Por Memória Globo

Acervo/Globo

Haroldo Costa, Oswaldo Waddington, Wilson Rocha e Domingos Oliveira se revezavam na tarefa de escrever números musicais de orquestra, de dança, entrevistas e selecionar a participação dos artistas convidados. Entre os primeiros estiveram os compositores Baden Powel e Vinicius de Moraes, a cantora Helena de Lima e o pianista Sacha Rubim. A produção era de Renato Consorte.

Berta Loran, Tonia Carrero e Paulo Roberto em 'Show da Noite', 1965. — Foto: Acervo/Globo

Foi a primeira atração a ter como objeto a própria televisão. Durante as entrevistas, era comum serem mostrados os bastidores do estúdio, além das câmeras e diversos cenários de outros programas. De acordo com Domingos Oliveira, embora o encerramento do programa estivesse previsto para meia-noite, muitas vezes o Show da Noite permanecia no ar, ao sabor dos acontecimentos.

Paulo Roberto em 'Show da Noite'. — Foto: Acervo/Globo

O programa era animado também por uma seção de brincadeiras em que pessoas da plateia competiam por prêmios diversos. Em Labirinto, por exemplo, brincadeira que era exibida às quintas-feiras, esses prêmios aguardavam os competidores no final de uma travessia. Uma câmera instalada no alto do estúdio gerava imagens dos competidores no interior do labirinto, no qual eles estavam expostos a obstáculos inesperados. Havia também o Zig-Zag, levado ao ar às segundas-feiras; Quem é Quem?, às terças; e Primeira Impressão, às sextas-feiras. Às quartas-feiras, o programa contava com a participação do cantor Dick Farney, comandando um quadro que levava seu nome.

Período de exibição: 26/04/1965 – 30/12/1965 | Horário: 22h30 | Periodicidade: de segunda a sexta

Paulinho da Viola, Clementina de Jesus e Jair do Cavaco em 'Show da Noite'. — Foto: Acervo/Globo

Paulo Roberto em 'Show da Noite'. — Foto: Acervo/Globo

Curiosidades

O 'Show da Noite' teve grande popularidade, chegando a receber convidados de renome internacional, como a atriz italiana Claudia Cardinalle. No dia 13 de agosto, uma sexta-feira, o apresentador Gláucio Gil passou mal durante a exibição do programa, que foi imediatamente retirado do ar e encerrado. Naquele dia, ainda de acordo com Domingos Oliveira, uma multidão compareceu à porta da TV Globo buscando notícias sobre o apresentador, que faleceu, vítima de um infarto, aos 33 anos de idade. O 'Show da Noite' foi transmitido até o final daquele ano, sob o comando de Paulo Roberto, com produção e direção de Wilson Rocha.

Paulo Roberto em 'Show da Noite'. — Foto: Acervo/Globo

Paulo Roberto em 'Show da Noite'. — Foto: Acervo/Globo

Ficha Técnica

Apresentador: Gláucio Gil 
Produção: Renato Consorte, Wilson Rocha
Roteiro: Haroldo Costa, Oswaldo Waddington, Domingos Oliveira
Direção: Wilson Rocha

FONTES

Depoimento concedido ao Memória Globo por Domingos Oliveira(25/09/2001); MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003'; ESQUENAZI, Rose. “Sexta-feira 13 na Globo” In: Jornal do Brasil, 07/10/1995; “Hoje na TV” In: O Globo, 04 a 12/19/1965
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)