Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

O motorista de táxi Oswaldir (Stepan Nercessian) entretém seus passageiros com histórias do seu cotidiano de trabalho. No especial, o taxista conta vários casos a um passageiro (Luiz Gustavo), como a história da manicure Ivonete (Rita Guedes), uma mulher tão estonteante que foi chamada para ser Miss Irajá e posar para a capa de uma revista. Apesar de todos os elogios que recebia, ela não tinha namorado. Até que surgiu Haroldão (Ernesto Piccolo). Ele a conquistou com uma bela cantada, mas logo a decepcionou.

Criação: João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro | Roteiro: João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro | Direção-geral do especial: Alexandre Boury | Direção de núcleo: Roberto Talma | Data de exibição: 27/12/2007

André Gonçalves, Paula Burlamaqui e Arlindo Cruz em Faça Sua História Especial, 2007 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Outra história envolve Marlicene (Paula Burlamaqui), a deusa da Penha. Após a morte do parceiro, ela se envolve com Leleco (André Gonçalves), guarda-costas que se transformou em manda-chuva da Baixada. Apesar de sua autoridade, ele não tem sorte com as mulheres, e Marlicene não perde a oportunidade de atender aos chamados de Pai Creuzo (Ney Latorraca), homem que se diz pai de santo e que não resiste a uma mulher.

Pai Creuzo, ao jogar os búzios, alerta a manicure Ivonete sobre Maria Eleuza (Lidi Lisboa), sua cliente. Mesmo sendo orientada pelo pai de santo a não tomar nenhuma providência com a informação que lhe foi passada, a musa do Irajá não descansa enquanto não descobre o que sua cliente quis dizer ao insinuar que Haroldão, seu marido, não era tão homem assim. O único que parece ter a explicação é o transformista Maribel (Luis Miranda).

Ney Latorraca no Especial Faça sua História, 2007 — Foto: Memória Globo

CURIOSIDADE

O especial de fim de ano se tornou programa em 2008. Foram 37 episódios, exibidos aos domingos, de abril a dezembro.

ELENCO

Ana Paula Pedro (Doroteia)
André Gonçalves (Leleco)
Ernesto Piccolo (Haroldão)
Lidi Lisboa (Maria Eleuza)
Luis Miranda (Maribel)
Luiz Gustavo (Passageiro)
Ney Latorraca (Pai Creuzo)
Paula Burlamaqui (Marlicene)
Rita Guedes (Ivonete)
Stepan Nercessian (Oswaldir)

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo 07/12/2007.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)