Por Memória Globo

Acervo/Globo

No ano de 1990, o 'Vídeo Show' comemorou os 40 anos da TV e os 25 da Globo. Durante todo o mês de setembro, matérias especiais sobre as quatro décadas da televisão ocuparam um bloco inteiro da atração. No dia 31 de dezembro de 1990, foi exibido um especial sobre os 25 anos da Globo, com momentos marcantes da história da emissora.

No dia 6 abril de 1991, entrou no ar o 'Túnel do Tempo'. O quadro veio a ser um dos mais marcantes do programa. Relembrava um momento especial que tivesse sido transmitido pela televisão – fato jornalístico, cena de novela ou um show, por exemplo – naquela data há 10, 15, 20 anos. 

O novo cenário, criado por Mário Monteiro, estreou no ano seguinte, em 11 de abril de 1992. Um fundo preto com luzes e neon davam um clima futurista. Um ano depois, quando o programa completou dez anos, o cenário foi renovado com o uso de cores mais claras. Também foram produzidas novas músicas e vinhetas, que intercalavam as matérias. O ano de 1993 também marca a estreia da repórter Virginia Novik.

Miguel Falabella apresenta o 'Vídeo Show' que homenageou os 50 anos da TV brasileira, 01/09/1990.

Miguel Falabella apresenta o 'Vídeo Show' que homenageou os 50 anos da TV brasileira, 01/09/1990.

A partir do dia 11 de abril de 1994, o 'Video Show' passou a ser exibido de segunda à sexta, às 13h, com meia hora de duração. O jornalismo de entretenimento ganhou reforço com a entrada de Renata Ceribelli, que fazia reportagens em São Paulo, e a locutora Cissa Guimarães, que assumiu as matérias no Rio de Janeiro. Quadros como 'Fora do Ar, Por Onde Anda'? e 'Qual é a Boa?' eram baseados em entrevistas com artistas ou personalidades fora dos estúdios de gravação.

Na estreia do formato diário do 'Vídeo Show', Renata Ceribelli faz sua primeira matéria. Apresentação de Miguel Falabella, 11/04/1994.

Na estreia do formato diário do 'Vídeo Show', Renata Ceribelli faz sua primeira matéria. Apresentação de Miguel Falabella, 11/04/1994.

No dia 27 de agosto de 1994, Renata Ceribelli relembrou o primeiro beijo da televisão brasileira, na década de 1950, na novela 'Sua Vida Me Pertence', da TV Tupi. A repórter conversou com os atores Vida Alves e Walter Foster, os protagonistas da história.

De setembro de 1994 a 2000, os melhores momentos do 'Vídeo Show' eram reexibidos em uma edição que ia ao ar aos sábados.

O 'Vídeo Show Especial', que foi ao ar no domingo dia 23 de abril de 1995, exibiu as novidades da programação da Globo para aquele ano. Além de entrevista com Regina Casé, que estava gravando Brasil Legal, reportagens mostraram as próximas novelas, séries e o Projac (atual Estúdios Globo), que ainda não havia sido inaugurado, e que viria a ser o futuro centro de produção da emissora.

O 'Vídeo Show' comemorou 1.000 apresentações no dia 13 de dezembro de 1995. Uma matéria especial lembrou o elenco de artistas que passou pela apresentação e os diferentes visuais de Miguel Falabella na bancada. Uma compilação com os erros de gravação mostrou até um repórter-cinematográfico caindo durante uma gravação.

O 'Vídeo Show' número 1000 relembra o elenco de artistas que apresentaram o programa, os diferentes visuais de Miguel Falabella, além dos melhores momentos do “Falha Nossa”, 13/12/1998.

O 'Vídeo Show' número 1000 relembra o elenco de artistas que apresentaram o programa, os diferentes visuais de Miguel Falabella, além dos melhores momentos do “Falha Nossa”, 13/12/1998.

Em 1996, novas vinhetas de abertura e novos quadros, como Álbum de Família, em que um artista era convidado a apresentar suas fotos particulares, e 'Lar Doce Lar', em que a equipe de repórteres visitava a casa dos entrevistados. Foi instituído, ainda, o 'Troféu Vídeo Show', que premiava as celebridades.

No dia dos 15 anos do programa, 20 de março de 1998, uma matéria contabilizou que, em 1.708 programas, a personalidade que mais apareceu no 'Vídeo Show' foi Regina Duarte, seguida de Lima Duarte e Tony Ramos. Neste mesmo ano o programa ganhou um set para entrevistas feitas por Miguel Falabella e alguma matéria foram transmitidas ao vivo pela primeira vez.

Em janeiro de 1999, Renata Ceribelli foi para o 'Fantástico' e Letícia Nascimento assumiu as reportagens produzidas em São Paulo. Em 6 de novembro daquele ano, a função passaria a ser ocupada pela jornalista e atriz Chris Couto.

Quadros Década de 1990

Túnel do Tempo (abril de 1991) – O 'Vídeo Show' passa a apresentar no 'Direto do Túnel do Tempo' o que havia acontecido naquela data há 10, 15 ou 20 anos. A memória podia ser um fato jornalístico, último capítulo de uma novela ou um especial.

Em Estúdio (24/04/1993) – Entrevistas com músicos e cantores sobre seus novos trabalhos.

Fora do Ar (11/04/1994) – Flagrantes do cotidiano de astros da televisão.

Destaques da TV (11/04/1994) – Entrevista, cenas de novela e acontecimento político que marcou a programação do dia anterior.

Roda Outra Vez (1992) – Reapresentação de cenas ou momentos que se destacaram na semana.

Bastidores (24/04/1993) – Câmeras flagravam os bastidores de gravação de novelas e programas, mostrando ensaios e momentos que não vão ao ar.

Nossos comerciais, por favor (11/04/1994) – A memória da publicidade nacional, com seus jingles e tipos inesquecíveis e a produção e os bastidores de propagandas.

Antes da Fama (1995) –  Artistas recordavam suas profissões anteriores.

Revirando o Baú (24/04/1993) – Resgate de cenas curiosas da TV. A participação de Francisco Cuoco como Tiradentes em 'Saramandaia' foi o primeiro momento a ir ao ar.

Por onde anda (11/04/1994) – Ídolos que deixaram saudade ressurgiam através de uma entrevista para mostrar o que andam fazendo.

Qual é a Boa? (11/04/1994) – Estreias de peças, shows e sugestões de lazer para o fim de semana.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)