Nos primeiros sete anos, a atração mudou de horário e de dia de exibição. Apresentadores foram testados e o ator Miguel Falabella se consagrou pela informalidade.
O programa estreou em um domingo de 1983, mas em 1986 passou a ser exibido aos sábados. Dois anos depois retornou aos domingos e fechou a década de 1980 novamente aos sábados. Sempre apresentado na parte da tarde, o primeiro horário foi 14h, depois 12h30 e por fim, 14h30.
O 'Vídeo Show' exibiu seu primeiro episódio dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos da Globo. Foi ao ar em um domingo e era um programa semanal.
O formato inicial contava com alguns ingredientes que marcariam o sucesso do programa. Exemplo disso era a presença de um convidado, que respondia a perguntas enviadas à produção pelos telespectadores e escolhia as cenas que considerava mais relevantes, exibidas na sequência. Júnior, na época titular do Flamengo e da Seleção Brasileira, foi o convidado da estreia. O jogador escolheu alguns momentos para rever: a chegada do homem à Lua; Erasmo e Roberto Carlos cantando no especial do Rei em 1978; a visita do Papa João Paulo II ao Brasil; a cantora Simone interpretando a canção Caminhando, no programa Canta Brasil; o personagem Coalhada de Chico Anysio; a despedida de Garrincha no Maracanã e a defesa do goleiro inglês Gordon Banks a uma cabeçada de Pelé na Copa de 1970.
A primeira repórter do 'Vídeo Show' apareceu alguns finais de semana depois da estreia: a atriz Carla Camurati fez uma reportagem na praia sobre o efeito estufa.
Tássia Camargo apresenta no programa o videoclipe da música 'Feijão Maravilha', do grupo 'As Frenéticas', tema de abertura da novela homônima, 24/04/1983.
Tássia Camargo apresentou a atração até o 19° episódio. A partir daí até o ano de 1984 instaurou-se um revezamento de artistas na apresentação: Maitê Proença, Dênis Carvalho, Fernanda Torres, Nuno Leal Maia, Julia Lemmertz, Myriam Rios, Reynaldo Gonzaga, Carla Camurati, Roni Von, Geraldo Correia, Teresinha Sodré, Eva Wilma, Paulo Cesar Grande, Paulo Goulart, Tony Ramos, Debora Bloch, Patrícia Pillar, Cissa Guimarães, Malu Mader, Paulo Betti, Lúcia Veríssimo, entre outros. Até o jornalista Hilton Gomes, que apresentou o Jornal Nacional, teve seu momento à frente da atração. No ano de 1985, uma dupla, composta sempre por uma atriz e um ator, se firmou no comando 'Vídeo Show'. Paulo Betti e Myriam Rios eram nomes frequentes nesse período. Cissa Guimarães apresentou pela primeira vez o programa de número 180.
As mudanças dos primeiros anos se refletiram nos cenários. Na estreia, fotos de artistas davam o clima. A partir de 1984, a atração passou a ser apresentada de uma ilha de edição, se aproximando dos bastidores da TV. Dois anos depois, alguns apresentadores, como Cissa Guimarães e Paulo Betti, comandaram o 'Vídeo Show' de um cenário que simulava a sala de uma casa com uma televisão no centro.
Em 27 de abril 1987, o programa foi reformulado e passou a ser exibido às 14h30. Durante o mês de julho daquele ano, Marcelo Tas assumiu o comando da atração. Diretor, escritor e roteirista, tinha em seu currículo a criação de personagens para a televisão como o repórter Ernesto Varela e o VJ Bob Mack Jack. Marcelo revezava a apresentação com o Cabeça Branca, que vivia dentro de um aparelho de televisão. Em entrevista antes de sua estreia, Marcelo Tas descreveu a criatura nonsense interpretada por ele como “bastante normal, só um pouco pálido, como deve ser uma figura que nunca saiu de dentro de um tubo de TV”.
Paulo Betti e Myryan Rios apresentam o 'Vídeo Show' que relembrou as primeiras crianças da TV, 05/10/1984.
O cenário também mudou e era composto por televisores antigos, com fios e válvulas à mostra, e monitores novos, que exibiam imagens dos temas abordados. Os quadros também eram novidade:Micro Especial Musical, clipes musicais que relembravam a carreira de um cantor ou grupo musical, A TV no Mundo, que trazia cenas de programas exibidos nos quatro cantos do planeta e Minha Estreia, com cenas dos primeiros trabalhos de grandes astros da TV.
O 'Vídeo Show' de 11/07/1987, com apresentação de Marcelo Tas, falou sobre o musical “Mulher 80”, exibido pela Globo em 19/10/1979.
Marcelo Tas encarna o personagem Cabeça Branca no 'Vídeo Show', 11/07/1987.
No dia primeiro de agosto de 1987, Cabeça Branca anunciou o novo apresentador: Miguel Falabella. O ator, autor e diretor, que também estava no ar como o vilão João Silvério na novela O Outro, passou a comandar as entrevistas que encerravam o programa.
No dia 3 de abril de 1988, em seu sexto ano no ar, o programa voltou a ser apresentado aos domingos e passou por uma renovação, que ampliava a parte de show, sem prejuízo a proposta inicial: o resgate da memória televisiva. Entre as novidades, destaque para os erros ocorridos durante as gravações, que passaram a ser reunidos e levados ao ar no quadro Erros de Gravação e Tricotando com Falabella, que revelava curiosidades sobre os artistas entrevistados pelo programa.
Também foi nesse ano que Falabella passou a encerrar o programa com seu “beijo super carinho” e o namastê.
Em 1989, o 'Vídeo Show' voltou a ser exibido aos sábados e mostrou uma retrospectiva dos momentos marcantes da década de 1980. No dia primeiro de abril, a narração passou a ser feita por Cissa Guimarães, que havia apresentado a atração nos primeiros anos.
Estreia de Miguel Falabella no 'Vídeo Show', 01/08/1987.
Quadros Década de 1980
Micro Especial Musical (1987) – Um dos primeiros quadros do programa. Por meio de clipes musicais, o 'Vídeo Show' relembrava momentos marcantes da carreira de um artista. Ney Matogrosso inaugurou a atração e mostrou seus anos de Secos e Molhados até o espetáculo Pescador de Pérolas.
Pergunte ao seu Astro (1988) – O público enviava cartaz com perguntas a seus astros favoritos. Os produtores conversavam com os artistas e exibiam as respostas para o público.
Tricotando com Falabella (1988) – Miguel Falabella entrevistava famosos em clima informal. Algumas gravações eram feitas em estúdio, outras na casa do convidado. A estreia do quadro foi com Susana Vieira.
No quadro “Tricotando com Falabella”, o apresentador entrevista o autor Gilberto Braga, 22/07/1989.
A TV no Mundo (1987) – Apresentava cenas de programas asiáticos, americanos e europeus e o que era visto na tela de outras partes do planeta. As opções da TV a cabo dos Estados Unidos foi o assunto da estreia.
Troféu 'Vídeo Show' (1988) – Exibido uma vez por mês, o quadro mostrava um júri que escolhia uma personalidade que tinha se destacado por um fato ou trabalho. Houve poucas edições e foi reformulado.
Erros de Gravação (1987) – Desde os primeiros anos, o 'Vídeo Show' apresenta imagens de erros durante as gravações. Em 1993, o quadro ganhou o nome de Falha Nossa.
Telemania (1988) – Uma charada era proposta e os telespectadores enviavam cartas com a resposta correta. Uma das brincadeiras era adivinhar a abertura da novela vendo apenas parte da imagem. Um sorteio no último programa de cada mês anunciava o vencedor.