Por Memória Globo

Márcio de Souza/Globo

O especial de humor gira em torno da realização de um folhetim ambientado no Paquistão, mostrando os bastidores de gravação de um estúdio de uma fictícia TV brasileira. Na trama da novela, Carmen (Andrea Beltrão) chega ao Paquistão para resgatar o marido, Edgar (Alexandre Borges), que sofreu um acidente de carro. Ele está internado num hospital de Islamabad, aos cuidados de sua criada muçulmana, Naja (Fernanda Torres). Carmen quer levá-lo de volta ao Brasil, missão que promete ser mais complicada do que podia imaginar já que, longe dos olhos da esposa, Edgar se envolveu em muita confusão. Na trama que se desenrola durante as gravações da novela, Beatriz (Andréa Beltrão) e Renata (Fernanda Torres), atrizes veteranas, Fabiana (Fernanda de Freitas), uma dissimulada aspirante ao estrelato, e Alvarenga (Alexandre Borges), um galã em crise de meia-idade, vivem uma história paralela tão emocionante quanto a que estão encenando em frente às câmeras. Todos sob a supervisão caótica do diretor Magalhães (Otávio Müller) e de Taís (Georgiana Góes), sua produtora e fiel escudeira. 

Cena inicial do especial humorístico, em que Renata (Fernanda Torres) revolta-se com o tamanho do seu papel na novela. Com Beatriz (Andréa Beltrão), Alvarenga (Alexandre Borges), Fabiana (Fernanda de Freitas), Magalhães (Otavio Muller) e Taís (Georgiana Góes).

Cena inicial do especial humorístico, em que Renata (Fernanda Torres) revolta-se com o tamanho do seu papel na novela. Com Beatriz (Andréa Beltrão), Alvarenga (Alexandre Borges), Fabiana (Fernanda de Freitas), Magalhães (Otavio Muller) e Taís (Georgiana Góes).

Autoria: Cláudio Paiva | Colaboração: Nilton Braga | Direçao-geral: Maurício Farias | Núcleo: Guel Arraes | Exibição: 01/01/2010 | Horário: 23h

Curiosidades

Segundo o diretor Maurício Farias, o programa era uma mistura de drama farsesco com comédia de costumes, mas, acima de tudo, um olhar apaixonado sobre a televisão. Para o autor Cláudio Paiva, 'Programa Piloto' podia ser considerado um filho do TV Pirata, contendo o mesmo tom cínico do humorístico que, no final dos anos 1980, fez sucesso ironizando a programação da televisão.

Georgiana Góes em 'Programa Piloto'. — Foto: Márcio de Souza/Globo

Fernanda Torres e Andréa Beltrão em 'Programa Piloto'. — Foto: Isac Luz/Globo

Ficha Técnica

ELENCO

Alexandre Borges – Alvarenga / Edgar
Andréa Beltrão – Beatriz / Carmem
Fernanda de Freitas – Fabiana  
Fernanda Torres – Renata / Naja
Georgiana Góes – Taís
Otávio Müller – Magalhães

EQUIPE

Autoria: Cláudio Paiva
Colaboração: Nilton Braga
Direção-geral: Mauricio Farias
Núcleo: Guel Arraes

Andréa Beltrão e Alexandre Borges em 'Programa Piloto'. — Foto: Márcio de Souza/Globo

FONTES

Boletim de Programação da Rede Globo, 23/12/2009; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc)
Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)