Por Memória Globo

João Miguel Júnior/Globo

Marinete (Claudia Rodrigues) trabalha como diarista em algumas residências na zona sul do Rio de Janeiro e mantém um brechó na casa alugada onde vive em Madureira. Tudo isso para conseguir realizar seu sonho: comprar um imóvel em Abolição, bairro na zona norte da cidade. É para Solineuza (Dira Paes), sua melhor amiga, que Marinete conta tudo o que acontece na vida de seus patrões.

Autoria: Glória Perez | Colaboração: Aloísio de Abreu | Direção-geral: José Alvarenga Jr. | Data de exibição: domingo, 21/12/2003

Primeiro bloco do especial A Diarista.

Primeiro bloco do especial A Diarista.

Intrometida, Marinete está sempre se metendo em confusão

Após uma discussão com o namorado, o porteiro Valdir (Ailton Graça), Marinete sai para mais uma faxina na casa de Aline (Marisa Orth). E, sem querer, acaba provocando uma briga entre a patroa e o namorado, Bruno (Ernesto Piccolo), após encontrar uma calcinha vermelha em seu carro. Arrasada, Aline expulsa Bruno de casa e dá todos os seus pertences para a diarista, inclusive um aparelho de som.

Quando chega à casa de Tiago (Cássio Gabus Mendes) para fazer a última faxina do dia, Marinete encontra o patrão nervoso. O flautista, na falta de uma paixão, está sem inspiração para compor. Situação esta que logo será resolvida por conta de mais uma confusão da diarista.

Naquela tarde mesmo, Aline liga para Marinete para avisar que reatou o romance com o namorado e pedir o som. A empregada então passa o endereço da casa do flautista para que a patroa possa buscá-lo de volta.

Ao mesmo tempo, Tiago se dá conta que perdeu uma reunião importante com uma gravadora porque a diarista trocou suas passagens aéreas. Os dois discutem, e Marinete avisa que não trabalhará mais para ele, apenas terminará o serviço daquele dia.

O que ela não podia imaginar é que, por uma distração de Tiago, acabaria o dia trancada do lado de fora do apartamento enquanto limpava as janelas. Presa, Marinete tenta pedir ajuda, mas as pessoas pensam que ela quer se matar. O caso é mostrado ao vivo na televisão. Durante a confusão, Aline, que havia ido buscar seu som, e Tiago se conhecem na rua e se apaixonam.

Após ser salva, Marinete dá entrevista para a equipe de TV, se declarando ao namorado Valdir. O porteiro se rende aos encantos da amada e os dois fazem as pazes na frente da câmera.

PERSONAGENS

MARINETE (Cláudia Rodrigues) – Intrometida, esperta e autoconfiante, veio de uma cidade pequena do Nordeste para dar certo na capital. Trabalha como faxineira a cada dia em uma residência diferente. Em sua casa alugada, no bairro de Madureira, tem um brechó montado com roupas que vende para suas amigas.

VALDIR (Ailton Graça) – Porteiro e namorado de Marinete (Cláudia Rodrigues). Os dois discutem porque Valdir sente ciúmes da amada. No final da trama, eles se reconciliam.

SOLINEUZA (Dira Paes) – Melhor amiga de Marinete (Cláudia Rodrigues), a quem chama de “Nete”, mas nem sempre entende o que a diarista está precisando. Marinete vive implicando com a “burrice” de Solineuza.

ALINE (Marisa Orth) – Uma das patroas de Marinete (Cláudia Rodrigues). Descobre a traição do namorado, Bruno (Ernesto Piccolo), graças à diarista, que encontra uma calcinha vermelha no carro dela que ele havia acabado de usar.

BRUNO (Ernesto Piccolo) – Namorado de Aline (Marisa Orth). Mulherengo, é expulso da casa da amada após ela descobrir sua traição.

TIAGO (Cássio Gabus Mendes) – Flautista e um dos patrões de Marinete (Cláudia Rodrigues). Apaixona-se por Aline (Marisa Orth).

CURIOSIDADES

Na época da estreia do especial, Glória Perez definiu Marinete como “uma moça confiante, esperta e também comovente, que transforma sua fragilidade em coragem para enfrentar as dificuldades da vida. Ela se depara com os mais diferentes códigos de comportamento e encontra mecanismos próprios para lidar com eles, expressando uma visão simples e objetiva da vida, nem por isso menos inteligente”.

O especial deu origem ao seriado de mesmo nome que ficou na grade de programação de 13 de abril de 2004 até 31 de julho de 2007. Além de Claudia Rodrigues, no papel de Marinete, e Dira Paes, como Solineuza, o elenco fixo contava ainda com Claudia Mello (Dalila), Helena Fernandes (Ipanema) e Sérgio Loroza (Figueirinha).

Ida Gomes fez participação especial no programa como uma das patroas de Marinete.

PRODUÇÃO

As gravações de A Diarista foram realizadas entre 1º e 6 de dezembro, nos estúdios da Central Globo de Produção e em locações externas no Rio de Janeiro como Alto da Boa Vista, Tijuca, São Cristóvão, Lapa e Jardim Botânico.

FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Marinete (Claudia Rodrigues) usava roupas justas e sutiã colorido, seguindo a proposta realista da figurinista Ellen Milet. A caracterização, sob responsabilidade de Luiz Camargo, envolvia, ainda, um frisado nos cabelos, desde a raiz, e um aplique que a atriz usava para deixar os cabelos anelados.

ELENCO

Ailton Graça – Valdir
Cassio Gabus Mendes – Tiago
Carlos Arruza
Claudia Rodrigues – Marinete
Cora Zobaran
Dira Paes – Solineuza
Ernesto Piccolo – Bruno
Francisco Carvalho
Ida Gomes
Lucas Ronconi
Marcello Melo
Margareth Cobhee
Marisa Orth – Aline
Roque Paulo Correia
Solange Badim

FICHA TÉCNICA

Cenografia: Cláudio Domingos
Figurino: Ellen Milet
Direção de fotografia: Lucio Kodato
Direção de arte: Lia Renha
Produção de arte: Bia Bricio
Produção de elenco: Marcela Altberg
Produção musical: Marcio Lomiranda
Caracterização: Luiz Camargo
Edição: Mauriceu Migon
Sonoplastia: Nelson Zeitoune e Raphael Salles
Efeitos visuais: Gustavo Garnier
Efeitos especiais: Vitor Klein
Câmeras: Lula Araujo e Paulo Violeta
Continuidade: Rita Erthal
Assistente de direção: Luciana de Oliveira
Produção de engenharia: Marcelo Fernandes
Coordenação de produção: Erika da Matta
Gerência de produção: Ana Gabriela
Direção de produção: Guilherme Bokel

Fontes

Boletins de programação da Rede Globo (12/12/2000; 21/12/2003) e Acervo/Globo.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)