Os personagens Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) foram criados por Walther Negrão na novela O Primeiro Amor, exibida em 1972. A dupla fez tanto sucesso na época que o autor decidiu dar continuidade às histórias dos personagens num seriado. Os personagens viviam suas aventuras a bordo da “camicleta” , um veículo que funcionava como uma mistura de bicicleta com caminhão. Eles percorriam as estradas do país e se envolviam em várias aventuras, que acabavam desviando os dois do objetivo de encontrar a peça mágica. A “camicleta” era um veículo com um aspecto circense e funcionava como uma casa e oficina ambulantes. O veículo lembrava o Táxi Maluco dos circos do interior e reunia inúmeros objetos, como um chuveiro e uma foto de Santos Dumont, símbolo do inventor brasileiro.
Autoria: Walther Negrão | Direção: David Grinberg, João Lorêdo e Reynaldo Boury | Elenco: Paulo José (Shazan) e Flávio Migliaccio (Xerife) | Período de exibição: 26/10/1972 – 01/03/1974 | Horário: 21h | Nº de episódios: 66
Abertura do seriado Shazan, Xerife & Cia (1972).
Curiosidades
Em 1998, Walther Negrão fez uma homenagem aos 25 anos de criação de Shazan e Xerife. Na novela Era uma Vez…, o autor reviveu os personagens, que chegaram à cidade fictícia de Nova Esperança com a “camicleta”, encantando as crianças e os moradores. Para reproduzir a “camicleta”, a TV Globo comprou um Ford antigo e um aderecista selecionou todos os objetos colocados sobre o veículo.
O nome “Shazam”, originalmente escrito com M no final, foi inspirado na palavra mágica usada pelo personagem de quadrinhos Capitão Marvel, da DC Comics, para se transformar no super-herói. A palavra é, na realidade, uma sigla composta pelas iniciais de Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio (tirando o primeiro, que foi um rei judeu, os outros cinco são personagens da mitologia grega).
Vídeos
Webdoc sobre o programa Shazan, Xerife & Cia com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
Cena do programa de estreia, com Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) às voltas para dominar a camicleta.
Figurino e Caracterização
As roupas do Shazan e Xerife, assim como outros aspectos visuais dos personagens, foram criadas pelos próprios atores Flávio Migliaccio e Paulo José.
O seriado deu origem a bordões como “Rádio Jaburu, a única que não dá xabu!”
FONTES
MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo. Volume 1: Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003'; Boletim de programação da Rede Globo, número 132; “Hoje na TV” In: O Globo, 1972-1974; SOARES, Mônica, “Shazan e Xerife voltam à telinha na novela das 6” In: Jornal do Brasil, 16/09/1998. |