Por Memória Globo

Estevam Avellar/Globo

Para comemorar os 25 anos de carreira de Xuxa Meneghel, momentos marcantes e alguns de seus maiores sucessos musicais foram destacados no programa especial, comandado por Ivete Sangalo. A atriz Klara Castanho deu início à grande festa, destacando as qualidades da homenageada. 

Direção: Ivana Braga e Andrezza Cruz | Direção-geral: Mariozinho Vaz | Direção de núcleo: Roberto Talma | Data de exibição: 02/07/2011

No trecho inicial do programa TV Xuxa Especial, são relembrados os 25 anos de Xuxa na Globo.

No trecho inicial do programa TV Xuxa Especial, são relembrados os 25 anos de Xuxa na Globo.

Ivete Sangalo foi a primeira atração musical do programa. A cantora interpretou 'Doce Mel', acompanhada de bailarinas ensaiadas pelo coreógrafo Fly. Xuxa entrou no palco e se surpreendeu com a homenagem. Também se emocionou com a sequência de depoimentos dos fãs, exibidos em um telão.

Em ritmo de samba, Bruno, do Sorriso Maroto; Xande, do Revelação; Dodô, do Pixote; e Thiaguinho e Péricles, do Exaltasamba cantaram o pot-pourri 'Abecedário da Xuxa', 'Nosso Canto de Paz' e 'Tô de Bem com a Vida'.

Xuxa e Ivete Sangalo em TV Xuxa Especial, 2011 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Os sertanejos Daniel, Bruno & Marrone, Victor & Leo, e Zezé Di Camargo & Luciano embalaram a plateia com as canções 'Arco-Íris', 'Marquei um X' e 'Hoje é Dia de Folia'.

Ivete Sangalo; Durval Lelys, do Asa de Águia; Alinne Rosa, da banda 'Cheiro de Amor'; Saulo, da Banda Eva representaram os cantores da Bahia. O quarteto interpretou 'Libera Geral', 'Xuxalelê' e 'Festa do Estica e Puxa'.

Caetano Veloso e Maria Gadu em TV Xuxa Especial, 2011 — Foto: Estevam Avellar/Globo

Caetano Veloso e Maria Gadú formaram um dueto para cantar 'Leãozinho', uma das canções preferidas da apresentadora.

Alguns dos profissionais que marcaram a carreira de Xuxa prestaram suas homenagens. Kadu, Fly e Tom, do You Can Dance; o designer Reinaldo Waisman; as paquitas Andreia Faria (Sorvetão), Ana Paula Guimarães (Catuxa), Ana Paula Almeida (Pituxita), Louise Wischermann (Pituxa), Tatiana Maranhão (Paquitita Loura) e Thalita Ribeiro (Tata); e as Irmãs Metralha Roberta Richard e Mariana Richard gravaram depoimentos exibidos no telão. Algumas estrelas da Globo também participaram da homenagem: Luciano Huck, Faustão, Jô Soares, Serginho Groisman, Angélica, Faustão, Ana Maria Braga e Renato Aragão.

Mensagens das crianças e ex-integrantes da Fundação Xuxa Meneghel emocionaram a apresentadora, que recebeu, no palco, flores de alguns dos atuais frequentadores do espaço. Angélica Goulart, diretora da fundação, falou da importância do projeto.

Ao final do programa, os convidados se reuniram no palco para cantar 'Parabéns da Xuxa', e a apresentadora aproveitou para fazer uma grande guerra de bolo.

No encerramento, todos os convidados, sujos de bolo, cantaram 'Lua de Cristal'.

TV Xuxa Especial, 2011 — Foto: Estevam Avellar/Globo

TRILHA SONORA

Doce Mel
Composição: Claudio Rabello e Renato Corrêa

Abecedário da Xuxa
Composição: Cesar Costa Filho, Ronaldo Monteiro de Souza

Nosso Canto de Paz
Composição: Dido Oliveira

Tô de Bem com a Vida
Composição: Alvaro Socci, Claudio Matta e Vivian Perl 

Arco-Íris
Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Marquei um X
Composição: Sarah P. Benchimol e Fafy Siqueira

Hoje é Dia de Folia
Composição: Nando Cordel

Libera Geral
Composição: Álvaro Socci e Claudio Matta

Xuxalelê
Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Festa do Estica e Puxa
Composição: Bell Marques e Wadinho Marques

Parabéns da Xuxa
Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Lua de Cristal
Composição: Michael Sullivan e Paulo Massadas

FICHA TÉCNICA

Elenco: Ana Cecilia Calderon, Caren Lima, Fabrilla Cruz e Michelle Ferreira
Direção de iluminação: Luiz Leal, Luiz Salles, Marlon Ribeiro e Jorgival Eça
Equipe de iluminação: Alexei Gomes Ferreira, Carlos Antônio Alcenio Matias, Carlos Eduardo Cerqueira, Flavio dos Santos, Guilherme Machado, Luiz Alberto da Cunha Viana, Marcelo André Galvão Quitério e Humberto Alves
Direção de produção: Aluizio Augusto 
Coreografia: Fly
Produção musical: Ricardo Leão
Direção musical: Mariozinho Rocha
Equipe de cenotécnica: Severino Ramos R. dos Santos, Clauber de Oliveira Amaral, Edson Pinto da Silva, Luiz Cláudio dos Santos, Marco Zalém de Souza Paula, Rafael Campos da Silva

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo 02/07/2011; Sites: http://xuxa.globo.com/noticias/categoria/90/25-anos; http://gshow.globo.com/programas/tv-xuxa/novidades/platb/category/especial-25-anos.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)