Por Memória Globo


A história gira em torno das tentativas de quatro atores de criar um programa inédito para a emissora em que trabalham. Nas várias reuniões de criação em busca do programa ideal, eles, que interpretam a si mesmos, pensam em diferentes formatos e gêneros – policial, novela, variedades, romance –, tentando adivinhar o que o público gostaria de ver. O especial brinca com a metalinguagem ao abordar situações que os próprios autores e diretores do especial vivem no dia a dia.

Autoria: Guel Arraes e João Falcão | Direção: João Falcão e Flávia Lacerda | Direção-geral: João Falcão | Direção de núcleo: Guel Arraes | Exibição: 28/12/2004 | Horário: 21h55

Abertura do especial Programa Novo (2004).

Abertura do especial Programa Novo (2004).

SINOPSE

Na história, Lúcio Mauro comanda uma fictícia emissora e quer ser surpreendido por um programa que garanta sucesso de público e crítica. Nas reuniões de criação, os atores tentam se livrar de um bloqueio criativo: prometem ficar longe das baixarias, da apelação, da violência e de homem vestido de mulher. Este último recurso, aliás, foi explorado em 'Sexo Frágil'. No entanto, Priscila (Lázaro Ramos), Vilma (Bruno Garcia) e Dona Gertrudes (Lúcio Mauro Filho), as mulheres que eles interpretaram no seriado, voltam com força total.

Lúcio Mauro interpreta o dono de uma emissora e Lúcio Mauro Filho se disfarça de Dona Gertrudes, ex-amante dele, para conseguir prorrogar o prazo de criação de um novo programa.

Lúcio Mauro interpreta o dono de uma emissora e Lúcio Mauro Filho se disfarça de Dona Gertrudes, ex-amante dele, para conseguir prorrogar o prazo de criação de um novo programa.

Dona Gertrudes volta à cena depois que Lúcio Mauro Filho é convencido pelos amigos a se fazer passar por sua mãe – com quem ele se parece muito –, com o objetivo de sensibilizar o chefe para as ideias do grupo. No encontro com o patrão, porém, Lúcio é surpreendido pela revelação de que é filho do chefe da emissora, com quem sua mãe teve um caso no passado. Diante da novidade, decide deixar o grupo e pedir demissão.

Bruno Garcia, por sua vez, é convidado pelo diretor Dennis Carvalho para protagonizar a próxima novela das oito, um remake de 'Eu Compro Essa Mulher'. O detalhe curioso é que o diretor o quer no papel da mulher, Maria Teresa, já que ficou impressionado com sua interpretação de Vilma no seriado 'Sexo Frágil'. Bruno aceita o convite e também resolve abandonar o grupo.

Lázaro Ramos, enfim, não vê outra alternativa a não ser deixar o programa, depois que seu irmão gêmeo, o transformista Marco Antonio (Lázaro Ramos), ameaça revelar a todos que era ele quem fazia o papel de Priscila, a suposta irmã de Lázaro, em 'Sexo Frágil'.

Enquanto isso, Wagner Moura é surpreendido pela criatividade da secretária do chefe (Alinne Moraes em participação especial), que sugere que o novo programa tenha uma mocinha. Após muitas confabulações, os quatro amigos decidem retomar as reuniões do programa e apresentam ao chefe um projeto em que a mocinha seja interpretada pela secretária.

ELENCO

Alinne Moraes – Secretária do chefe / Mocinha
André Arteche – Paulinho
Bruno Garcia – Bruno Garcia / Maria Tereza
Dennis Carvalho – Dennis Carvalho
Fernando Vianna
Karina Falcão
Lázaro Ramos – Lázaro Ramos / Priscila (Marco Antônio)
Lúcio Mauro – Chefe
Lúcio Mauro Filho – Lúcio Mauro Filho / Gertrudes
Ricco Viana
Rodrigo Fagundes
Wagner Moura – Wagner Moura
Wendel Bendelak
Zéu Britto – Luiz

EQUIPE

Cenografia: Claudio Domingos
Figurinos: Helena Araújo
Direção de fotografia: Adriano Goldman
Produção de arte: José Artur Camacho
Produção musical: Mário Martinelli
Caracterização: Fernando Torquato, Ancelmo Saffi
Edição: Henrique Tartarotti
Sonoplastia: Henrique Abreu, Humberto Donghia
Efeitos visuais: Chico Mauro
Efeitos especiais: Wilson Aquino
Câmeras: Ricardo Fuentes, Tony Azevedo, Rubem Joseph Djelberian, Fernando Cruz
Continuidade: Stella Valadão
Assistência de direção: Cecília Amado
Produção de engenharia: Alfredo Campos
Coordenação de produção: Gilberto Nunes
Gerência de produção: Daniel Vincent
Direção de produção: Guilherme Bokel

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2004; MATTOS, Laura. “Atores ‘matam’ mulheres de ‘Sexo Frágil’’’ In Folha de São Paulo, 28/12/2004; “Ação entre amigos” In O Dia, 23/12/2004.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)