Nesse programa mensal, Chico Anysio contava histórias, apresentava números musicais e interpretava vários dos seus personagens em cenários ilustrados pelo cartunista Lan. Nas nove edições do 'Chico Total', Chico Anysio revisitou 33 tipos da sua extensa lista de criações e apresentou um novo personagem: o retirante nordestino Amarelo, cuja capacidade de sobreviver às maiores provações impressionava até super-heróis.
A cada programa, Chico Anysio dedicava um bloco a um único personagem, contando sua história com mais detalhes, enquanto os outros apareciam em quadros curtos. O humorístico contou com participações especiais de atores como Marília Pêra, Lady Francisco, Marieta Severo, Dina Sfat, Zezé Macedo, Wilza Carla, Milton Moraes, Kate Lyra e Stepan Nercessian, entre outros.
Abertura do programa 'Chico Total' (1981).
Em setembro de 1981, 'Chico Total' passou a ser exibido na faixa de programação noturna Sexta Super.
Redação: Marcos César, Arnaud Rodrigues, Ziraldo, Nani, Mário Tupinambá, Armando Costa, Giuseppe Ghiaroni | Direção: Eduardo Sidney, Zelito Vianna | Período de exibição: 10/03/1981 – 04/12/1981| Horário: mensalmente, às terças-feiras, 21h20
Personagens
Entre os tipos que faziam parte de 'Chico Total', estavam, entre outros, o malandro Azambuja, sempre tentando aplicar o conto do vigário em alguém; o Professor Raimundo; o garçom fanho Quem-Quem; o locutor de voz empostada Roberval Taylor; um falso paranormal, o picareta Divino; os jogadores de futebol Coalhada e Meinha; o detetive apaixonado por romances policiais Zé da Silva; Salomé, a senhora de Passo Fundo que ligava para as autoridades políticas; o Coronel Pantaleão, que contava lorotas e repetia o bordão “É mentira, Terta?”; o eterno marido enganado Santelmo, que tecia elogios rasgados à mulher, Dadivosa, sem se dar conta de suas traições: “Tem que ser que nem eu sou: durão!”.
Merece destaque Bozó, um dos personagens mais populares de Chico Anysio. Ele era um funcionário da Globo que insinuava ser influente com a diretoria da emissora. Dentuço, gago e pernóstico, tentava impressionar mulheres bonitas mostrando uma caneta com o logo da empresa e o bordão: “Eu sou da-da-da Glo-Globo”. O humorista conta que o criou depois de ver um homem entrar de graça no Maracanã usando o crachá da Globo.
Chico Anysio apresenta os seus personagens e fala pelo telefone com Salomé, interpretada pelo próprio. 'Chico Total', 10/03/1981.
Os personagens Cascata e Pantaleão falam sobre os professores. Na sala de aula, o Professor Raimundo dá aula para Meinha. Em sua sala na Globo, Chico Anysio conversa com Mariano. Enquanto isso, Coalhada, Véio Zuza, Alberto Roberto e Popó discutem e se ressentem por não terem sido chamados para o programa. 'Chico Total', 10/03/1981.
Divino e Quem-Quem e jogam e falam sobre violência.
Cenas com os personagens Gastão, Zé da Silva, Nico Bondade, Roberval Taylor e Elmiro Piedade. 'Chico Total', 10/03/1981.
Quadro com o personagem Azambuja, em que ele interagem com outros tipos de Chico Anysio, como Urubulino, Franciscano, entre outros. 'Chico Total', 10/03/1981.
Curiosidades
No primeiro 'Chico Total' que foi ao ar, Chico Anysio se deparava com Popó, o velhinho ranzinza que ele criara para Chico City. O personagem, porém, aparecia na pele de ninguém menos do que Jô Soares. Em outro programa, o dirigente de futebol Márcio Braga, na época presidente do Flamengo, e o ex-jogador e técnico de futebol Paulo César Carpegianni participaram de uma mesa-redonda em que o craque Coalhada contava o dia a dia de sua carreira. A última edição do programa teve cenas gravadas em diversos pontos de Nova York e trechos de uma apresentação de Chico Anysio no Carnegie Hall.
Popó vai até a Globo para falar com Chico Anysio, que o esnoba. Não satisfeito, Popó acaba voltando, agora interpretado por Jô Soares. 'Chico Total', 10/03/1981.
Galeria de Fotos - Chico Total
Ficha Técnica
EQUIPE
Redação: Marcos César, Arnaud Rodrigues, Ziraldo, Nani, Mário Tupinambá, Armando Costa, Giuseppe Ghiaroni
Direção: Eduardo Sidney, Zelito Vianna
Produção: Jack Ades, Salem Barbosa
FONTES
Depoimento concedido ao Memória Globo por Chico Anysio em 02/08/2000: Boletim de programação da TV Globo438, 450, 457, 464; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003'. |