Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

A história mostra o cotidiano de oito amigos recém-saídos da faculdade que não conseguem entrar no mercado de trabalho atuando em suas profissões. Desempregados, eles criam uma empresa de prestação de serviços chamada Trampo, como solução para a crise financeira que atravessam. Todos deixam o orgulho e o diploma de lado para viver uma fase que chamam de “proletarização emergencial”, correndo atrás de “bicos” que os ajudem a pagar as contas no final do mês. Em troca de remuneração, eles se propõem a consertar, criar ou resolver qualquer tarefa, desde pintar paredes até servir mesas em eventos sociais. E acabam se metendo em várias confusões.

Texto: Ronaldo Santos e Péricles C. Barros | Redação: Ronaldo Santos, Juca Filho e Thereza Falcão | Redação final: Ronaldo Santos | Direção geral: José Lavigne | Direção de núcleo:  J.B. de Oliveira (Boninho) | Exibição: 22/12/2004; 22/12/2005 | Horário: 22h40; 23h

Para interpretar esses amigos, foram escalados os atores Luana Piovani, como a economista Érica; Danton Mello, como intérprete do administrador de empresas Rodrigo; Taís Araújo no papel da jornalista Laís; Miguel Thiré como Léo, recém-formado em marketing; Fernando Caruso como Ivan, bacharel em Direito; Debora Lamm, a psicóloga Solange; Rocco Pitanga como Uil, o ator do grupo; e Pedro Neschling no papel de  Pena, o único sem formação universitária.

ESPECIAL 2004

No primeiro especial, exibido na programação de fim de ano de 2004, os amigos tentam divulgar a nova empresa e fazem um comercial para a TV oferecendo seus serviços. Ofertas de trabalhos muito estranhas começam a aparecer. Sem notar que houve um mal entendido na peça publicitária, eles vão aceitando as oportunidades que aparecem. Uma delas é o convite para Uil (Rocco Pitanga) participar de um filme. Feliz da vida, o jovem ator vai até a produtora que o convidou, sem saber que se trata de um filme pornô, cujo diretor é o exótico Baby – Tarcísio Meira, em participação especial no programa. O ator Paulo Betti também participa do especial como o diretor da escola onde estuda o filho de Laís (Taís Araújo). Ele promete bolsa integral ao garoto em troca dos serviços sexuais da jornalista.

Fernando Caruso, Rocco Pitanga e Tarcísio Meira em Correndo Atrás, 2004 — Foto: Gianne Carvalho/Globo

O responsável por toda essa confusão é Léo (Miguel Thiré). Para baixar os custos, ele comprou como horário de veiculação do anúncio da Trampo o intervalo de um programa pornô, o que fez o público achar que os jovens da Trampo topavam qualquer coisa.

'Correndo Atrás' apresentou cenas parodiando o 'Big Brother Brasil' (BBB). O elenco, alternadamente, aparecia em uma sala semelhante ao confessionário do BBB, discorrendo sobre suas atitudes e a dos demais amigos.

ESPECIAL 2005

No especial de 2005, a grande oportunidade ainda não bateu à porta da Trampo e os amigos continuam correndo atrás de trabalho. Desta vez, a história tem três integrantes a menos: Rocco Pitanga, Debora Lamm e Pedro Neschling deixaram o programa. O episódio mostra os sócios Rodrigo (Danton Mello), Érica (Luana Piovani), Laís (Taís Araújo), Ivan (Fernando Caruso) e Léo (Miguel Thiré) tentando manter a empresa com muito esforço e pouco lucro, e aceitando trabalhos como o de picar 450 quilos de papel para o réveillon de Copacabana ou servir de babá para cachorros de madame. A turma, porém, quer encarar novos desafios e conseguir empregos mais qualificados.

Leandro Hassum, Luana Piovani e Marcius Melhem em Correndo Atrás, 2005 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

Leandro Hassum e Marcius Melhem participam deste episódio vivendo dois bandidos atrapalhados que sequestram Érica quando ela se fazia passar por Monalisa Jackson.

A sociedade sofre um racha quando Rodrigo e Érica brigam por causa da proposta indecorosa do suspeito comerciante Varejão (Cecil Thiré), pai de Deise (Danielle Winits), a noiva de Rodrigo, que está grávida. Rodrigo é seduzido pelo sogro a enveredar pelo arriscado mundo dos negócios clandestinos, atuando como testa-de-ferro do lançamento de uma loja de R$999,99, só para ricos – versão chique das lojas de R$1,99. Desconfiando da honestidade de Varejão e também com ciúmes de Rodrigo, Érica se recusa a aceitar o trabalho, e vai trabalhar como dublê de corpo de Monalisa Jackson, uma pop star internacional. O resto do grupo, no entanto, decide se associar ao futuro sogro de Rodrigo.

Ao fim do especial, Varejão é preso por manter uma fábrica de CDs piratas nos fundos de sua loja, e sua filha Deise foge com outro homem para o exterior. Rodrigo fica sabendo que o filho que a namorada esperava não era seu. Com tudo resolvido, o grupo volta a trabalhar unido novamente.

ELENCO

Especial 2004

Anderson Carvalho
Cecil Thiré
Daniela Ocampo
Danton Mello – Rodrigo Dourado
Débora Lamm – Solange
Fernando Caruso – Ivan Machado
Luana Piovani – Érica Lobato
Marcelo Suguino
Maria Carolina Ribeiro
Miguel Thiré – Leonardo Sabóia (Léo)
Paulo Betti – Rui
Pedro Neschling – Pena
Rocco Pitanga – Uil Neves
Samantha Schmütz
Taís Araújo – Laís
Tarcísio Meira – Baby de Castro

Especial 2005

Afonso Resende
Anna Cotrim
Carlos Sato
Cecil Thiré – Varejão
Danielle Winits – Deise
Danton Mello – Rodrigo Dourado
Fernando Caruso – Ivan Machado
Kiko Mascarenhas
Leandro Hassum – bandido
Luana Piovani – Érica Lobato / Monalisa Jackson
Luciano Rabelo
Marcelo Torreão
Marcius Melhem – bandido
Marcos Holanda
Miguel Thiré – Leonardo Sabóia (Léo)
Taís Araújo – Laís

FICHA TÉCNICA

Especial 2004

Cenografia: Fernando Meirelles
Figurinos: Sonia Tomé
Direção de fotografia: Paulo Santos
Produção de arte: Luciana Nick
Produção de elenco: Luciano Rabelo
Produção musical: Mu Chebabi
Maquiagem: Fernando Torquatto
Edição: Marcos Pereira Lisboa
Sonoplastia: Breno Poubel, Antônio Doutel
Videografismo: Cristiana Queiroga
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Paulo Violeta, José Silveira, Carlos Colombo
Assistência de direção: Natália Grimberg
Produção de engenharia: Aurélio Sampaio
Coordenação de produção: Marcos Senna
Gerência de produção: Daniel Vincent

Especial 2005

Cenografia: Regina Dantas
Figurinos: Regina de Paula
Direção de fotografia: Paulo Santos
Produção de arte: Denise Garrido
Caracterização: Valéria Tothi
Produção musical: Mu Chebabi
Edição: Marcos Pereira Lisboa
Sonoplastia: Breno Poubel, Antônio Doutel
Videografismo: Cristiana Queiroga
Efeitos visuais: Paula Souto
Efeitos especiais: James Rothman
Câmeras: Marco Henrique, Tanaka, João Carlos do Nascimento
Continuidade: Stella Valadão, Geilza Damasceno
Assistência de direção: Carol Bandeira de Mello
Produção de engenharia: Aurélio Sampaio
Coordenação de produção: Isabel Cabral
Gerência de produção: Daniel Vincent

Fontes

Boletim de Programação da Rede Globo, 12/2004; 12/2005; “Fazemos qualquer negócio” In O Dia, 05/12/2004; “Globo testa hoje duas novas atrações” In O Estado de São Paulo, 22/12/2004; FERNANDES, Nelito. “Quem ficará no ar?” In Época, 20/12/2004; CASTRO, Daniel. “Cinco séries disputam uma vaga na Globo” In Folha de São Paulo, 21/12/2005; Sites: http:// redeglobo.globo.com; www..wikipedia.org, acessados em 01/2009.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)