Por Memória Globo

Ewaldo Ruy / Globo

Aretha, Paulo Vignolo e Donizetti são três crianças que, durante cerca de uma hora, realizam uma viagem pelo corpo humano. Eles são guiados por um curioso personagem, Ossélio (José Vasconcelos), um pequenino modelo de esqueleto que ganha vida e decide transformar as aulas de ciência em um prazeroso aprendizado. Assustadas com a possibilidade de perder as férias se não tirarem boas notas nas provas de ciência, Aretha, Paulo Vignolo e Donizetti decidem estudar em grupo. Entediados, eles adormecem sobre os livros, e são acordadas por Ossélio, que as convida para fazer um emocionante passeio. Em um passe de mágica, Ossélio reduz as crianças a tamanho microscópio, e eles partem para conhecer os gênios que comandam as partes do corpo humano: o aparelho auditivo, o cérebro, a visão, as cordas vocais, os pulmões, o coração, os ossos, o aparelho digestivo e, por fim, o útero.

Aretha e José Vasconcellos em Aventura no Corpo Humano, 1984 — Foto: Ewaldo Ruy / Globo

Utilizando um tubo de ensaio como nave, as crianças descobrem como funciona nosso ouvido; como o cérebro comanda e defende todo o corpo; conhecem alguns mistérios da visão e das cordas vocais; a briga dos pulmões contra a poluição urbana; os incansáveis batimentos do coração, entre muitas outras coisas. Também participaram do elenco do infantil Sônia Mamede (Professora), Vanusa (Mãe) e Isaac Bardavid (Computador). A história é entremeada de números musicais, apresentados a cada descoberta feita pelas crianças, e interpretados por diferentes convidados.

Cena do musical “Aventura no Corpo Humano”, com Aretha, Paulo Vignolo, Donizetti e Ossélio (José Vasconcelos).

Cena do musical “Aventura no Corpo Humano”, com Aretha, Paulo Vignolo, Donizetti e Ossélio (José Vasconcelos).

Criação: Augusto César Vannucci, Sílvio César e Daltony Nóbrega | Direção: Ewaldo Ruy | Direção-geral: Augusto César Vannucci | Direção de produção: Marcelo Paranhos | Data de exibição: 18/05/1984 | Horário: 21h20

PRODUÇÃO

O especial contou com cenários de Abel Gomes, responsável por criar, entre outros, o ambiente que representava o cérebro, feito com dezenas de circuitos eletrônicos, monitores de televisão e muitas luzes.

CONVIDADOS

Ney Matogrosso em Aventura no Corpo Humano, 1984 — Foto: Ewaldo Ruy / Globo

Ney Matogrosso cantou Eu Sou Rei, tema do cérebro; Castrinho interpretou O Chefão, sobre o aparelho digestivo; e As Frenéticas cantaram Esquelético. Outras canções de destaque foram Para Estudar, de Daltony Nóbrega, interpretada por Paulo Vignolo, e A Nave, também de Daltony Nóbrega, tema instrumental de todo o programa.

FICHA TÉCNICA

Elenco
Aretha
Paulo Vignolo
Donizetti
José Vasconcelos – Ossélio
Sonia Mamede – Professora
Vanusa – Mãe
Isaac Bardavid – computador 
Equipe de produção: Marny Elwis, Eliana Marcati, Jônni Nicolino, Moira Lins
Coordenação musical: José Roberto
Apoio musical: Mário Antonucci
Direção de imagem: Vicente Burger
Animação: Stil
Edição: Antônio Vilela
Direção de produção: Marcelo Paranhos
Cenografia: Abel Gomes
Iluminação: Jorge Luis Queiroz
Sonoplastia: Milton Porto
Direção de sonoplastia: Antonio Faya
Figurinos: Uriel Nascimento
Contrarregras: Paracyum Gonçalves
Maquiagem: Ainda Blanco Niño
Coordenação de palco: César de Almeida
Supervisão de balé: Elizabeth Oliosi
Coreografia: Luis Boronini

Abertura do infantojuvenil Aventura no Corpo Humano (1984).

Abertura do infantojuvenil Aventura no Corpo Humano (1984).

GALERIA DE FOTOS

Uma Aventura no Corpo Humano

7 fotos
Galeria de Fotos

FONTES

: Boletim de programação da Rede Globo, número 592; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)