Por Memória Globo

Acervo/Globo

'Câmara Indiscreta' era uma versão do humorístico norte-americano 'Candid Camera', grande sucesso desde a década de 1940. Na versão brasileira, foi apresentado por Renato Consorte, Gracinda Freire, Paulo Roberto e Augusto César Vannucci. O programa se baseava em uma ideia bastante simples: flagrar com câmaras ocultas a reação de pessoas anônimas diante de situações inesperadas e desconcertantes. Uma parte do material apresentado vinha dos Estados Unidos, mas a própria Globo produzia a maioria dos quadros. Em 1965, foi exibido aos sábados e domingos. No ano seguinte, passou para as noites de quarta e, nos últimos dois meses de exibição, foi ao ar também às sextas-feiras. 

Direção: Mauro Salles, Maurício Dantas, Roberto Faria | Período de exibição: 01/05 – 12/1965; 29/06/1966 – 30/08/1967 | Horário: aos sábados, às 13h, e domingos, às 20h30 – às quartas, às 19h15

Vídeo com imagens inéditas do programa Câmara Indiscreta, compradas pelo Memória do Sebastião Azambuja

Vídeo com imagens inéditas do programa Câmara Indiscreta, compradas pelo Memória do Sebastião Azambuja

PRODUÇÃO

A produção do programa pode ser considerada modesta mesmo para os padrões da época. Câmara Indiscreta era feito apenas com uma câmera Auricom (carregada de filme 16mm e camuflada dentro de uma Kombi com os vidros pintados de preto) e um pequeno elenco de atores dotados de criatividade e atrevimento. Entre eles, Maria Tereza, Renato Consorte (um dos apresentadores do programa), Armando Barroso (que também era produtor e cameraman) e o lendário Don Rossé Cavaca (pseudônimo do jornalista e humorista José Martins de Araújo Jr.). O programa era gravado durante três dias em filme, montado e exportado para videotape para só então ser exibido. As brincadeiras eram inventadas por membros da equipe, mas também pelo público, que podia sugerir temas à Globo.

Câmara Indiscreta, 1965 — Foto: Acervo/Globo

QUADROS

Ao final de cada quadro – quando a locução do apresentador Augusto César Vannucci informava: “Sorria, você está no Câmara Indiscreta!” – todos os participantes eram informados de que se tratava de uma brincadeira e que teriam seus eventuais prejuízos ressarcidos. No entanto, nem sempre isso bastava para acalmar a ira de alguns, que se recusavam a autorizar a exibição das imagens. Nesses casos, todo o trabalho era perdido.

Augusto Cesar Vannucci em Câmara Indiscreta, 1965 — Foto: Acervo/Globo

FONTES

Boletim de programação da TV Globo 643; ESQUENAZI, Rose. No túnel do tempo: uma memória afetiva da televisão brasileira. Porto Alegre, Artes e ofícios, 1993; “Hoje na TV” In: O Globo 1965-1967; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003; TV Guia 309.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)