Por Memória Globo

Acervo Globo

Produzido pela dupla Ronaldo Bôscoli e Luiz Carlos Miéle, responsável por vários sucessos na linha de shows da TV Globo, o 'Especial Raul Solnado – O descobrimento do Brasil' uniu o talento de uma das personalidades mais famosas de Portugal, o humorista Raul Solnado, que contracenava com várias estrelas do elenco da emissora.

Redação: César de Oliveira, Lafayette Galvão, Roberto Silveira e Ronaldo Bôscoli | Direção: Luiz Carlos Miéle | Período de exibição:30/05/1973 | Horário: às quartas, às 21h | Elenco: Chico Anysio; Glória Menezes; Jô Soares; Raul Solnado; Tarcísio Meira

Personagens

Raul Solnado interpretava um português que desembarcava no Rio de Janeiro com o sonho de ser protagonista do 'Só o amor constrói' (1973), programa jornalístico apresentado por Heron Domingues na TV Globo. O português arranjava um emprego de garçom na emissora e, depois de várias confusões, conseguia enfim participar do programa.

Curiosidades

No ano em que foi ao ar o Especial, o comediante participou, ao lado de Chico Anysio, da estreia do programa dominical 'Fantástico'. O ator foi casado com a brasileira Joselita Alvarenga, com quem teve dois de seus três filhos.

Fonte:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Miéle (29/08/2005); “Hoje na TV” In: O Globo, maio de 1973; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003; “Obituário: Raul Solnado, Comediante, aos 79” In: O Globo, 09/08/2009.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)