'Garotas do Programa' era escrito pelo grupo de humor Grelo Falante, formado por cinco mulheres: Cláudia Valli, Cláudia Ventura, Suzana Abranches, Carmen Frenzel e Lucília de Assis. Os redatores de 'Casseta & Planeta, Urgente!' eram responsáveis pela supervisão dos textos. O programa era estrelado por Marília Pêra, Betty Gofman, Camila Pitanga, Drica Moraes, Mariana Hein e Zezé Polessa, que encenavam vários esquetes satirizando o universo feminino e suas relações com o sexo oposto.
Redação: Cláudia Valli, Cláudia Ventura, Suzana Abranches, Carmen Frenzel e Lucília de Assis | Supervisão de texto: Huber, Reinaldo, Claúdio Manoel, Bussunda, Beto Silva, Marcelo Madureira e Hélio de La Peña | Direção: Rosane Svartman | Período de exibição: 07/04/2000-25/08/2000Horário: às sextas, às 22h40 | Direção de arte: José Lavigne | Cenografia: Erika Lowisi | Figurinos: Cláudio Tovar
Quadros e Personagens
Entre os quadros fixos de 'Garotas do Programa' estavam Tem Coisas que Só Um Homem Faz, que mostrava o lado curioso de atitudes tipicamente masculinas, O Enduro de Zara, que acompanhava o sacrifício de uma dona-de-casa para superar os inúmeros obstáculos impostos pelo cotidiano feminino, Pesquisa do Dia, um questionamento de moças e rapazes sobre temas pitorescos como “por que os homens se coçam em público” ou “por que não levantam a tampa do vaso sanitário na hora de fazer xixi”, Teorias Comprovadas da Vida dos Homens e Mulheres, em que elas mostram comportamentos que se repetem na vida de ambos, Drops de Sabedoria, que trazia conselhos para uma vida melhor e Bateu, Levou, que mostrava a reação das mulheres às gracinhas ouvidas na rua. Outros quadros que passaram pelo programa foram Até que a Morte nos Separe, Televisão, Telecurso Terceiro Grau, Visão Feminina e Ultimate Fighting. No programa de estreia, Isabel Fillardis e Zezé Polessa gravaram o quadro Rapidinhas, com piadas curtas sobre maridos, no qual uma perguntava “Vai abacaxi aí?” e tinha como resposta ‘‘Não obrigada, já tenho marido em casa”. A cada semana, uma personalidade masculina – anunciada como o Prato do Dia – era convidada a participar. Os atores Francisco Cuoco, Marcello Novaes, André Gonçalves, Antonio Calloni, Danton Mello e José de Abreu, entre outros, dividiram a cena com o elenco.
Curiosidades
Suzana Abranches contou que a Rede Globo queria um programa que satirizasse os homens, mas que, depois, abriria para outros temas. Como em humorísticos a mulher sempre apareceu de biquíni e salto alto, a ideia era mostrar os homens de sunga, por exemplo. A autora ressaltou, ainda, que o programa não tinha um formato feminista: abordava os problemas tanto da mulher que usa avental como a que tem dificuldades para trabalhar com computador.
Abertura
A ótica feminina já ficava explícita na abertura: o tradicional color bar (barra de cores que indica quando a imagem está fora do ar) tinha suas cores substituídas por padronagens de pelo de onça, flores e bolinhas, de onde saíam as atrizes, cada uma vestida com um padrão de estampa correspondente.
Abertura do programa 'Garotas do Programa' (2000).
FONTES
Boletim de programação da TV Globo 28/07/2000, 03/08/2000, 11/08/2000; ANTUNES, Elizabete. “Piadas com maquiagem” In: O Globo, 02/04/2000; DANNEMANN, Fernanda. “Hermes e Renato consagra o Heavy-Trash’ In:Folha de S.Paulo, 24/02/2002; GOMES, André. “Piadas de mulherzinha” In: O Dia,26/03/2000; GOULART, Gabriela. “Globo muda sua programação” In: Jornal do Brasil, 04/06/2000; “Graça feminina” In: O Dia, 29/08/1999; KOGUT, Patrícia. “As filhas do Casseta” In: O Globo, 28/05/2000; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003'; OLIVEIRA, Roberta. “Risos de batom e fúria” In: O Globo, 25/04/2000 |