Por Memória Globo

Jorge Baumann/Globo

Escrito originalmente para a TV Tupi, em 1958, o programa usava a estrutura das comédias de situação norte-americanas para contar histórias sobre a rotina familiar, relacionamento entre homem e mulher e comunicação entre pais e filhos.

Nívea Maria e Chico Anysio em 'O Belo e as Feras'. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Redação: Bruno Mazzeo, Bernardo Guilherme, Marcelo Gonçalves, Heloísa Perissé, Cláudio Torres Gonzaga, Bernardo Hofstetter, Ângela Chaves, Péricles C. Barros, Márcio Wilson | Direção: Jorge Fernando, Mário Márcio Bandarra, Cininha de Paula | Período de exibição: 06/01/1999-22/05/1999 | Horário: às quartas, às 21h45

Abertura do programa 'O Belo e as Feras' (1999).

Abertura do programa 'O Belo e as Feras' (1999).

Personagens

A cada semana, Chico Anysio interpretava um personagem diferente, sempre dividindo as cenas com uma atriz convidada. No episódio de estreia, 'Só o Amor Destrói', o comediante era Vitório, um sessentão ex-marido de Lídia (Regina Duarte), uma professora universitária. Apesar de separados, os dois permanecem bons amigos e moram juntos, porque não têm dinheiro para bancar dois aluguéis.

Chico Anysio e Claudia Ohana 'O Belo e as Feras'. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Tudo muda quando Lídia aparece com Henrique (Rodrigo Santoro), seu jovem namorado. Incomodado, Vitório começa a namorar uma jovem viciada em malhação, Cacau (Luana Piovani), tentando provocar ciúmes na ex-mulher. Depois de passar por vários constrangimentos causados pelas diferenças de idade e estilos de vida, Vitório e Lídia acabam se redescobrindo como amantes. Hugo Carvana faz uma participação especial no episódio, como um barman que dá conselhos a Vitório.

Chico Anysio e Claudia Ohana em 'O Belo e as Feras'. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Em outro episódio, 'Sermão é Padecer no Paraíso', Fernanda Montenegro representa Clotilde, mãe superprotetora que se instala durante um mês na casa do filho Arlindo, o personagem de Chico Anysio, aproveitando que a nora Tereza (Stela Freitas) está viajando com as crianças. Arlindo se vê à beira do desespero com a situação. Seu único consolo é dividir a angústia com o colega de escritório Miguel (Eduardo Galvão).

Fernanda Montenegro em 'O Belo e as Feras'. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Claudia Ohana e Chico Anysio em 'O Belo e as Feras'. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FONTES

Boletim de programação da TV Globo; KOGUT, Patrícia. “Tentativa fracassada de copiar seriados americanos” In: O Globo, 08/01/1999; MARCOLINO, Karla. “A volta de Chico Anysio”, In: O Dia, 05/01/1999; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003'.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)