesquita
Fernanda Abreu
Juba
Marcia Bulcão
Oswaldo Loureiro
Patricya Travassos
Ricardo Barreto
Tião Macalé
William Billy Forghieri

Direção de operações: Ricardo Leitão
Direção
executiva: Ítalo Granato
Equipe de produção: Jorge Ramos, Marcelo Legey, José Sarmento, Michele Naili, Julio Pimenta, Hariovaldo Ferreira
Edição: Beto Mariano
Produção musical: Sergio Carvalho
Coordenação musical: José Roberto
Apoio musical: Marcio Antonucci
Cenógrafo: Alfredo Arias

Depois de se libertar de Kid Babalu (Oswaldo Loureiro), a banda canta “O Tempo Não Vai Passar”. Com Patricya Travassos.

Depois de se libertar de Kid Babalu (Oswaldo Loureiro), a banda canta “O Tempo Não Vai Passar”. Com Patricya Travassos.

GALERIA DE FOTOS

Blitz contra o Gênio do Mal

10 fotos
Especial exibido em 1984, auge do sucesso da Blitz, formada por Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Marcia Bulcão, Ricardo Barreto, Antônio Pedro Fortuna, William Billy Forghieri e Juba.

FONTES

Boletim de programação da Rede Globo, números 609, 633; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)