15 Anos
O grupo comemorou 15 anos de existência com o especial 'Os Trapalhões – 15 anos', exibido em julho de 1981, no primeiro domingo do mês, durante oito horas, com a participação de quase todo o elenco da Globo, jornalistas e músicos convidados. O especial também serviu para divulgar a campanha em favor dos portadores de deficiência visual, promovendo a doação de córneas.
20 Anos
No dia 28 de dezembro de 1986, os Trapalhões comemoraram 20 anos de carreira com um programa especial dedicado à Campanha do Menor Carente, que marcava o início de uma série de campanhas sociais que seriam exibidas pela Globo no decorrer do ano seguinte. Transmitido ao vivo do Teatro Fênix, 20 Anos Trapalhões – Criança Esperança foi ao ar às 11 da manhã e se estendeu por nove horas. Em cada um dos seus 28 blocos, fazia-se um balanço das doações da campanha e eram exibidas vinhetas sobre os direitos das crianças, entrevistas com convidados e documentários sobre experiências de apoio e recuperação de menores de rua. A partir de então, a Globo passou a exibir anualmente o especial 'Criança Esperança'.
Na primeira edição do programa, Roberto Carlos canta com Os Trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacarias) “Amigo”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
25 Anos
Em julho, para celebrar os 25 anos dos Trapalhões, a Globo apresentou uma programação especial, com 25 horas de duração, durante a qual foram lançadas campanhas de conscientização sobre os direitos da criança, com arrecadação de donativos para as obras do Unicef. As comemorações tiveram início no sábado, dia 27, a partir de uma matéria do 'Jornal Nacional', seguida de flashes ao vivo do Teatro Fênix. No dia 28, a programação teve início às 7 horas com a missa celebrada ao vivo pelo cardeal D. Eugênio Salles e terminou no fim da noite, no Teatro Fênix, com a despedida e o agradecimento dos Trapalhões ao público. 'Os Trapalhões' – 25 Anos' teve direção geral de Aloysio Legey e Walter Lacet e direção de Maurício Sherman e Wilton Franco.
Nos 25 anos do programa, Didi (Renato Aragão), Dedé (Dedé Santana) e Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) relembram alguns erros de gravação. Com Zacarias (Mauro Gonçalves).