Por Memória Globo

Acervo/Globo

Em uma das brincadeiras do 'Câmara Indiscreta', uma mulher jovem e atraente se encontra às margens de uma lagoa, com dificuldades para trocar o pneu furado do seu carro. Vários homens que passam pelo local se oferecem para ajudá-la e começam a flertar com a moça, que se derrama em agradecimentos e estimula os cavalheiros sedutores. Trabalho encerrado, pneu trocado, vem a frustração: a jovem chama o namorado brutamontes que está pescando tranquilamente na lagoa, os dois entram no carro e vão embora juntos.

Em outro segmento, um homem folheia revistas importadas em uma banca de jornal até que, sem aviso, começa a retalhar os exemplares da banca, ante os olhares atônitos do jornaleiro e de outros fregueses, enquanto explica que as notícias não têm nenhuma relevância.

Ao final de cada quadro – quando a locução do apresentador Augusto César Vannucci informava: “Sorria, você está no Câmara Indiscreta!” – todos os participantes eram informados de que se tratava de uma brincadeira e que teriam seus eventuais prejuízos ressarcidos. No entanto, nem sempre isso bastava para acalmar a ira de alguns, que se recusavam a autorizar a exibição das imagens. Nesses casos, todo o trabalho era perdido.

Tivemos que moldar a ideia a uma forma de humor mais carioca e menos dispendiosa. Assim, no Brasil, o 'Câmara Indiscreta' tomou um formato peculiar. Usamos um ator, no caso, Don Rossé Cavaco. Fizemos com que o público tomasse parte direta no programa, sugerindo ideia para nós realizarmos. Procuramos um ator inteligente, observador, capaz de improvisar com grande facilidade, em torno do mesmo tema, conforme as diferentes situações em que se encontrasse. Assim, por exemplo: Don José, como um garçom, cobra na rua uma conta a um inocente transeunte, que nem mesmo almoçou ainda. ‘Por favor, meu amigo, a conta’. O homem surpreendido: ‘Que conta?’”
— Roberto Faria, em entrevista ao jornal O Globo, 16 de outubro de 1965.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)