Estreia do programa 'Na Moral', 05/07/2012
A primeira temporada do 'Na Moral' teve cinco episódios, levados ao ar de 05 de julho a 30 de agosto de 2012. Pedro Bial e seus convidados conversaram sobre os seguintes tópicos:
Politicamente correto
No programa de estreia de 'Na Moral', exibido em 5 de julho de 2012, Pedro Bial discutiu a “ditadura” do politicamente correto. O apresentador recebeu convidados com diferentes pontos de vista sobre o assunto, entre eles o jornalista Antônio Carlos Queiroz, autor da cartilha Politicamente Correto & Direitos; o filósofo e professor Luiz Felipe Pondé, que escreveu o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia; e a atriz, humorista e psicóloga Maria Paula. O cantor Alexandre Pires fez as vezes de DJ da atração, pontuando comentários com trechos de música.
O programa de estreia debateu o tema assédio moral, 05/07/2012
Casamento gay
O 'Na Moral' de 19 de julho teve como tema “amores gays”. O programa recebeu Aline e Simone, que viviam juntas há 17 anos. Elas contaram sua história e falaram sobre os obstáculos que superam em nome da relação. Rodrigo e Ana Carolina, filhos de Simone e criados pelo casal, contribuíram com a discussão sob seus pontos de vista. Ao lado da família e de amigos, as duas realizaram no palco do programa o sonho de formalizar a união. O assunto adoção também entrou em pauta: Vasco e Júnior, o primeiro casal homossexual a adotar uma criança no Brasil, dividiram com o público esta experiência.
No debate, Pedro Bial mencionou a decisão do Supremo Tribunal Federal em tornar legítima a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e discutiu a dificuldade que estes casais enfrentam para converter este documento em um casamento civil. O estilista Carlos Tuvfesson teve este pedido negado pelo juiz Luís Marques, e ambos compartilharam suas opiniões no programa.
A atriz Gloria Pires atuou como DJ, e falou sobre seu papel no filme 'A Arte de Viver', de Bruno Barreto, no qual interpreta o papel da paisagista e urbanista brasileira Lota Macedo, que viveu na década de 1950 um romance com a poetisa americana Elizabeth Bishop.
Beleza
O programa do dia 2 de agosto promoveu um concurso de beleza para escolher a Miss Na Moral, com a participação de um trio de jurados. Na disputa no palco, concorreram as candidatas Renata Frisson (a Mulher Melão, como é conhecida); a top model Carolla, que desfilara para 19 grifes no Fashion Rio daquele ano; e Natalia Santoro, a Garota Miss Fitness 2012.
O júri era formado pela atriz Bárbara Paz, pela cirurgiã plástica Barbara Machado e pelo jornalista e escritor Eduardo Bueno.
Entraram em debate assuntos como os padrões de beleza nacionais, os limites das intervenções cirúrgicas e as opções saudáveis para atingir o padrão de beleza desejado.
Pedro Bial mostrou, ainda, o desempenho das concorrentes no voto popular, decidido durante um desfile realizado no centro do Rio de Janeiro.
Natalia Santoro foi a vencedora eleita com unanimidade pelos jurados do programa, e a Mulher Melão venceu nas ruas. A faixa foi para Natalia.
Dinheiro
No dia 16 de agosto, Pedro Bial conduziu uma conversa sobre o que o dinheiro não compra. Para analisar quanto custa um sábado de uma jovem mulher, as convidadas Helena Bordon e Josenilda Oliveira, jovens de classes sociais diferentes, contaram, de forma bem-humorada, como foi a troca de papéis que viveram, experimentando a rotina uma da outra.
Josenilda, com Ensino Médio completo, era supervisora de caixas de supermercado desde os 17 anos. Helena, que havia cursado Administração em Londres, era sócia de uma rede de dez lojas no Brasil, sendo uma delas na rua mais chique e cara de São Paulo. Por um dia, elas aceitaram trocar suas rotinas de salão de beleza, jantar e uma balada.
No palco do programa, elas compararam os custos que tiveram e avaliaram a experiência. O economista e ambientalista Sérgio Besserman participou do debate.
A cantora Teresa Cristina, a DJ do dia, lembrou dos 13 anos em que exerceu a profissão de manicure. A sambista abriu o programa com a canção Pecado Capital, de Paulinho da Viola.
Fama
O último programa da temporada debateu o tema Fama, 30/08/2012
No último programa, levado ao ar em 30 de agosto de 2012, o 'Na Moral' discutiu a fama e recebeu como DJ a apresentadora Xuxa Meneghel, que acabara de pintar os cabelos de preto para uma campanha publicitária. Questionada por Bial, Xuxa refletiu sobre as conquistas e perdas pessoais e profissionais advindas com a fama, assistiu a declarações de parentes e amigos gravadas em vídeos, além de um depoimento de Viviane Senna afirmando que o irmão, Airton Senna, era apaixonado por ela.
O debate ganhou força com as histórias dos convidados do dia: a cantora Aretha, filha dos cantores Vanusa e Antônio Marcos, estrela mirim de memoráveis musicais infantis exibidos na Globo, como A Arca de Noé; e o psicólogo Paulo Greven, conhecido como Paulo Castelli quando atuava como galã em novelas. Ambos relataram a experiência de cair no anonimato depois de ficarem famosos na televisão.
O assessor de imprensa Cacau Oliver, que atraiu a atenção para seus clientes por meio de uma polêmica cena de troca de roupas em aeroportos, comentou seu trabalho como divulgador de artistas que buscam os holofotes. Em contraponto, o jornalista Arthur Xexéo ponderou sobre a posição do jornalista que seleciona, apura e divulga notícias sobre artistas, celebridades e desconhecidos.
Inspirado pela profecia de Andy Warhol de que, no futuro, todos teriam 15 minutos de fama, Pedro Bial ofereceu 15 segundos a cada um dos convidados para que opinassem sobre formas de conquistar a fama, exercer o anonimato e tirar lições do estrelato.
Pedro Bial fecha programa com crônica, 30/08/2012