Por Memória Globo

Cynthia Salles/Globo

A produção de arte apostou na criação de itens com materiais leves e na reciclagem de objetos já usados em outras produções, armazenados no acervo da Globo, para compor as cenas. “Como os esquetes eram montados na hora pela trupe e pelo balé, priorizamos itens leves. A maioria foi de plástico e acrílico para facilitar esse processo de transição no palco ou container”, contou a produtora de arte Silvana Estrella.

Pessoal do encontro dos locutores vai ao restaurante em 'Divertics', 2013. — Foto: Alex Carvalho/Globo

A produtora também ressaltou a união das equipes em 'Divertics': “O trabalho foi integrado. Assim como estávamos ao lado da cenografia, também ajudamos a compor a maquiagem, o cabelo e a roupa. Para que o texto fizesse sentido quando gravado, precisava ter uma criação de cena conjunta”.

Para os figurinistas Beth Filipecki e Reinaldo Machado e o caracterizador, Sérgio Azevedo, o maior desafio do programa foi o dinamismo dos ensaios e das gravações. “Cabelo e maquiagem variavam de acordo com o tema do esquete, mas priorizamos a leveza e naturalidade para que o público pudesse se identificar com os personagens”, explicou Sérgio. Assim como a equipe de produção de arte, Beth e Reinaldo também apostaram na reciclagem para a criação das roupas de cena. “Apesar de abordar diversos assuntos, buscamos referências contemporâneas. Nas transições, mantivemos tons neutros para brincar com a composição do cenário”, explicou a estilista.

Jorge Fernando, Leandro Hassum, Luiz Fernando Guimarães, David Lucas, Rafael Infante, Nando Cunha e Rogéria em 'Divertics', 2013. — Foto: Raphael Dias/Globo

O cenário foi montado como um grande galpão de criação, para ambientar o clima de improviso. Containers fixos e móveis, estruturas de ferro e telões de led compuseram as cenas de maneira lúdica, sem deixar de caracterizar o espaço. Com assinatura de José Cláudio Ferreira e Eliane Heringer, a cenografia teve um apelo fantasioso, acompanhando o conceito do programa, que se apresentava em constante processo de criação. “O visual fugia da estética comum dos sets de gravação. Queríamos manter a ideia de fantasia e surpresa da próxima cena e do episódio seguinte. Não tivemos nenhuma referência fixa, mas ao mesmo tempo tudo o que passou pela televisão nos serviu de inspiração”, disse José Cláudio.

'Divertics' é a primeira parceria entre Jorge Fernando e Cláudio Torres Gonzaga. “Estou impressionado. É uma das parcerias mais interessantes que tive pelo caminho. A gente tem muito respeito pelo trabalho do outro. Essa mistura com o Jorginho, que é como um ‘show runner”, que corre em cena e tem uma bagagem de quem fez novelas, shows e musicais, é ótima”, conta o redator.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)