Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Comédia romântica conta a história de um jornalista bem-sucedido e boa pinta que, cansado de suas inúmeras aventuras amorosas, decide procurar o amor de sua vida. O problema é que Mário Salgado (Thiago Lacerda) sonha com a mulher ideal e vive criando defeitos nas que conhece. O programa ganhou dois especiais em anos consecutivos, 2004 e 2005.

Redação: Péricles de Barros, Marcio Wilson, Emanuel Jacobina e Mauro Wilson | Colaboração: Claudio Lisboa, Odete Damico, Gabriela Amaral e Laura Rissin | Redação final: Mauro Wilson e Emanuel Jacobina | Direção-geral e de núcleo: Jorge Fernando | Exibição: 22/12/2004; 29/12/2005 | Horário: 22h; 22h50

HISTÓRIA

Mário trabalha na Revista Mundo como crítico de gastronomia e vive em pé de guerra com sua editora-chefe, Diana (Camila Pitanga), uma mulher segura e, aparentemente, imune ao charme do colega de trabalho. O jornalista tem um irmão mais novo, Sal (Marcelo Faria), dono de um boteco charmoso no Rio de Janeiro. Ele é casado com Manuela (Renata Castro), mulher sarcástica e bem-humorada. Sal, Manuela e o assumidamente gay Beto (Aloísio de Abreu) são companheiros inseparáveis de Mário e tentam ajudá-lo a encontrar a mulher certa. 

Participação Especial

O programa conta com a participação de Ítala Nandi como Ana, a mãe do protagonista, Mário (Thiago Lacerda). Ela vive em um sanatório.

ESPECIAL 2004

No primeiro especial levado ao ar, Mário (Thiago Lacerda) completa 35 anos e entra em crise existencial porque ainda não encontrou a mulher perfeita para casar e constituir família. Sentindo-se solitário, ele decide se transformar em um novo homem e trocar os inúmeros relacionamentos amorosos pela relação com apenas uma mulher. O problema é achar essa mulher. Tudo fica mais tumultuado quando, justamente no dia de seu aniversário, ele é demitido por Diana (Camila Pitanga) por ter se recusado a fazer uma crítica positiva do bistrô do amigo do dono da revista. O patrão não gostou do texto e mandou a editora demitir Mário. Diana é a única mulher com quem o jornalista ainda não se envolveu, e os dois vivem uma relação de gato e rato, implicando um com o outro o tempo todo. Para o crítico, Diana é completamente descontrolada. Mas, por trás da fachada de chefe autoritária, Diana é uma mulher sensível. Os dois sentem uma grande atração um pelo outro, mas não dão o braço a torcer.

Camila Pitanga e Thiago Lacerda em Quem Vai Ficar com Mário?, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo.

Ao final do programa, Diana vai à festa de aniversário de Mário para contar que ele foi readmitido – ela intercedeu por ele junto ao patrão. Quando o jornalista, finalmente, decide se declarar para a editora, é interrompido pela buzina de um carro: trata-se do namorado da chefe (participação de Paulo Zulu), que foi buscá-la na festa. O especial chega ao fim sem resposta ao título do programa, já que Mário permanece solteiro e cobiçado.

Danielle Winits faz uma participação no Especial de 2004 como Iolanda, uma ex-namorada de Mário que o reencontra em sua festa de aniversário e tenta reconquistá-lo de qualquer maneira.

ESPECIAL 2005

No especial exibido em 2005, duas mulheres disputam o coração do protagonista: a crítica gastronômica Sabrina (Letícia Spiller) e Karla Frida (Danni Carlos), capoeirista e lutadora de jiu-jitsu e taekendô. Neste programa, Mário suspeita que alguém quer matá-lo. Sem saber o motivo pelo qual está sendo perseguido e depois de receber várias ameaças, o crítico decide pedir à revista para a qual trabalha que contrate um segurança para acompanhá-lo 24 horas por dia. Karla Frida assume essa função.

Matheus Costa em Quem Vai Ficar com Mário?, 2004 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Sabrina é a principal rival profissional de Mário, e os dois, a princípio, odeiam-se. Mas logo descobrem que há forte atração e muitas afinidades entre eles. Ao conhecer Pedro (Matheus Costa), filho de Sabrina, e ser obrigado a passar um dia sozinho com o menino, Mário vê despertado o desejo de ser pai. Por tabela, acha que encontrou a mulher de sua vida. Ledo engano: Sabrina não quer envolvimento mais sério com o jornalista, pois teme pelo filho que, por ser órfão de pai, tem uma carência muito grande pela figura masculina. Ela acredita que a relação com Mário pode prejudicar o menino.

No fim da história, Mário descobre que a autora das ameaças que vem sofrendo é Karla Frida. Ela se fez passar por segurança para sequestrá-lo. A vilã confessa que decidiu se vingar dele depois que seu pai, dono de uma cantina, morreu de tristeza ao ver seu estabelecimento falido após uma crítica negativa do jornalista. Karla, porém, resolve poupar a vida de Mário. E esse, mais uma vez, termina o especial solteiro, esperando encontrar um grande amor.

Curiosidade

O programa contou com as participações especiais dos chefs Flávia Quaresma, Checho Gonzales e José Hugo Celidônio, como convidados de um evento gastronômico.

ELENCO

Especial 2004

Aloísio de Abreu – Beto
André Falcão
Antônio Fragoso – Padre
Camila Pitanga – Diana
Cintia Carvalho
Danielle Winits – Iolanda
Emiliano Ruschel
Ernesto Piccolo – Caio
Flávia Rubim
Flávio OzórioIldi Silva
Itala Nandi – Ana Salgado
Junior Lisboa
Larissa Bracher – Buzuza
Linn Jardim
Marcelo Barros
Marcelo Faria – Sal
Marcus Jardym
Mauro José
Paulo Zulu
Renata Castro Barbosa – Manuela
Thiago Lacerda – Mário Salgado
Toni Malone

Especial 2005

Aloísio de Abreu – Beto
Beth Raposo Cris Vianna
Danni Carnos – Karla Frida
Letícia Spiller – Sabrina
Marcelo Faria – Sal
Matheus Costa – Pedro
Renata Castro Barbosa – Manuela
Thaíssa Araújo – Natalie
Thiago Lacerda – Mário Salgado

Participações

Flávia Quaresma
Checho Gonzales
José Hugo Celidônio

FICHA TÉCNICA

Especial 2004

Produção de arte: Isabela Sá
Produção de elenco: Yolanda Rodrigues
Produção musical: Mú Carvalho
Direção musical: Mariozinho Rocha
Edição: Ubiraci de Motta
Sonoplastia: Julio Corrêa, Alexandre Soluri
Efeitos visuais: Marcello Brandão
Efeitos especiais: Vitor Klein
Câmera: Fernando Cruz
Continuidade: Vanilda Telles
Assistência de direção: Marcus Jardym
Produção de engenharia: Nélio Garcia
Coordenação de produção: Walter Borghi
Gerência de produção: Paula Bezerra
Direção de produção: Aluizio Augusto

Especial 2005

Cenografia: José Cláudio
Figurinos
: Christina Grossi
Produção de arte: Isabela Sá
Caracterização: Lindalva Veronez
Produção de elenco: Yolanda Rodrigues
Edição: José Carlos Monteiro
Sonoplastia: Thanus Chalita, P. C. Alves
Efeitos visuais: Jorge Banda
Efeitos especiais: Marcos Soares
Câmera: André Fernandes
Continuidade: Vanilda Telles
Assistência de direção: Marcus Jardym
Produção de engenharia: Marcos Araújo
Coordenação de produção: Cláudio Diniz
Gerência de produção: Angela Correa
Direção de produção: Aluizio Augusto

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2004; dez 2005; “Gata e rato” In O Dia, 10/12/2004; “Globo testa hoje duas novas atrações” In O Estado de São Paulo, 22/12/2004; FERNANDES, Nelito. “Quem ficará no ar?” In Época, 20/12/2004; CASTRO, Daniel. “Cinco séries disputam uma vaga na Globo” In Folha de São Paulo, 21/12/2005; Sites: http:// redeglobo.globo.com, acessados em 01/2009.
Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)